Vivi Mar 03/09/2015 12:32

Trekking pela Patagonia - Torres Del Paine

Trekking Montanhismo Acampamento

Anotacoes patagonia: 2009/2010

Depois de voltar de um circuito por El Chalten (ja destalhado no outro relato Patagonia - El Chalten passando por Poincenot, Piedra del Fraile, Glaciar Marconi x Mirador Piedras Blancas x Campamento Agostini, partimos para Torres del Paine...

-> Tentativa de Puerto Natales
    Fomos adquirir nossas passagens para Puerto Natales no Chile. Não tinha mais passagem para este dia. Passamos o dia em Calafate, coçando, e almoçamos num coma a vontade. Finalmente provamos o tal Cordeiro Patagônico. Eu gostei, os meninos não.

->Finalmente Puerto Natales
    Pagamos 60 pesos (aprox 30 reais) na passagem para o Chile (P Natales). Muitas horas de viagem, e fila de imigração. Bus não fez nenhuma parada. Chegamos debaixo de chuva, rodamos N hostels e estavam todos lotados. Só achamos vaga no Hostel Dumestre (R Ignacio Carrera Pinto 540 Tel (61) 411347 info@dumestre.ch) que nos cobrou 6.000 pesos chilenos na diária incluso café da manhã com pães, café com leite, manteiga e marmelo (aprox 12 dolares, uns 22 reais), quarto para 3 pessoas, com banheiro dentro.
    Fomos no Câmbio e trocamos 100 dólares por 53.000 pesos chilenos, era a cotação do dia.
    Gastamos 19.000 pesos de mercado, 6.870 pesos de cartuchos de gás Tekgas para fogareiro Aztec. Choveu o dia todo, e durante o dia encontramos muitos grupos que retornavam de Torres Del Paine sem conseguir completar. Todos abortavam a trilha devido ao mau tempo. Definitivamente São Pedro não estava colaborando com a gente. Resolvemos aguardar mais um dia pra não correr o mesmo risco, mas decidimos que indiferentemente do tempo, iríamos seguir e tentar a sorte.
    Passamos esta noite no Bar do Roperto, um bar de rock n roll
    ->Ainda em Puerto Natales
    Compramos passagens pra Torres del Paine. 10.000 pesos ida e volta de bus que nos pegaria em frente ao hostel às 7 da manhã do dia seguinte. Fomos avisados que o parque cobra a entrada no valor de 15.000 pesos. Dia cinzento e muito chuvoso. Tenebroso. Ficamos a toa e aproveitamos para ir ao mercado comprar as coisas que faltavam para a trilha de Torres Del Paine. A noite arrumamos nossa mochila cargueira, e deixamos o excesso de peso no hostel, com aquela mesma promessa de nos hospedar lá novamente no retorno da trilha. As mochilas eram de 75+15, e foram até a tampa, super pesadas. Estávamos com saco de dormir, isolante inflável, fleece, anorak, underwear, barraca, e comida café da manha, almoço e jantar para todos os dias, já contando com os dias que poderíamos ficar esperando no trecho do Paso. Não contamos com nenhum abastecimento em refúgios. Aproveitamos o tempo frio pra repousar um pouco, preparar a coluna e assistir uns episódios na tv pra nos acostumar com o espanhol, pois ainda era um desafio entender o que o José do hostel Dumestre me falava. Gostei mesmo é do Chaves sem dublagem...rs.

-> Inicio do 360 em Torres del Paine. Guarderia Laguna Amarga x Puesto Seron.
    Levantamos bem cedo, dia feio, chuvoso e cinzento. Muita chuva... Aff. As 7 horas embarcamos rumo à Torres del Paine. São 3 horas de viagem até a entrada do parque. Na portaria pegamos algumas informações, um mapa do parque, e demos início à caminhada. O destino: Seron. A trilha sai da estrada e depois da ponte de ferro entramos à direita na placa "Lago Dickson". Aqui o tempo abriu completamente, e pudemos ter uma noção da grandiosidade de tudo isso aqui. Avistamos o rio Paine. Depois da porteira cruzamos o curral, atravessamos um rio e seguimos adiante. Aproximadamente 5 horas de caminhada e chegamos ao Seron ainda com o tempo bom. Conhecemos o Alexandre, um brasileiro, do RJ que fazia a trilha sozinho. Não tem o costume do trekking, mas alugou equipos e embarcou na aventura.
    O Seron é pago. 4.000 pesos a diária (aprox 12 dólares).

