/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5f3525a8bf0b0/adventure/667c1e67b5a39/667c1e67b9928-2.jpg)
Camping Morro do Fogão - Itirapina -SP
Dica de um ótimo lugar para acampar no interior de São paulo
Acampamento Road TripPor Sandro Gavião
https://aventurebox.com/sandrogaviao
https://www.instagram.com/sandrogaviao/
Fazia quase um ano que não viajávamos para lugar algum, o nível de estresse estava lá no alto. Boletos, muito trabalho pra pouca grana, e de repente trabalho nenhum, ansiedade, insônia… Ahhhh! Socorro! Quando finalmente eu e minha esposa conseguimos alguns dias de férias não pensamos 2 vezes, vamos colocar a nossa casinha de nylon no carro e pegar a estrada. A cidade escolhida foi Itirapina e o primeiro camping seria no Morro do Fogão.
O Morro do Fogão fica na Serra do Itaqueri, na cidade de Itirapina.
Do seu topo podemos avistar as cidades de São Pedro, Águas de São Pedro e Piracicaba. E o mais importante, um pôr do sol e um amanhecer incríveis.
Então aqui vão algumas dicas para aproveitar essa trip que fica pertinho de São paulo.
-
Serra do Itaqueri
A Serra do Itaqueri abrange os municípios de Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Dourado, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Carlos, São Pedro e Torrinha. Faz parte de um enorme pólo de turismo de aventura e rural. Em suas cidades você encontra, escalada, rafting, águas termais, cachoeiras, mirantes… É só escolher a cidade, o que fazer e cair na estrada
foto: https://serradoitaqueri.com.br/
-
O Morro do Fogão
Localizado na cidade de Itirapina, a 220 km de São Paulo, o Morro do Fogão tem 1.100 m de altitude, é o ponto mais alto da Serra do Itaqueri. O local ganhou esse nome devido ao vermelho intenso que suas paredes ganham quando recebem a luz do pôr do sol. O vermelho do céu completa o cenário, como se o horizonte estivesse em chamas.
O Morro do Fogão fica apenas a 26 quilômetros da cidade de Itirapina e o acesso é bem fácil, dá para subir tranquilamente de carro, moto e pode ser um ótimo treino de subida de mountain bike.
Lá no topo tem uma ótima estrutura de um ônibus-lanchonete, dá para matar a fome com um pastel, porções ou um lanche.
-
Acampando
Chegamos no morro em uma sexta-feira, em torno das 16:30, com bastante tempo para ver o pôr do sol.
O local não tem estrutura de camping, ou seja, é um camping meio que selvagem. Conversei com a simpática dona da lanchonete que me disse que podíamos acampar próximo ao estabelecimento ou em um ponto mais alto e mais afastado, mas segundo ela, a melhor vista do amanhecer era ali perto do seu ônibus-lanchonete então foi o local escolhido. Ela só me pediu para esperar os clientes irem embora para montar o acampamento. Ela também deixou que usássemos o banheiro de noite. Anoiteceu, montamos a barraca ao lado do nosso carro.
Leve todos os mantimentos e equipamentos, água, comida para cozinhar e café da manhã, fogareiro, lanternas etc.
Não se esqueça de levar também blusas e sacos de dormir que aguentem baixas temperaturas, apesar de estarmos bem no meio do verão, assim que o sol se pôs veio um vento frio e a temperatura despencou. Janta feita bora se enfiar na barraca.
A dona do ônibus-lanchonete me avisou que ela soltaria os seus cães durante a noite e que um deles era um rottweiler, mas que era manso, mas ele só não gostava que passassem a mão nele. Anotado. Com esse segurança canino parece que estava acampando no lugar mais seguro do mundo. Durante a noite senti que ele estava dormindo bem ao lado da barraca, parece que ele gosta da presença de pessoas ali.
Durante a madrugada quando saí da barraca para aliviar a bexiga dei de cara com o nosso segurança que parecia mais um urso. Ao ver o “cãozinho”, o frio na espinha fez o xixi sair mais rápido.
Acordamos assim que o céu começou a clarear para registrar o amanhecer, eu, minha esposa e o rottweiler, que realmente era bem amigo, ficou o tempo todo do meu lado, buscava gravetos e pedras para eu jogar pra ele. Lembrei que tinha uma bolinha do meu cachorro no meu porta-malas. joguei pra ele. Parecia que tinha domado um animal selvagem, corria, jogava a bola para ele mesmo pegar, rolava no chão, a pura felicidade que só uma bolinha faz com que um rottweiller de 30 quilos pareça um filhote.
Mesmo com o tempo nublado o amanhecer foi lindo. Qualquer amanhecer entre as nuvens ao lado da barraca é melhor que um dia de céu aberto trancado em um apartamento.
Tomamos nosso café da manhã sem pressa e desmontamos acampamento. Deixei a bolinha de presente para nosso vigia noturno, além de ficar feliz vendo o bicho brincando igual criança eu queria voltar pra casa com a mão presa ao meu punho.
Saímos do Morro do Fogão para continuar a trip e conhecer as cachoeiras da região, então bora achar o próximo cantinho pra acampar!
Para quem é: Todos que gostam de acampar mas pode ser uma boa alternativa para quem quer estrear em um acampamento fora dos muros de um camping
Dificuldade: fácil de chegar
Atrativos: Mirante para o por do sol e amanhecer. De lá dá para partir para outras trilhas
Para mais informações: https://serradoitaqueri.com.br/
😊😊😊😊