AventureBoxExplore
Sign Up

Dica de Livro: Manual de Trekking & Aventura

Dica de leitura do Manual de Trekking & Aventura do Guilherme Cavallari.

Título: Manual de Trekking & Aventura
Autor: Guilherme Cavallari
Editora Kalapalo
136 páginas
Compre o livro em: www.kalapalo.com.br

Contexto

Estamos vivendo tempos difíceis durante esse período de quarentena e isolamento provocado pelo estado de pandemia causado pelo Covid-19. A humanidade, além de estar lutando com unhas e dentes para salvar vidas (apesar de algumas idiotas exceções eleitas), está passando por um processo de reflexão sobre a forma como se organiza em sociedade e sobre todas as suas relações envolvidas. Ao meu ver, isso também se aplica à escala do indivíduo. Nós estamos sendo convidados a olhar profundamente para dentro de nós mesmos e à repensar a maneira como nos relacionamos e vivemos o mundo, refletido em nossas preferências e rotinas.

Tenho aproveitado dias inteiros de intensa reflexão para pensar na maneira como vivo. Tenho orgulho de muitas coisas e gostaria de melhorar outras tantas, mas acho que isso resume bem qualquer ser humano sobre a terra. No meio disso tudo, venho tentando passar os meus dias da forma mais saudável possível, me esforçando para aprender mais e cuidando da minha saúde mental. Estou me esforçando para solidificar ou desenvolver hábitos que me fazem bem e que possuem impactos positivos diversos, como a leitura.

Movido por esse pensamento, me deparei aqui na minha pequena pilha de livros que comprei recentemente com o Manual de Trekking & Aventura, do Guilherme Cavallari. Comprei esse livro durante a II Jornada Científica de Montanhismo, onde tive o prazer também de conhecer o Guilherme, entender um pouco de sua história e assistir uma palestra inspiradora sobre sua viagem à Mongólia. Pensei: já que estou afastado das atividades que mais amo, por que não as manter vivas no meu imaginário e, ao mesmo tempo, afiar e melhorar certos conhecimentos técnicos bem específicos? E assim fui lendo o manual na íntegra, fazendo dele um grande amigo diário que me lembrava as minhas vivências e perrengues nas montanhas que, apesar de estarem em um passado recente, já me abalam de saudade como se há anos não as visse.

Motivado pela combinação entre a vontade de escrever uma segunda matéria para a plataforma e pela conversa que tive com o autor essa semana sobre um outro assunto, resolvi escrever esse texto. Trata-se apenas de uma Dica de Livro humilde e sincera que carrega um pouco do meu olhar sobre tudo.

 

  Sobre o Livro 

De uma forma geral, eu adorei a leitura. Só a saudade que sinto, relatada anteriormente, já seria motivo suficiente para aproveitar todas as 136 páginas do manual, mas não se trata somente disso. O livro apresenta uma compilação de informações muito legais de todo o universo outdoor que vivemos, falando desde a parte puramente técnica, como os equipamentos, até o contexto na qual isso tudo está inserido.

A informação está muito bem organizada em temáticas específicas e de fácil entendimento. Cada coisa no seu lugar, cada grande grupo de informação junto e se complementando, promovendo uma fácil linha de compreensão ao leitor. São relatados no seguinte formato: Apresentação, Meio Ambiente, Primeiro Socorros, Calçados, Mochilas, Roupas, Sacos de Dormir, Barracas, Cozinhas, Acessórios, Navegação e Orientação, Alimento, Água e Bibliografia.

De cara, achei incrível a prioridade dada à dois assuntos muito importantes: meio ambiente e primeiros socorros. Afinal, de nada adianta eu colocar a minha mochila nas costas carregada de equipamentos variados e não ter uma mínima noção do que estou fazendo, de como funciona a minha interação com o ambiente e de como provocar o mínimo impacto possível. Como sou da área ambiental, sempre fico muito feliz em ver o tema da educação ambiental em destaque, principalmente em livros ou manuais que prometem discorrer sobre assuntos bem técnicos. Da mesma forma, de nada vale a aventura se eu não tiver o mínimo conhecimento de como cuidar de mim e dos que estão comigo.  O autor acertou em cheio em suas prioridades.

A compilação e a apresentação das informações é incrível. Conforme vão passando as páginas, é possível perceber o cuidado, o carinho e o talento envolvido em todo o processo de organização do conteúdo textual e gráfico.  Há um alto nível de detalhamento dado às descrições de equipamentos, com grande destaque para as tabelas comparativas e de características, bem como os insights e alertas que surgem no meio da leitura. Essas tabelas sintetizam de forma bem didática a informação e a apresentam de forma direta e objetiva.

Especificamente sobre a questão gráfica, há uma bela composição de design e de cores, que tornam o excesso de informação (necessário) mais agradável e de fácil degustação. A forma como as imagens e objetos são demonstrados promove um sentimento de aproximação, fazendo com que a visualização mental (ou imaginária) seja facilitada.

Tenho que citar também a emoção transmitida nas páginas introdutórias de cada capítulo. Desde fatos históricos à observações curiosas, elas acrescentam muito na experiência de entrada em um novo tema.

