Vivi Mar 03/12/2015 14:06
    Pico São Sebastião - Ilhabela

Trekking Montanhismo Cachoeira

Aproveitando os dias de folga em grande estilo.
    Trilha para o Pico São Sebastião em Ilha Bela.

Saímos de sampa por volta de 04:30 da manha de sábado, seguimos para Sao Sebastião, atravessamos a balsa e fomos em busca de um café da manhã. Iniciamos a caminhada bem tarde.
    Seguimos rumo a praia da Feiticeira, localizamos a estradinha que segue para a Cachoeira dos 3 Tombos, entramos na portaria, e estacionamos o veículo lá em cima, já na porteira. Iniciamos a caminhada tranquilamente e curtindo o puta calorão. Para alguns o suor escorria sem parar. A trilha segue bem aberta até o final da ultima cachoeira pois recebe muitos visitantes, mas também continua aberta mais um bom tanto creio que devido a manutenção dos canos de captação de agua. Depois disso a trilha fecha um pouco mas para quem tem um pouco de 'faro' ainda continua o rastro muito bem marcado no chão até o topo, sem erro nenhum para navegaçao, acima e avante, embora com muitos bambus, taquarinhas, urtigas, arvores caídas e até uma cobrinha jararaca encontramos na trilha. A subida não é íngreme como a do Corcovado de Ubatuba, mas sobe-se até os 1.300mts de alt, então os mais calorentos sofrem mais com o calor abafado e úmido e o racionamento de agua. A uns 200mts do cume fica divertido, pois o facão come solto, os bambus enrroscam na mochila o tempo todo e a melhor maneira de passar pelos tuneis de bambu é arrastando no chão se puxando com os braços/cotovelos.
    A 100mts do cume Fabio e eu tocamos para o cume na frente pois estávamos abrindo passagem, curtimos um por do sol, montamos a barraca, colocamos roupas limpas, comemos algo, e esperamos esperamos esperamos, a noite caiu, mas os 2 outros integrantes da thurma não chegavam... nos reencontramos somente as 14hs do dia seguinte depois de muito procurarmos por eles durante a noite e manhã seguinte. A descida foi bem tranquila, e embora demorada, foi mais rápida do que a subida.
    E depois de toda trilha, nos fartamos de comer num restaurante de comida nordestina, e tomamos uma boa cerveja gelada.