Farol Santander em São Paulo: Visita, ingressos e atrações

Conheça as atrações do Farol Santander, saiba onde comprar ingressos e o que tem de novo no antigo prédio do Banespa

Adriano Novo
    26/08/2020 16:33

Um dos prédios mais icônicos de São Paulo, o edifício Altino Arantes foi reaberto para o público novamente depois de um longo período de reforma. O antigo prédio do Banespa (Banco do Estado de São Paulo) agora é chamado de Farol Santander. Ele oferece diversas atrações, além do mirante que era o ponto de visita antes dessa reforma.

O Farol Santander possui diversos andares para visita que resgatam a memória do prédio e também dos anos 1940 e 1950. A arquitetura do prédio foi inspirada no Empire State, de Nova York.

Ingressos

Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do Farol Santander. Ou, para evitar filas, você pode comprar antecipadamente pela internet nos sites: www.farolsantander.com.br ou www.ingressorapido.com.br.

Os valores dos ingressos são:

Mirante: R$ 15 (inteira), R$ 7,50 (meia) e R$ 13,50 (cliente Santanter)

Visitação Completa: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia) e R$ 18 (cliente Santanter)

Espaço Memória + Mirante: R$ 17 (inteira), R$ 8,50 (meia) e R$ 15,30 (cliente Santanter)

Exposições + Mirante: R$ 17 (inteira), R$ 8,50 (meia) e R$ 15,30 (cliente Santanter)

Debate + Mirante: R$ 17 (inteira), R$ 8,50 (meia) e R$ 15,30 (cliente Santanter).

Pista de skate: A hora custa R$ 30,00 e clientes Santander têm desconto pagando R$ 27,00. Aula particular custa R$ 200,00, e quem não tiver equipamento pode alugar no local.

Atrações

Já no hall de entrada, há um lustre de 13 metros de altura e 1,5 toneladas. No térreo também estão localizados telões contando a história do prédio do Banespa e apresentando as atrações do novo Farol Santander. A bilheteria para comprar os ingressos também está localizada no hall. Se estiver passando na entrada e quiser apenas conferir o hall a visita é livre, sendo cobrado ingresso apenas para subir para os outros andares do Farol Santander. Os demais andares são divididos em 3 grupos: Espaço Memória, Experiências e Exposições.

Espaço memória

A exposição do Espaço Memória é dividida em 4 andares (2º, 3º, 4º e 5º). Eles têm como objetivo levar o visitante a uma viagem na história do prédio do Farol Santander, que se inicia no segundo andar.

2º andar: Onde é exibido um vídeo de 3 minutos que conta a história do edifício Altino Arantes. É em um túnel de espelhos que acontecem as projeções. Usando de uma forma imersiva a tecnologia moderna pra relembrar o passado. Depois do vídeo os visitantes são levados a uma pequena sala com telas que se iluminam ao toque e apresentam mais curiosidades do Farol Santander.

3º andar: Faz a gente viajar no tempo com objetos e móveis originais da época em que o prédio foi inaugurado. Eles mostram como funcionava um banco nos anos 40.

4 º andar: Uma exposição permanente de Vik Muniz. Ele foi convidado para montar painéis com a paisagem que é vista a partir do prédio. Para fazê-los, ele retirou sucatas e entulhos das obras do prédio. Olha só que lindo!

5º andar: No quinto andar é possível ver como eram as salas da presidência e diretoria do banco nos anos 50. Além de fotos com todos os presidentes da instituição nas últimas décadas.

Mirante e café do 26 º andar

Aqui fica o novo mirante do Farol Santander que é onde o visitante aprecia a vista maravilhosa e estratégica de São Paulo. O local foi todo reformado e conta com vidros de proteção para garantir a segurança dos visitantes. O mirante é acessado por dois terraços do lado esquerdo e direito do prédio. Um destaque interessante é que no vidro foram sinalizados os pontos turísticos de São Paulo que podem ser avistados daquele determinado ângulo.

Pra completar a visita do mirante você pode tomar um blend exclusivo no Café Suplicy localizado no mesmo andar. Ali, além de variedades de cafés, bolos e sanduíches, é possível provar o Menu Executivo, no almoço de Terça a Sexta. E o brunch, aos Sábados e Domingos. Estes, assinados pelo chef Victor Dimitrow. O ambiente busca resgatar a experiência da década de 40 na decoração que conta com itens restaurados do prédio.

Experiências

8º andar: Aqui é a Arena do 8, um espaço de economia criativa para debater temas voltados para o empreendedorismo, inovação e cidadania. A curadoria é do Garimpos Soluções, os encontros acontecerão aos Sábados a cada 15 dias das 11h às 15h, para participar basta comprar o ingresso para Debate + Mirante. O espaço comporta até 100 pessoas e nos outros dias é aberto para eventos.

19º ao 23º andar: São andares que possuem 300 m² e são dedicados a exposições imersivas com temas sobre empreendedorismo, contemporaneidade e internacionalidade. Serão 4 exposições a cada 100 dias, sendo uma nacional e outra internacional, contudo com a promessa de aberturas de novos espaços enquanto as ideias vão surgindo pode se esperar aberturas de mais andares para exposições.

Onde: R. João Brícola, 24 – Centro, São Paulo

Horário: De Terça a Sábado das 9h às 20h e Domingo das 9h às 19h

Como chegar: Use a estação São Bento do metrô (Linha Azul) que é a mais próxima do prédio. Dali são 5 minutos andando. Evitar essa região à noite, fica próximo a 25 de março.

E AI CURTIU? ENTÃO VEJA COMO FOI A NOSSA VISITA NO VIDEO DO CANAL!