-> Puesto Serón x Refúgio Dickson
    PS-> Meu aniversário.
    Sem nem antes tirar a remelinha dos olhos, o Willyan e o Douglas me acordaram com um belo feliz aniversário e me deram um presente pra lá de especial. Um cartão SD. Yesssss, um SD. Ora, e tem presente melhor que esse?
    Era um vídeo com uma mensagem de cada uma das pessoas que estavam no encontro la em casa. Minha mãe, minhas irmãs, cunhado, sobrinhos, mães deles, amigos, vizinhos, enfim, todos os que estava presente. PS-> Acho que exceto o grande amigo Jorgito Soto que estava nanado antes das gravações. kkk

Enfim, saímos pra caminhar um pouco mais tarde neste dia pois atrasei bastante...rs. A trilha segue em direção ao rio Paine, margeando a cerca de arame. Depois de uma subidinha de aprox 150 mts em 1 hora e meia alcançamos o mirante. Região de muito vento. Cruzamos alguns riachos, e pontes, e enfrentamos um longe trecho de campos encharcados, e charp charp, impossível não molhar as botas. Depois de mais de 5 horas de caminhada no total e uma pequena pirambinha, chegamos ao Refúgio Dickson. O final de tarde foi brindado com um solzinho pra aquecer e secar as botas. O local de acampamento era bom, visual muito bacana e tinha banho com agua quente.

->Dickson x Los Perros
    Acordamos cedo, tomamos nosso café da manhã tranquilamente, mas demos início à caminhada somente por volta do meio dia. Trilha segue a direita. Em aprox 1:30hrs de caminhada, e subida de aprox 170mts, chegamos ao mirante com vista para a geleira Dickson. Ponte sobre o rio Cabeza de Indio. Ponte sobre o Rio Los Perros. Glaciar Los Perros. Trilha segue subindo (no total aprox 350mts) e depois descendo um pouco. Levamos cerca de 5 horas de caminhada neste trecho pois tinha muita lama no caminho. Inclusive, muitos grupos já tinham retornado a partir deste trecho, pois estava praticamente interditado de tanta lama. No campamento nos reunimos e partir daí o Alexandre (carioca) passou a nos acompanhar na caminhada, já que tinha poucos dias para completar o Ó. Antes de anoitecer a temperatura caiu muito, e nos abrigamos na cozinha junto com uma porrada de gringos. Começamos a preparar a nosso jantar.
    PS: Hoje alarguei o cadarço das botas para dar um alivio nos pés... mas em um instante que fui sair correndo para ir buscar a comida na barraca, enganchou tudo, e fui de peixinho no chao, kkk. Saldo: Joelhos batidos e totalmente ralados, mãos raladas, queixo sujo de lama e uma vergonha que não tem preço. Cada gringo ria e comentava na sua lingua, kkk.

-> Paso John Garner x Campamento Paso x Los Guardas x Grey
    Bom, este era o unico ponto crítico, já que todos os grupos até o dia anterior não tinham conseguido passar. Alguns retornavam desde a lama dos Los Perros, outros retornavam do Paso com a informação de que estava interditado com neve até a cintura (E meus joelhos ralados e roxos do dia anterior, grrrr). Hoje o desnivel era de 620 mts de elevacao, depois descer 1.117 mts de desnivel, depois subir novamente uns 200 mts, depois descer, e depois subir tudo novamente. Bom, eu estava preparada, física e psicológicamente, e sinceramente achei este o melhor dia de caminhada de todos !!!

