AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Bruno Negreiros 16/08/2019 14:19 com 2 participantes
    Branca de Neve - Parque Estadual dos Três Picos | RJ

    Branca de Neve - Parque Estadual dos Três Picos | RJ

    Trilha de incrível beleza, localizada no Vale dos Frades, no Parque Estadual dos Três Picos em Teresópolis/RJ.

    Montanhismo Hiking

    Tipo de Aventura: Trilha (Hiking) no Parque Estadual dos Três Picos

    Duração: 1 dia, 10/08/2019.

    Ponto de Início e Fim: Fazenda Itatiba - https://goo.gl/maps/3ukZkShBZY2fE8tF8

    Tracklog Utilizado: Leochicaybam

    https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/pico-branca-de-neve-teresopolis-rj-36226660

    DICAS:

    • Se chover nos dias anteriores, a estrada pode ser de difícil acesso;
    • Leve protetor solar, grande parte da trilha é exposta;
    • Use um tenis ou bota com boa aderência, a parte final da trilha é na rocha;
    • Contemple a beleza Cênica do local;
    • Cuidado com o gado, existem alguns registros de pessoas que ficaram acuadas

    RELATO

    Ao chegar no ponto de encontro, na rodoviária Novo Rio, às 6:00 da manhã, já percebi que teria um dia incrível pela frente. O evento conseguiu reunir um grupo de grandes amigos que a montanha me deu. Alguns que eu não via há algum tempo. Claro, nesse contexto, as brincadeiras e as histórias começaram a rolar já antes de irmos para a trilha.

    A viagem foi tranquila, com uma parada para tomar café da manhã. Estávamos na Fazenda Itatiba por volta das 9:00, onde descemos da van, recebemos uns lanches do Beto, nosso motorista, arrumamos as mochilas e começamos a subir.

    O início da trilha é uma caminhada por dentro da fazenda, sem dificuldade técnica até o começo da subida, onde é preciso ficar bem atento para não pegar um caminho de gado e seguir na direção errada. Isso quase aconteceu com a gente, mas por sorte, percebemos o erro e acertamos o rumo. Alí, já dava para perceber a beleza do Vale dos Frades. O dia estava incrivelmente lindo. A paisagem do Parque Estadual dos Três Picos, especialmente da vista em direção aos Três Picos, Capacete e Caixa de Fósforo, parece um quadro delicadamente pintado à mão. Algo tão impressionante que as minhas palavras aqui escritas ou as fotos não poderão demonstrar com tamanha intensidade.

    Realmente belo

    Dalí por diante a trilha entra em uma mata um pouco mais fechada, já com uma aclividade considerável. Como disse no início do relato, estava cercado por grandes amigos. Subimos colocando o papo em dia, rindo de situações do passado, contando histórias, falando como estava a vida e etc. Com essa galera, a diversão estava garantida em qualquer local. Em certo momento, eu refleti com alguns deles o quanto aquilo é importante para nós. Na natureza, fora do caos da cidade, a gente consegue realmente se desconectar de todos os problemas e da ansiedade da vida normal, estando 100% presente. Falando sobre temas mais profundos com a atenção que aquilo merece. É um processo de desconexão e conexão ao mesmo tempo. Doido isso...

    Conexão e desconexão

    Contemplar o Vale dos Frades

    Daí por diante o grupo ganhou em rendimento na frente. Só que eu fiquei um pouco mais para trás com um participante/amigo: o PR. Foi uma subida muito emocional. O PR vinha de longa inatividade, por conta de alguns procedimentos de saúde que ele teve que fazer nos últimos meses. Fazia um bom tempo que nós não caminhávamos juntos ou parávamos para conversar. Ele seguiu, sempre no seu ritmo, sem deixar a energia cair. Usando toda a energia que tinha, vencendo metro após metro e me vendo contando piada para animar ele. Atingimos a laje de pedra, onde nossa estratégia passou a ser a seguinte: eu subia na frente, dava apoio moral, contava piada e falava para ele que o quanto eu acreditava que ele seria capaz. ELE CONSEGUIU. Chegamos juntos no cume da Branca de Neve, onde o restante da galera nos esperava. É isso aí, irmão, tirou onda...FOGUETE NÃO TEM RÉ.

    tmj PR

    Lá em cima rolou o ritual de sempre: comemos, brincamos, tiramos fotos e apreciamos mais um pouco daquele visual espetacular. Aproximadamente às 13:30, começamos a descer. Já na descida, encontramos um perfeito local para tirar a foto do grupo.

    A descida foi mais tranquila que a subida. Nela, todos conseguiram andar juntos sem muitas dificuldades. Aproximadamente às 15:15 da tarde já estávamos de volta ao local da van.

    Foi um dia perfeito. Daqueles únicos que combinam amizade, companheirismo, emoção e montanha. Valeu, Clube Outdoor, estamos no caminho certo.

    Bruno Negreiros
    Bruno Negreiros

    Publicado em 16/08/2019 14:19

    Realizada em 10/08/2019

    2 Participantes

    Clube Outdoor Paulo Roberto Junior

    Visualizações

    2975

    8 Comentários
    Fabio Fliess 16/08/2019 14:50

    O visu dessa montanha é incrível. Vale muito a pena! Parabéns pela aventura Bruno!

    Bruno Negreiros 17/08/2019 17:27

    Valeu, Fliess...vamo bater esse recorde aí da plataforma!

    Fora de Roteiro 24/08/2019 15:58

    Essa montanha é top demais, tem um dos visuais mais incríveis!

    Tiago Oliveira 11/11/2019 10:41

    Irado demais irmão, nesse pico tem alguma área para acampar?

    Fora de Roteiro 14/11/2019 14:01

    Olá Tiago, nessa parte do Parque dos Três Picos de Teresópolis não é possível acampar pois é dentro de uma Área particular. Mas na parte do Parque de Nova Friburgo tem uma área de camping muito boa e gratuita.

    Tiago Oliveira 15/11/2019 10:44

    Ah sim eu já acampei lá, realmente uma estrutura muito boa 🙂

    Clube Outdoor 20/03/2020 19:40

    Que isso!!

    Paulo Roberto Junior 14/05/2020 08:39

    Que vibe, que dia mágico... Obrigado por tudo, irmão! Só tenho a agradecer por tudo que sempre fez! Você mora no meu coração!❤

    Bruno Negreiros

    Bruno Negreiros

    Rio de Janeiro

    Rox
    3759

    Engenheiro ambiental e montanhista com o sonho de contribuir para a disseminação dos esportes ao ar livre e de aumentar a conscientização ambiental e social no mundo outdoor.

    Mapa de Aventuras
    www.instagram.com/brunobnegreiros?r=nametag


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Renan Cavichi, Bruno Negreiros e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.


    Juntos
    Aventuras Inclusivas
    Rox

    Peter Tofte, Fabio Fliess e mais 181 pessoas apoiam o Juntos.