AventureBoxExplore
Sign Up

Criação do Monumento Natural Mantiqueira Paulista

O Governo de São Paulo publicou no Diário Oficial a Proposta de Criação do MONA (Monumento Natural) Mantiqueira Paulista.

Blog Outdoor
Blog Outdoor 06/30/2020 22:52

No dia 11 de junho de 2020 foi publicado no Diário Oficial pelo governo de São Paulo, a proposta de criação do MONA (Monumento Natural) Mantiqueira Paulista. A área de estudo abrange parte de da região da cidade de Piquete, onde começa a travessia Marins x Itaguaré, assim como a região da cidade de Cruzeiro onde fica parte da Serra Fina. As duas travessias clássicas do Brasil, assim como a Transmantiqueira de longa distância que percorre a região, atraem muitos amantes do montanhismo do Trekking.

A figura publicada mostra a área de estudo da proposta.

Mapa da área de estudos da proposta de Unidade de Conservação de Proteção Integral nos municípios de Piquete e Cruzeiro. (Fonte: Diário Oficial).

A criação do MONA Mantiqueira Paulista é um importante passo na preservação ambiental da região. Dentre suas atribuições é prevista a criação de um Plano de Manejo que estabeleça diretrizes para:

  • Conservar a biodiversidade da Serra da Mantiqueira, por meio de novas ações de proteção e gerenciais a partir do trabalho conjunto dos proprietários particulares e outras instituições públicas e privadas.
  • Proteger os atributos geológicos e geomorfológicos da região.
  • Assegurar, a manutenção e a melhoria dos serviços ecossistêmicos associados ao MONA, como produção hídrica de boa qualidade, regulação climática local, polinização, proteção do solo e da paisagem, manifestações culturais regionais, produção de alimentos, entre outros.
  • Estabelecer mecanismos para o investimento do Estado na área de abrangência.
  • Estabelecer uma gestão participativa, incluindo a integração com as outras unidades de conservação sobrepostas.
  • Contribuir para a qualificação do turismo regional.
  • Prevenir e combater incêndios e a degradação ambiental do território.
  • Contribuir para a educação ambiental regional.
  • Contribuir para a economia, o desenvolvimento sustentável e a inclusão social regional.
  • Promover iniciativas para a restauração ecológica e a produção sustentável na Zona de Amortecimento do MONA.

(O termo "Zona de Amortecimento" é utilizado para se referir a uma área ao redor de uma Unidade de Conservação UC que busca minimizar os impactos negativos das atividades que ocorrem fora dela, como: poluição, espécies invasoras e o avanço da ocupação humana por exemplo.)

O Relatório Técnico completo, publicado em Novembro de 2019, com mais de 300 páginas sobre o estudo da região está disponível na íntegra no site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente | Fundação Florestal: Relatório Técnico - Proposta de Criação | Monumento Natural Manqueira Paulista.

Arte: Thiago Mulatti Magri (Fundação Florestal)
Foto: Rodrigo Antonio Braga Moraes Victor (Fundação Florestal)
Jennifer Neves (Fundação Florestal)

O Blog Outdoor parabeniza a todos os envolvidos na criação da proposta. E assim como todos os amantes da Mantiqueira, fazemos nossos votos de sucesso para toda equipe de trabalho. Que o futuro Plano de Manejo possa atingir seus objetivos de preservação estabelecendo as diretrizes para a prática de atividades outdoor de modo sustentável na região.

Mais Informações:

Governo de São Paulo: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente | Fundação Florestal

11
Paula @mochilaosabatico
Paula @mochilaosabatico 07/28/2020 07:46

Legal! Fiquei com uma dúvida... Essa região já não é protegida pela APA da Serra da Mantiqueira?

Blog Outdoor
Blog Outdoor 07/28/2020 10:40

Olá Paula, sim o MONA vai "incorporar" a APA Serra da Mantiqueira e também a RPPN do Itaguaré, APA Paraíba do Sul e MONA Pico Gigante do Itaguaré. Na figura 14.6 desse relatório tem um mapa que mostra a sobreposição das APA, no item 14.4 eles comentam sobre a sobreposição: "A sobreposição com as APA oferece grande potencial de benefício mútuo: as diferenças em termos de objetivos de gestão e escala territorial gera complementariedades desejáveis - para as APA, o MONA constitui um novo contínuo de proteção integral naquele setor; para o MONA, parte expressiva de sua futura Zona de Amortecimento nascerá com ordenamento territorial e gestão participativa já estabelecida."

Force
Force 08/10/2020 21:54

Grande iniciativa

Zaney Mattos
Zaney Mattos 09/05/2020 10:56

Fico muito feliz de saber !

Nathachi_Aventureira
Nathachi_Aventureira 10/15/2020 09:51

Sabem que já é mona por cruzeiro né, mas piquete saiu fora. Alguém tem mais informações oficiais sobre isso?

Zaney Mattos
Zaney Mattos 10/29/2020 16:38

E pode ?

Blog Outdoor
Blog Outdoor 10/29/2020 18:55

Olá pessoal, sim área proposta tem sobreposição do MONA de Cruzeiro, e parte do território de Piquete também! Vejam o trecho do relatório: 14.4 Sobreposição do MONA Mantiqueira Paulista com outras unidades de conservação locais e regionais. O MONA Mantiqueira Paulista se sobrepõe com algumas unidades de conservação; é quase completamente abrangido pela APA Federal da Serra da Mantiqueira e inclui integralmente a RPPN Gigante do Itaguaré e o Monumento Natural Municipal Pico do Itaguaré. Seu território também é coincidente com algumas glebas da APA Federal Paraíba do Sul. A sobreposição com as APA oferece grande potencial de benefício mútuo: as diferenças em termos de objetivos de gestão e escala territorial gera complementariedades desejáveis - para as APA, o MONA constitui um novo contínuo de proteção integral naquele setor; para o MONA, parte expressiva de sua futura Zona de Amortecimento nascerá com ordenamento territorial e gestão participativa já estabelecida.

Blog Outdoor
Blog Outdoor 10/29/2020 18:55

A sobreposição total com outro Monumento Natural, nesse caso municipal, apresenta a possibilidade de cogestão de um mesmo território sob um mesmo regime jurídico, situação convergente com a pretensão inicial da Prefeitura de Cruzeiro, descrita no Capítulo 1. Modelo semelhante existe em São Bento do Sapucaí, com a sobreposição dos monumentos naturais municipal e estadual da Pedra do Baú, com resultados bastante expressivos de atuação conjunta sobre o mesmo território na última década. Por fim, a sobreposição do MONA com a RPPN potencializa ações conjuntas do Poder Público estadual com território privado.

Unfollow Cancel
Blog Outdoor

Blog Outdoor

Publications
4
Rox
130

Blog de notícias e informações sobre atividades outdoor e aventura para os amantes da vida ao ar livre.

instagram.com/blog.outdoor

4 Posts

Blog Outdoor ROCKY SPIRIT GOfit Virtual 2020 | Filmes Outdoor
Blog Outdoor Criação do Monumento Natural Mantiqueira Paulista
Blog Outdoor Magic Bus removido de área remota por questões de segurança
Blog Outdoor Sobre o Blog Outdoor
See More

2087 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Peter Tofte, Fabio Fliess and 337 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Edson Maia, Bruna Fávaro and 101 others support the Together page.