AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal

Criação do Monumento Natural Mantiqueira Paulista

    O Governo de São Paulo publicou no Diário Oficial a Proposta de Criação do MONA (Monumento Natural) Mantiqueira Paulista.

    Blog Outdoor
    30/06/2020 22:52

    No dia 11 de junho de 2020 foi publicado no Diário Oficial pelo governo de São Paulo, a proposta de criação do MONA (Monumento Natural) Mantiqueira Paulista. A área de estudo abrange parte de da região da cidade de Piquete, onde começa a travessia Marins x Itaguaré, assim como a região da cidade de Cruzeiro onde fica parte da Serra Fina. As duas travessias clássicas do Brasil, assim como a Transmantiqueira de longa distância que percorre a região, atraem muitos amantes do montanhismo do Trekking.

    A figura publicada mostra a área de estudo da proposta.

    Mapa da área de estudos da proposta de Unidade de Conservação de Proteção Integral nos municípios de Piquete e Cruzeiro. (Fonte: Diário Oficial).

    A criação do MONA Mantiqueira Paulista é um importante passo na preservação ambiental da região. Dentre suas atribuições é prevista a criação de um Plano de Manejo que estabeleça diretrizes para:

    • Conservar a biodiversidade da Serra da Mantiqueira, por meio de novas ações de proteção e gerenciais a partir do trabalho conjunto dos proprietários particulares e outras instituições públicas e privadas.
    • Proteger os atributos geológicos e geomorfológicos da região.
    • Assegurar, a manutenção e a melhoria dos serviços ecossistêmicos associados ao MONA, como produção hídrica de boa qualidade, regulação climática local, polinização, proteção do solo e da paisagem, manifestações culturais regionais, produção de alimentos, entre outros.
    • Estabelecer mecanismos para o investimento do Estado na área de abrangência.
    • Estabelecer uma gestão participativa, incluindo a integração com as outras unidades de conservação sobrepostas.
    • Contribuir para a qualificação do turismo regional.
    • Prevenir e combater incêndios e a degradação ambiental do território.
    • Contribuir para a educação ambiental regional.
    • Contribuir para a economia, o desenvolvimento sustentável e a inclusão social regional.
    • Promover iniciativas para a restauração ecológica e a produção sustentável na Zona de Amortecimento do MONA.

    (O termo "Zona de Amortecimento" é utilizado para se referir a uma área ao redor de uma Unidade de Conservação UC que busca minimizar os impactos negativos das atividades que ocorrem fora dela, como: poluição, espécies invasoras e o avanço da ocupação humana por exemplo.)

    O Relatório Técnico completo, publicado em Novembro de 2019, com mais de 300 páginas sobre o estudo da região está disponível na íntegra no site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente | Fundação Florestal: Relatório Técnico - Proposta de Criação | Monumento Natural Manqueira Paulista.

    Arte: Thiago Mulatti Magri (Fundação Florestal)
    Foto: Rodrigo Antonio Braga Moraes Victor (Fundação Florestal)
    Jennifer Neves (Fundação Florestal)

    O Blog Outdoor parabeniza a todos os envolvidos na criação da proposta. E assim como todos os amantes da Mantiqueira, fazemos nossos votos de sucesso para toda equipe de trabalho. Que o futuro Plano de Manejo possa atingir seus objetivos de preservação estabelecendo as diretrizes para a prática de atividades outdoor de modo sustentável na região.

    Mais Informações:

    Governo de São Paulo: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente | Fundação Florestal

    11 Comentários
    Paula @mochilaosabatico 28/07/2020 07:46

    Legal! Fiquei com uma dúvida... Essa região já não é protegida pela APA da Serra da Mantiqueira?

    Blog Outdoor 28/07/2020 10:40

    Olá Paula, sim o MONA vai "incorporar" a APA Serra da Mantiqueira e também a RPPN do Itaguaré, APA Paraíba do Sul e MONA Pico Gigante do Itaguaré. Na figura 14.6 desse relatório tem um mapa que mostra a sobreposição das APA, no item 14.4 eles comentam sobre a sobreposição: "A sobreposição com as APA oferece grande potencial de benefício mútuo: as diferenças em termos de objetivos de gestão e escala territorial gera complementariedades desejáveis - para as APA, o MONA constitui um novo contínuo de proteção integral naquele setor; para o MONA, parte expressiva de sua futura Zona de Amortecimento nascerá com ordenamento territorial e gestão participativa já estabelecida."

    Force 10/08/2020 21:54

    Grande iniciativa

    Zaney Mattos 05/09/2020 10:56

    Fico muito feliz de saber !

    Nathachi_Aventureira 15/10/2020 09:51

    Sabem que já é mona por cruzeiro né, mas piquete saiu fora. Alguém tem mais informações oficiais sobre isso?

    Zaney Mattos 29/10/2020 16:38

    E pode ?

    Blog Outdoor 29/10/2020 18:55

    Olá pessoal, sim área proposta tem sobreposição do MONA de Cruzeiro, e parte do território de Piquete também! Vejam o trecho do relatório: 14.4 Sobreposição do MONA Mantiqueira Paulista com outras unidades de conservação locais e regionais. O MONA Mantiqueira Paulista se sobrepõe com algumas unidades de conservação; é quase completamente abrangido pela APA Federal da Serra da Mantiqueira e inclui integralmente a RPPN Gigante do Itaguaré e o Monumento Natural Municipal Pico do Itaguaré. Seu território também é coincidente com algumas glebas da APA Federal Paraíba do Sul. A sobreposição com as APA oferece grande potencial de benefício mútuo: as diferenças em termos de objetivos de gestão e escala territorial gera complementariedades desejáveis - para as APA, o MONA constitui um novo contínuo de proteção integral naquele setor; para o MONA, parte expressiva de sua futura Zona de Amortecimento nascerá com ordenamento territorial e gestão participativa já estabelecida.

    Blog Outdoor 29/10/2020 18:55

    A sobreposição total com outro Monumento Natural, nesse caso municipal, apresenta a possibilidade de cogestão de um mesmo território sob um mesmo regime jurídico, situação convergente com a pretensão inicial da Prefeitura de Cruzeiro, descrita no Capítulo 1. Modelo semelhante existe em São Bento do Sapucaí, com a sobreposição dos monumentos naturais municipal e estadual da Pedra do Baú, com resultados bastante expressivos de atuação conjunta sobre o mesmo território na última década. Por fim, a sobreposição do MONA com a RPPN potencializa ações conjuntas do Poder Público estadual com território privado.

    Blog Outdoor

    Blog Outdoor

    Rox
    179

    Blog de notícias e informações sobre atividades outdoor e aventura para os amantes da vida ao ar livre.

    instagram.com/blog.outdoor


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Renan Cavichi, Dri @Drilify e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.