André Alas 31/12/2019 14:05 com 1 participante
    Pedra do Retiro (via Mosela) - Petrópolis

Caminhada de 2,8km, com acesso pela Estação de tratamento de águas do Bairro do Mosela, Petrópolis (RJ).

Hiking

Dica para chegar até o início da trilha é procurar a ETA - estação de tratamento de águas do Bairro Mosela. No caminho, é impossível não ver o lugar. Haverá uma entrada, à direita, indicando uma propriedade chamada Toca do Coelho.

Cerca de 400m depois, terá um recuo, à esquerda, que dá para parar uns 4 carros. O início da trilha está mais abaixo, à direita.

Assim que começar a trilha, seguirá por uma cerca de arame farpado. Após passar por um pórtico de concreto, a subida começa imediatamente à esquerda.

A trilha tem trechos de escalaminhada, por causa da erosão, mas nada impossível. Algumas bifurcações, mas estão fechadas, ou com alguma marcação, embora precária. Em alguns pontos, a mata está bem fechada. Prepare-se para se arranhar um pouco.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: depois da bifurcação da pedra contendo uma seta, terá um trecho de subida íngreme. Ao final, nos deparamos com um ninho de marimbondos. CUIDADO se você é alérgico. Eu tomei 7 picadas, mas faria de novo, pelo visual e a paz de espírito que o lugar proporciona.

Lá do cume dá para ver o Seio de Vênus, Pedra do Avião, Ventania, etc. E inúmeros bairros de Petrópolis, além do finalzinho da Baía de Guanabara. Se vc curte fotografia como eu, é uma excelente dica de camping para pegar o nascer do Sol!