AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Dri @Drilify 22/11/2021 14:27 com 1 participante
    Travessia Curimataí X   Cachoeira Santa Rita x Inhaí

    Travessia Curimataí X Cachoeira Santa Rita x Inhaí

    Rolê de 3 dias com plus da cachoeira no Parque Nacional Sempre-Vivas

    Acampamento Trekking Montanhismo

    Logística:

    Saindo de São Paulo >> 14hrs de viagem.

    Feriado de Nossa Senhora Aparecida.

    Van organizada por Talita e Priscilla.

    Colaboração na navegação: Marcelo Melo, Rebla, Karen e Dri.

    Track base usado na travessia( 2018):

    https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/travessia-curimatai-x-inhai-parna-sempre-vivas-30328212

    Um agradecimento pelo grupo Trilhando!

    Objetivo: fazer a trilha tradicional Curimataí x Inhaí

    Alguns optaram por seguir a tradicional, dois seguiram para outro objetivo e a maior parte do grupo escolheu começar a trilha desviando para Cachoeira Santa Rita.

    Observações:

    Track atualizado 2021 de tudo que fizemos incluindo o rolê até a cachoeira, está disponível na aba de track.

    Eu coloquei no checklist os itens essenciais de seguranca.

    RELATO

    Dia Zero

    Considerado o dia da saída sem trilha, saímos de São Paulo 20:30 da sexta dia 09. Nossa van contava com 18 pessoas, sendo dois os motoristas.

    Nosso grupo foi reunido em uma coisa em comum fazer a trilha no Parque Nacional Sempre-Vivas com a ideia base da travessia tradicional.

    Eu já conhecia uma boa parte da galera de trilhas e grupos de montanhismo.

    --------------

    Chegada em Curimataí às 10h30

    Sol estalando, grupo da van na foto e todos seguiram para um destino: Cachoeira da Santa Rita, com excessão da Talita e Paulo que iriam fazer um outro rolê e nos encontrar nos Campings.

    Seguimos com o track tradicional onde nos levaria para bifurcação da cachoeira que é um desvio considerável para quem faz a travessia tradicional.

    O fato de está muito quente e estarmos mais pesados por ser o início da travessia fez muitas pessoas terem leves sintomas de desidratação pelo sol muito forte. Paramos numa árvore singela para aguardar quatro pessoas do grupão que estavam para trás, todos ali eram amigos, já nos conhecíamos de algumas boas longas datas de trilha e montanha a fora.

    Jorge e Baraba e mais um casal estavam mais para trás, então uma parte do grupo seguiu, eu parei pra esperar um pouco e ver se via eles já que o rádio não estava tendo cobertura ou sinal.

    Eles apareceram no meu campo de visão, mas a galera já estava mais adiantada, resolvi esperar e falar com eles. Avisei do rádio e o Jorge decidiu seguir a trilha tradicional com o outro casal que também estava com eles, eu então segui para trilha e quando chegou na bifurcação eu segui uma trilha e descobri que o grupo da frente tava seguindo outra haha. Deu uma bad, mas eu resolvi tentar ligar pra Karen que tinha sinal vivo como eu e deu certo, ela atendeu e por incrível que pareça até sinal 3G tinha naquele trecho, ela me enviou a sua posição e eu a minha.

    Bom definimos um ponto de reencontro já que a trilha das duas daria nesse ponto. Eu caminhei por quase 2 horas sozinha deles, mas continuei aferindo o terreno até chegar neles e também tendo o track do SpotGen4 eu sabia que a precisa-se teria como enviar mensagem. Uma das coisas que aprendi em travessias longas e de muitos dias é deixar o contato de alguém do grupo também no spot, nunca se sabe o que pode acontecer, quando na verdade já aconteceu comigo de uma amiga ter que abortar a travessia e ficar de molho num vilarejo se recuperando de intensas bolhas e depois retornar em outro ponto da travessia, nossa comunicação foi via satélite, graças ao SpotGen3 que eu tinha na época.

    Alegria de momentos depois encontrando minha BB 🤩 andei sozinha só esperando reencontrar o grupo e ver esse sorriso linda dela.

    Bom seguimos até a Cachoeira Santa Rita, e que diga-se de passagem era nossa maior recompensa do Parque Nacional das Sempre-Vivas.

    Você chega até ela por cima, como na foto que tirei.

    Encontramos un grupo bem receptivo de BH que estava acampados nas proximidades da cachoeira, eu achei muito interessante a forma de como esse grupo trilha, sempre envolvidos com reflexões filosóficas - peripapeticos. Um deles sugeriu nos levar até a parte baixa da cachoeira e assim fomos curtir um pouco, já passava das 16h da tarde, sabíamos que andaríamos de noite.

    Coloquei o link do Instagram deles ali em cima no relato. Adorei a blusa de cada um deles☝🏻

    Parecia que estávamos acampados na praia.

    Amanheceu com tempo assim e nem imaginávamos o tanto de chuva que íamos pegar haha. Como acampamos ainda fora da trilha tradicional tínhamos muito que andar.

    Andamos por alguns trechos fora da área do parque e depois voltamos, nesse dia andamos quase um total de 35 km até chegar no acampamento que encontramos o Jorge e a Bárbara.

    Foi extremamente cansativo demais e com muita chuva sem visual, montamos a barraca e fomos até a beira da cachoeira de onde ficamos acampados, só tinha garoa. Amanheceu com tempo sem muito animar ainda tudo nublado sob garoa, continuamos a caminhada até chegar no posto dos guarda parque e lá encontramos a Talita que também estava voltando para finalizar a trilha e assim seguimos todos juntos o grupão original. Terminando a travessia antes do previsto sem precisar de mais um pernoite. Na praça principal de Inhaí fizemos um rango de almoço, conhecemos tudo ali danso um giro até a nossa van chegar fim do dia e partir pra Sampa.

    Dri @Drilify
    Dri @Drilify

    Publicado em 22/11/2021 14:27

    Realizada de 09/10/2021 até 11/10/2021

    1 Participante

    Spot Brasil

    Visualizações

    1646

    Dri @Drilify

    Dri @Drilify

    São Paulo

    Rox
    3597

    Adriane Ferreira 29 y, montanhista, trilheira, viajante, professora e artista. 🎨 IG @drilifyArt

    Mapa de Aventuras
    www.drilifyart.com.br


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Peter Tofte, Bruno Negreiros e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.