Átila Martins Galvão 15/07/2021 19:25
    Pico das Agulhas Negras - via útero

Primeiro dia de PNI

Montanhismo Hiking

Depois de tanto conversar com uma amiga sobre o PNI e só elogios do parque, tomei a iniciativa de conhecer o parque, pensei comigo, vou comprar o ingresso reservar o hostel e vou, isso com 3 semanas antes. No meio do caminho pensei, vou convidar alguns amigos mais chegados da república onde morei em Itajubá e que imaginei que topariam a aventura, e toparam mesmo sem saber de nada, foram eles: Tolima, Jacaré, Marcos e Militar, fora eles foram mais dois amigos do Militar de Ribeirão Preto que trabalham e moram com ele lá.

Como ninguém conhecia o parque até então e como partiu de mim chamar a galera nada mais justo do que ir fechando o hostel, guia e ingressos. Começamos comprando os ingressos, aí já veio o primeiro problema, não tinha mais ingresso para agulhas negras, mas mesmo assim compramos para chapada da lua para o sábado a para atrativos livres no domingo e estacionamento para dois carros nos dois dias. Até aí tudo bem, então começou a procura por guia, por conta de termos ido em um feriado no estado de São Paulo na sexta feira estava bem difícil achar um guia disponível, se não estiver enganado foi no quinto contato que consegui fechar um pra nos guiar no sábado, porque nesse ponto alguns já tinham desistido de domingo rs, o próximo foi o hostel, eu já tinha em mente o Hostel Picus por indicações, porém alguns queriam alugar casa pelo Airbnb a fim de economizar, mas no fim ficamos no Hostel Picus mesmo, recomendo a todos, que energia o Felipe e a Tata e o lugar passam, é incrível!!!

Enfim chegou a sexta feira, o pessoal de Ribeirão Preto partiram logo cedo para Itamonte, o Jacaré de Jacareí também, e a galera de Minas que não tinha feriado e tinha que trabalhar até as 17 horas ficaram pra trás, enquanto o restante da galera já estava no Hostel, eu, Tolima e Marcos estávamos a caminho ainda, encontrei com os dois em Santa Rita do Sapucaí, fui dirigindo até o Hostel, antes passando em Carmo de Minas na casa do Marcos, no entanto, chegamos na porta do hostel já era 00h30, acordamos o Felipe e ele nos atendeu super bem desde esse momento, nos mostrou o quarto onde a galera estava e quase todo o hostel, ficamos em um quarto compartilhado, porém somente nosso grupo, até ajeitar tudo e colocar a cabeça no travesseiro já era 1 da manhã, então dormimos e as 4h30 o despertador do Jacaré tocou kkkkk O café da manhã no hostel é servido a partir das 5h30, foi o tempo de todos levantar, trocarem de roupa, encontrar com o guia no café e partir pro parque, vale ressaltar que o parque agora está abrindo aos sábados as 6 horas da manhã, achávamos que era as 7 horas. Até aí tudo certo, o guia fez todo seu papel preenchendo o nome da galera na ficha que tem que preencher na entrada, ele pegou o bracelete e as vagas de estacionamento e fomos para a vaga.

Começamos a trilha já era umas 8h40, fomos subindo, o lugar é mágico, não tem como descrever aqui, somente indo lá, antes de começas as escalaminhadas o amigo do Militar (Luizão) não aguentou e voltou, ele tem suas limitações, um cara de 62 anos que topa de tudo, energia incrível, mas seus joelhos não são os mesmo de quanto era mais jovem, conversamos com ele e ele mesmo tomou a iniciativa de voltar, enfim, queríamos que ele fosse mas ele curtiu demais até esse ponto, a partir daí começamos a colocar um ritmo mais forte, o guia foi puxando e ele deu a ideia de subir por uma via chamada útero, onde poderíamos cortar alguns grupos que estavam a frente do nosso, só fomos, até aí estava tudo ok, mas um olhava pra cara do outro e ninguém esperava tudo o que estava acontecendo, literalmente só fomos, e por fim chegamos no cume do Cruzeiro, infelizmente no dia não deu para ir onde está o livro no cume Itatiaiuçu, o grupo era meio grande e iria gastar um tempo, pois ainda teríamos que descer.

Gastamos uma meia hora lá em cima, tiramos uns retratos e começamos a descer, como tinha uns grupos descendo na frente o guia falou, vamos rapelar para ganhar tempo, ninguém falou nada então novamente só fomos, foi demais, fizemos dois lances de rapel que nos ajudou a ganhar tempo e passar outros grupos, e a rota de volta depois foi pelo mesmo caminho que já havíamos subido.

Enfim, para não prolongar mais, foi uma experiência incrível que ninguém esperava que fosse, galera curtiu demais, e da próxima vez tem que ser pra assinar o livro!!!

Átila Martins Galvão

Brazópolis - MG

Engenheiro de produção apaixonado pela natureza e pelo ciclismo!!