AventureBoxExplore
Create your account
Pelas Montanhas e Cachoeiras de Ouro Preto e Região

Pelas Montanhas e Cachoeiras de Ouro Preto e Região

Aventura off road de um dia pelas regiões de Ouro Preto e Mariana, Minas Gerais.

Off-Roading Waterfall Canyon

Roteiro que fez parte das atividades do Fotógrafos em Ouro Preto 2012, do qual eu participei. A atividade foi feita em dois dias, com o mesmo roteiro para participantes diferentes.

No primeiro dia eu fui como tripulante no veículo 4x4. No segundo decidi ir com meu carro mesmo, um 4x2.

O Roteiro

Começamos o dia cedo, as 7:30 da manhã no ponto de encontro, definido no centro da cidade histórica de Ouro Preto. De lá, partimos para a primeira atração, a Cachoeira das Andorinhas. Mas antes paramos no Mirante da Ladeira João de Paiva, apara aproveitar a vista panorâmica da cidade.

Logo depois chegamos no Parque Natural Municipal Cachoeira das Andorinhas. Depois de um rápido café da manhã na lanchonete do parque, seguimos numa curta caminhada até a cachoeira subterrânea. Uma abertura na parte superior das rochas permite que a luz do Sol entre câmara da cachoeira, criando uma imagem deslumbrante.

Seguimos adiante no roteiro e fomos para a segunda cachoeira do dia, a do Sibrão. Essa cachoeira tem um poço de mais de 3 metros de profundidade e um toboágua natural de pedras. Para quem não se incomoda com um banho bem gelado, vale a diversão.

Um detalhe importane: A cachoeira está dentro de uma propriedade particular, então é preciso falar com o proprietário antes de entrar.

Já passava do meio dia e chegando a hora do almoço. Partimos então para Lavras Novas, distrito de Ouro Preto. Lá, desfrutamos da típica culinária mineira em fogão à lenha.

Satisfeitos com o almoço, era hora de seguir para os dois últimos pontos do roteiro: Cachoeira dos Namorados e Represa do Custódio, onde o roteiro termina.

Ir de 4x4 ou 4x2?

É claro que a escolha mais lógica é ir num veículo com tração 4x4. Mas se você quer se aventurar com seu 4x2, até dá. Mas deve levar em consideração alguns detalhes:

- Verifique com os moradores da região como esteve o tempo nos últimos dias. Se choveu recentemente, pelo menos nos últimos 3 dias, melhor não ir.

- Se seu 4x2 é rebaixado ou modelo esportivo, melhor não arriscar. O meu carro na época era o Mille, em condições originais de fábrica. Mesmo assim, levou algumas pancadas no protetor de cárter, que teve de ser substituído. Se você não tem protetor de cárter no seu veículo, é melhor procurar outro meio de ir.

- Os pontos de maior dificuldade do roteiro são Cachoeira dos Namorados e Represa do Custódio. Se julgar a dificuldade muito grande para seguir com o seu 4x2 nesses lugares, melhor não ir ou seguir os trechos de dificuldade a pé.

- Na Cachoeira dos Namorados o desafio é um trecho de areia com aclive e declive. Para vencer esse obstáculo com seu 4x2, você pode esvaziar um pouco os pneus. Mas só se tiver um compressor portátil no carro para calibrar após os obstáculos, ou você pode correr o risco de causar danos sérios no seu veículo.

- Na Represa do Custódio o caminho é cheio de pedras e principalmente erosão. Se não souber como atacar a erosão, você pode ficar com as rodas de tração sem contato com o solo ou cair de forma que seu carro fique preso. Nestes dois casos, só um outro veículo para conseguir ancorar e resgatar.

- Nunca vá sozinho. Se seu veículo ficar preso num atoleiro ou erosão, não tem socorro próximo. Com um segundo carro acompanhando, é possível proceder com o resgate, desde que tenha equipamento adequado para isso.

- Tenha um mínimo de conhecimento de condução off road e respeite o limite do seu veículo 4x2. Na dúvida, volte ou deixe o carro onde está e siga à pé. É melhor fazer isso do que arriscar e ficar com seu carro preso ou seriamente danificado.

- Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira do Sibrão e Lavras Novas você pode ir tranquilamente no seu veículo 4x2. Todo o caminho é feito por estrada de terra batida, então o máximo que você vai enfrentar de dificuldade é muita poeira.

- Ao término do roteiro, abra o capô do carro. Retire o filtro de ar, jogue fora e coloque um novo! :P

André Rosa
André Rosa

Published on 08/10/2015 19:59

Performed on 08/02/2012

Views

6780

8
Renan Cavichi
Renan Cavichi 08/10/2015 21:09

Muito show, fiz com a minha esposa uma viagem para Ouro Preto e Mariana alguns anos atrás! Lugar apaixonante! Fizemos aquele passeio de trem e visitamos uma mina desativada muito legal! Preciso voltar pra conhecer essas cachoeiras! Rsrs

André Rosa
André Rosa 08/10/2015 21:23

Como eu morei 6 meses em Ouro Preto, sou suspeito para falar de lá... hahahahaha A mina desativada era grande? Vocês desceram num vagonete? Se sim, provavelmente foi a Mina de Passagem. Estou inclusive separando as fotos de lá para mais uma publicação.

Renan Cavichi
Renan Cavichi 08/11/2015 12:04

Nosssssaa isso mesmo! Era grande sim, descemos na vagonete no estilo Indiana Jones... hahahaha não me lembrava mais do nome! Vou ver se recupero as fotos aqui também pra compartilhar com a galera essa dica da Mina da Passagem! Lembro que tinha até curso de mergulho em caverna lá...

André Rosa
André Rosa 08/11/2015 12:58

Exatamente! Sempre que amigos iam me visitar em Ouro Preto, os levava lá. Tanto que ganhei passe vip na mina, nem pagava mais para ir... hahahahaha

Bruna Fávaro
Bruna Fávaro 08/17/2015 22:17

Show de bola esse relato e as fotos ficaram incríveis!

André Rosa
André Rosa 08/21/2015 07:18

Obrigado Bruna! :)

Itacolomi Ecoaventura
Itacolomi Ecoaventura 08/27/2015 17:14

Muito obrigado a todos pelos elogios a minha cidade, rsrsrsrs... E´linda mesmo, a natureza então, impactante.

André Rosa
André Rosa 08/28/2015 15:44

Itacolomi Ecoaventura, elogiar Ouro Preto e região é tipo um pleonasmo... hahahahaha