Acredito que esse livro seja realmente o manual definitivo para os aventureiros que amam caminhar pelos mais deslumbrantes e desafiadores caminhos do Brasil e do mundo. Para os mais experientes, vale muito a leitura para refinar conhecimentos, praticar a didática tão necessária ao lidar com os menos experientes e para consolidar uma boa base de consulta em caso de dúvidas. Já para os novatos, o ganho é imenso em todos os aspectos. Não existem muitas fontes de informação no meio outdoor que unam em um só lugar, com fácil assimilação, tanta informação. No todo, passando desde os calçados, até a alimentação, todos sempre temos muito a aprender. A evolução deve ser contínua e poucos materiais no Brasil são tão ricos como esse.

 

Como comprar?

Segundo o próprio Guilherme Cavallari (em sua públicação no instagram): "Os livros são o melhor remédio para a depressão e o tédio nessa quarentena! Invista em projetos de aventura no isolamento, sonhe com viagens e natureza. Com bons livros, ninguém fica sozinho ou amargurado. O Manual de Trekking & Aventura, bem como outras publicações do autor podem ser vistos e comprados no acervo disponível no site www.kalapalo.com.br."

Segundo descrição encontrada no site, Disponível em https://www.kalapalo.com.br/produto/manual-de-trekking-aventura/, "o livro é considerado pela mídia especializada “A Bíblia do Aventureiro”, o livro é dividido em 13 capítulos organizados em cores.

Trata-se da primeira publicação realmente completa e profissional do gênero no Brasil, adotada inclusive pelo MEC (Ministérios da Educação) como livro didático obrigatório em todos os cursos superiores de Educação Física e Turismo com especialização em Aventura e Ecoturismo do país. Centenas de fotos coloridas, tabelas comparativas, ilustrações, tudo apresentado em linguagem direta e objetiva. Ideal para iniciantes e aventureiros experientes.

A publicação orienta desde a escolha dos itens mais adequado de equipamento até sua manutenção, limpeza, conservação e transporte, incluindo obviamente técnicas de uso. O autor é amplamente reconhecido por sua experiência em atividades outdoor, em esportes de aventura, com dezenas de títulos publicados. Inspirado nas melhores publicações internacionais do tipo, o Manual de Trekking & Aventura apresenta as informações já adaptadas, adequadas e direcionadas ao público brasileiro – muito diferente de publicações estrangeiras simplesmente traduzidas para o português."


Por fim...

Tenho que confessar que estou muito feliz com a existência dessa nova ferramenta no AventureBox para a livre produção de conteúdo em forma de matérias. Acredito que a geração e o compartilhamento de conhecimento, opiniões e experiências por meio dessa nova funcionalidade pode ser uma grande contribuição para a democratização dessa nossa cultura outdoor. Ter um local de escrita e divulgação capaz de atingir número substancial de pessoas é um passo decisivo para que mais e mais pessoas se sintam confortáveis para compartilhar dicas e tudo que sabem ou são capazes de imaginar. 

 

4
Guilherme Cavallari
Guilherme Cavallari 04/16/2020 10:15

Agradeço muito a iniciativa do Bruno, em descrever a experiência que teve com meu livro. Escrever é um ato solitário e incerto. Depois de meses, às vezes anos, trabalhando um título, uma vez solto no mundo o autor não tem mais controle algum sobre o destino de sua obra. O MANUAL DE TREKKING & AVENTURA foi um projeto denso e exigente, que pediu de mim mais do que muita pesquisa, demandou muita meditação. Fico especialmente feliz que o Bruno tenha entendido minhas prioridades nesse livro. Trekking e aventura começa por estabelecer valores, só depois vem o equipamento. Muito obrigado, Bruno!

Bruno Negreiros
Bruno Negreiros 04/16/2020 10:44

Guilherme, antes de tudo, obrigado pelo carinho e troca de experiências dessa semana. Escrever sobre o livro se torna um processo muito mais fácil e natural quando você realmente compreende a ideia que está por trás daquilo tudo. Valeu demais pelo comentário aqui também. Isso só faz com que eu me sinta ainda mais motivado. Obrigado...

Gabriella Barizon
Gabriella Barizon 06/20/2020 10:47

Bruno, obrigada pela dica ! Acabei de comprar o livro após ler seu relato sobre a leitura. Não vejo a hora de começar a devorar as páginas, conhecimento é sempre muito bem vindo. Valeu pela indicação 😉

Bruno Negreiros
Bruno Negreiros 06/20/2020 10:49

Oi, Gabriella. Fico muito feliz em ter ajudado de alguma forma. Mas nesse caso, os méritos são totais do Cavallari pela produção desse material riquíssimo!

Unfollow Cancel
Bruno Negreiros

Bruno Negreiros

Rio de Janeiro

Publications
30
Rox
1617

Engenheiro ambiental e montanhista com o sonho de contribuir para a disseminação dos esportes ao ar livre e de aumentar a conscientização ambiental e social no mundo outdoor.

Adventures Map
www.instagram.com/brunobnegreiros?r=nametag

4 Posts

Bruno Negreiros Sinto Saudade!
Bruno Negreiros Você conhece o FEAL?
Bruno Negreiros Dica de Livro: Manual de Trekking & Aventura
Bruno Negreiros A Escalada
See More

4013 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Fabio Fliess, Bruno Negreiros and 306 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Ana Retore, Renan Cavichi and 79 others support the Together page.