História do Armazém Aventura

Curioso para saber como nasceu o Armazém Aventura? Vou contar um pouco dessa minha trajetória entre ser pai, empresário, guia e instrutor.

Durante alguns anos eu trabalhei como guia e instrutor de atividades ao ar livre - caminhada, escalada, montanhismo, canoagem - para algumas empresas no Brasil e no Canada. Mas com o desejo crescente de ser pai essa realidade - ficar longe de casa por longos períodos - não combinava com a minha vontade de acompanhar de perto esta nova fase em minha vida.

Eu precisava me reinventar. E, ao mesmo tempo, não queria sair da área. Como unir o desejo de continuar atuando com atividades ao ar livre com a vontade de estar presente ao longo do desenvolvimento do meu filho ? A solução foi iniciar um comércio eletrônico para venda de equipamentos usados e ponta de estoque, algo diferente das tradicionais lojas existentes em 2011. Assim nasceu o Armazém Aventura. Lancei o site com apenas 20 itens quando ainda dava para usar o armário do quarto de visitas como estoque. Quase um ano depois, ampliando constantemente a gama de produtos oferecidos, entre eles equipamentos novos também, construí um pequeno estoque ao lado da lavanderia de casa e por alguns anos só trabalhei de maneira “eletrônica” sem possuir uma loja para atender os clientes presencialmente.

Com a mudança para São Bento do Sapucaí em janeiro de 2014 acabei por alugar uma casinha para servir de estoque/escritório. Mais um passo foi dado: separar o trabalho do dia a dia da vida pessoal. Lá comecei a receber visitas dos amigos que precisavam comprar magnésio para escalar, casaco para o frio e outros itens para suas aventuras. Com esse pequeno fluxo - mesmo escondido no Km 3 da Estrada do Paiol - comecei a me questionar se não valeria a pena ir para o centro e abrir uma loja. O desafio seria encontrar um espaço com o aluguel muito parecido daquele que eu já vinha pagando neste escritório/estoque. Três anos depois inaugurávamos a loja no centro de São Bento, ao lado da Praça do Coreto, na Rua Sete de Setembro, 40. Com a abertura da loja no centro ganhamos uma vitrine e o mais importante: um espaço para receber os turistas que visitavam São Bento.

Com isso, ganhei a possibilidade de voltar a guiar e também de oferecer cursos de escalada, auto resgate e mapa & bússola. O Luca já estava com uns 5 anos; eu poderia guiar durante o dia, voltar para casa a tempo do lanche da tarde e ainda colocá-lo para domir. Tudo, contudo, sob o guarda chuva do Armazém Aventura ! Mais um ciclo de completava… Eu voltaria à campo para fazer o que sempre gostei depois de alguns anos longe das trilhas.

No início deste segundo ano complicado de pandemia, 2021, ainda me arrisquei numa concorrência pública para alugar uma sala no novo Receptivo Turístico que será inaugurado no Bauzinho. O plano é ficar com a loja do centro aberta de segunda à sexta e aos finais de semana e feriados com a loja no Bauzinho guiando quem por ali passa.

O Armazém Aventura tornou-se, felizmente, uma referência para quem vem à São Bento atrás de ventura. Além de comercializar equipamentos em nossa loja física e virtual, ofereço guiadas dentro do MoNa Pedra do Baú - caminhada, escalada, rapel - além dos cursos para quem deseja se aprofundar nas técnicas de escalada ou navegação com cartas topográficas.

É sempre um prazer receber vocês por aqui.