Acordamos as 6 horas, e para felicidade de uns, e tormento de outros, estava nevando e ventando muito. Tomamos um café da manhã reforçado, e demos início a caminhada sem nos abalar. Trilha seguiu pelo bosque em meio a muita lama, sobe, sobe, sobe por umas 3 horas, aproximadamente 620 mts. Este trecho foi uma delícia, visual surreal. Montanhas nevadas, trechos de pedra, cascalho, marcações alaranjadas quase encobertas, rios congelados, e poucas pegadas de algumas pessoas que saíram antes de nós. As vezes os pés afundavam na neve, ora escorregavam. Continuamos subindo o tempo todo. Vento e neve sem dar trégua. Cobri o rosto protegendo o nariz, e evitando a corisa e protegendo do vento que cortava a pele. Enquanto estávamos todos encapotados, com meias, luvas, tocas ninjas, anorak, etc, um argentino solitário passou por nós a todo vapor, com bermudinha, regata e tênis salomon de corrida de aventura...kkk. Nos sentimos frangos, kkk. Ao chegar no topo ventava demais, então ficamos mais um pouco contemplando o visual, e iniciamos a descida até o Campamento Paso. Foram 700mts de desnível. As cargueiras ainda estavam pesadas demaisssss com tanta comida, levamos rango café, almoço e janta para 12 dias pois não sabíamos quanto tempo ficaríamos esperando para passar neste trecho que até entao estava interditado. Mantivemos um ritmo tranquilo e confortável, mas até que bom, apesar dos machucados e das mochilas super pesadas. Teve uma longa sessão de sobe e desce de escadas de madeira, degraus grandes. No total, fizemos em 5 horas do Los Perros até o Campamento Paso, onde repousamos, e preparamos até uma sopinha pra aquecer e repor as energias. Voltamos à caminhada, trilha segue ao lado do banheiro. Aqui houve um trecho com um visual fantástico também, subidas e descidas por escadas de ferro ou com corda quando não existia escadas, isso tudo pra atravessar os rios, o gelo lá em cima derretendo e formando cachoeiras, um solzinho querendo sair, e as geleiras lá em baixo pra completar o cenário. Hoje fomos presenteados, visual incrivel, o tempo colaborou demais, muitas fotos. Alcançamos o Campamento Los Guardas em mais umas 2 horas e pouquinho (é 0800), mas adiantamos mais uma hora de caminhada até o Grey (que é pago 3.500 pesos e tem ducha quente), pois o Carioca não passa mais de 2 dias sem banho...rs. Este refúgio estava bem cheio, tinha uma grande área de acampamento, tinha um visual p/ lagoa, sol nascia e batia de frente, e o pessoal hoje queria tomar banho.

A noite preparamos um macarrão com atum, tomamos um vinho GAto Negro, e ficamos proseando até tarde fora das barracas, rindo bastante das nossas trapalhadas durante o dia e nos divertindo.

-> Grey x Paine Grande x Italianos
    Retornamos alguns minutos por onde chegamos, e pegamos o sentido contrário na bifurcação. Hoje a caminhada foi bem tranquila. Subimos uns 200mts e descemos tudo novamente. Em 2 horas de caminhada chegamos na Laguna Los Patos, região com ventos fortes (conforme apontava os mapas). Estávamos de camiseta, e um solzinho agradável aquecendo. Em aproximadamente 1 hora e meia de descida chegamos no Paine Grande. Aqui era só a elite. Preparamos uma refeição, e fizemos uma boa pausa pra relax curtindo um solzinho e jogados no gramado do refúgio. Encontramos aquele gringo que conhecemos no Paso John Garner (passando de regata, berma e tenis). Conversamos bastante e ele disse que fez tudo até agora em 2 dias de caminhada, mas sinceramente eu acho que não valeu a pena não viu, pois o cara estava de chinelo, lotado de bolhas, com esparadrapos em todos os dedos, a pele do calcanhar soltando, e teve que abortar o Ó e ficar ali no Paine Grande pra curar as bolhas...rs...e ir embora dali mesmo, tsss.
    Bom, largamos a preguiça de lado, e bora caminhar. Nosso destino era o Campamento Italianos, grátis. O Alexandre Carioca mais uma vez se rendeu ao luxo e ao conforto, kkk, e optou por ficar ali pelo Paine Grande pra tomar um banho quente (+1), e dar um relax para as costas. Nos encontraria no dia seguinte.
    Nós prosseguimos. A trilha segue sentido Vale del Frances, e segue subindo uns 150mts por aproximadamente 2 horas de caminhada.
    Como embaçamos muito no Paine Grande, chegamos no Italianos já anoitecendo, mas a tempo de escolhermos um local plano e protegido para acamparmos, e também a tempo de pegar a hora do mantra. Na barraca ao lado estavam 3 caras que cantarolavam em espanhol uns mantras.
    Durante a noite acordei com o Douglinhas chamando avisando que os ratos futucavam as nossas mochilas lá fora...bom, pensei: As cargueiras não cabem aqui dentro...Não deixamos comida pra fora, estão aqui, então, deixa eles futucarem tudo...de boa.

-> Ataque ao Mirador Vale Del Francés
    Acordamos por volta de 10 da manhã, e logo o Alexandre chegou, mas só saímos do acampamento por volta de meio dia.
    Hoje estávamos preguiçosos, pois um ataque que devia ser de 3 horas ida e volta, acho que levamos o dobro, pois fomos em câmera lenta, fotografando muito, cada passaro, arvore, pessoas, etc, parando em todos os mirantes e visuais maneiros, e ainda fizemos uma parada pra costurar a calça do Willyan que tinha rasgado. Paramos pra conversar sobre qual seria o nosso destino hoje. Ou ficávamos no Italianos mesmo que é free ou ir para o Los Cuernos que estava a 2 horas de caminhada sussa e descida. Ir para o Las Torres estava fora de cogitação pois não daria tempo, devido ao avanço do horário.
    Ai as opiniões se divergem, Alexandre quer banho quente, Douglas não curte acampar com os ratos, eu prefiro acamps 0800 que nao devem nada para os outros, ja que temos tudo na mochila... enfim...Pensamos tanto que escureceu e ficamos. Ebaaaa, rsrsrs. Reservamos de 8 a 12 dias pra Torres Del Paine, já que a noticia era de que o trecho do Paso estava interditado. Levamos mantimentos extras pra imprevistos, e caso precisássemos esperar lá, pra não abortar a trip, mas passamos pelo trecho sem maiores problemas. E reservamos mais 4 dias em P Natales e Calafate pra relax pós Torres. Estávamos na 6º noite em Torres e já partindo para a 2º perna do W, pernoitaríamos em Hosteria Las Torres, faríamos o último ataque, e bora pra Guarderia, ou seja, no máximo em mais 2 dias já teríamos finalizado o circuito completo e estaríamos de volta à cidade.
    Fizemos uma janta especial já que tínhamos visita, o Carioca jantaria conosco, arroz 4 queijos. Também papeamos com nossos vizinhos (os da cantoria), eram 3 argentinos pra lá de gente boa, super alegres, bem entrosados, divertidos.

-> Los Cuernos x Campamento na Hostelaria Las Torres
    A caminhada é tranquila, passamos por uma prainha bem agradável. Ao invés de areia, pedrinhas. Paramos para um demorado lanche. Tínhamos realmente aderido aquela idéia de "sem pressa". Ninguém queria chegar antes na cidade e nem tinha compromisso. Em 2 horas de caminhada sussa chegamos no Los Cuernos. Hoje o Willyan não se sentiu muito bem depois do lanche, e precisou de um ENO. Não me recordo em quanto tempo chegamos em Las Torres. Montamos acampamento, tomamos uma ducha (a minha estava gelada), e preparamos nosso jantar. Hoje havia fartura, afinal de contas era a nossa última noite em Tdp, amanhã faríamos o ultimo ataque e iríamos seguir para a portaria. Então fizemos todo o rango extra.

-> Ataque ao Mirador Las Torres x Guarderia Laguna Amarga x Puerto Natales
    As 2 da manhã começou a chover, e choveu, choveu, choveu muito. Alagou tudo. Virou quase um pântano. Quem diria que aquele céu bonito de ontem era sinal de chuva. Aliás, por ali é assim, é comum ter as 4 estações num único dia. Tempestade, muita chuva, vento, sol forte, calor, neve. Tudo num único dia. Incrível.
    Pensei que ate clarear ja teria passado o temporal, mas me enganei. Acordamos as 6 horas, tomamos um café da manhã, e a água continuava a cair sem dar tréguas. O céu estava completamente encoberto, e olhando assim, sem previsão alguma de melhoras tão cedo. Inclusive a previsão do tempo colada no refúgio já avisava a chegada de uma frente fria/tempestade, e que permaneceria por alguns dias.Somente o Douglas e o Alexandre subiram rapidamente, e voltaram avisando que não dava para ver nada. Só subiram e desceram mesmo. Desmontamos acampamento, e as 14:00 pegamos o bus de volta a Guarderia Laguna Amarga por 2.500 pesos. Dá pra ir a pé também, são 2 horas de caminhada.
    O busão de volta pra P Natales saia as 14:30, e são 2 horas de viagem até P Natales.
    Fui conversando todo o percurso com um chileno muito gente boa que estava guiando um grupo de gringos em tdp, e deu várias dicas do que fazer em P Natales.
    Chegando em P Natales fomos para o hostel Dumestre debaixo de chuva e frio. Recuperamos nossa mochila com roupas para a cidade, tomamos um banho e fomos almoçar/jantar no Pico do Carlitos. O rango saiu 4.000 pesos (bife + batatas fritas). No restaurante rolou um bandoleiro tocando e cantando, e estava um clima super animado.
    Depois saímos pra beber no Baguales, um bar que fica na praça central. Depois fomos numa festa num Bar Hostel com um pessoal bem alternativo. Somente quando acabou tudo que fechamos a noite no bar Rock do Roperto, com tequilas, margueritas, brejas e pisco souer.