AventureBoxExplore
Sign Up

Quais são os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável?

Você conhece os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU? (Texto originalmente publicado no Blog Gear Tips Outdoor)

Esse texto foi originalmente publicado no Blog Gear Tips Outdoor como a primeira etapa de um extenso trabalho de pesquisa e construção de indicadores que retratam as contribuições do projeto nas dimensões de responsabilidade social e ambiental.

 

Publicação original: https://geartips.com.br/voce-conhece-os-objetivos-para-o-desenvolvimento-sustentavel-ods-da-onu/

---

Você conhece os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU?

As práticas de atividades ao ar livre e a maior vivência em conexão com ambientes naturais trazem consigo uma maior sensibilidade à temas relacionados ao nosso futuro comum em um mundo mais justo, igualitário e em harmonia com a natureza.

Ao mesmo tempo que enfrentamos uma série de desafios e problemas nas esferas social e ambiental, também são intensificados os debates e a vontade por parte da comunidade outdoor em, de alguma maneira, contribuir para um mundo melhor. Essas contribuições acontecem geralmente através de iniciativas de contribuição social, preservação ou de educação e conscientização dos mais variados temas relacionados. O objetivo central de todas estas ações está na busca por um estilo de vida e um futuro sustentável.

O que talvez muitas dessas pessoas não saibam é que, direta ou indiretamente, estão participando efetivamente na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável elaborado e proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em setembro de 2015, na sede das Nações Unidas em Nova York, foi elaborada e assinada pelo representantes dos 193 Estados-membros da ONU, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O documento trata-se de um plano de ação a ser implantado por todas as partes interessadas da sociedade atuando de forma colaborativa, buscando soluções a iniciativas transformadoras e necessárias para as pessoas, o planeta e a prosperidade do mundo em um caminho de paz, sustentável e resiliente.

Como resultado principal da Agenda 2030, tivemos a definição de 17 Objetivos que orientam as decisões e as formas de contribuição de todos os setores da sociedade até 2030. Os objetivos foram criados para assegurar uma proteção duradoura do planeta e de seus recursos naturais, o crescimento economicamente sustentado e promover uma maior consciência social em sociedades mais justas, igualitárias e inclusivas. Em resumo, os ODS retratam de maneira equilibrada as dimensões social, ambiental e econômica, as considerando indivisíveis e integradas. São esses objetivos abaixo apresentados:

    1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
    2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;
    3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
    4. Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
    5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
    6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.;
    7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;
    8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;
    9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;
    10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;
    11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
    12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;
    13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;
    14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
    15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;
    16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;
    17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Para mais informações, acesse o site das Nações Unidas: https://nacoesunidas.org/pos2015.

Estratégias de gestão bem desenvolvidas em projetos do segmento outdoor, o incentivo e a educação para uma prática ao ar livre consciente e inteligente possuem uma contribuição concreta e alinhada, em diferentes escalas, para os objetivos estipulados pela ONU aqui apresentados.

Desta maneira, o Gear Tips, através de sua atuação no mercado de atividades ao ar livre, acredita que tem a responsabilidade de contribuir para um mundo melhor tanto hoje como para futuras gerações. Estamos construindo um melhor entendimento sobre toda a nossa capacidade de atuação, pretendendo com isso, estruturar futuros processos decisórios e promover um maior desenvolvimento técnico, humano e consciente na cultura outdoor nacional, contribuindo assim de múltiplas formas para o desenvolvimento sustentável.

Fique ligado pois em breve vamos postar mais conteúdos sobre os ODSs e explicar melhor nossa contribuição para a construção de um mundo melhor.

---

 

Conheça mais sobre o Gear Tips Outdoor

Website oficial: https://geartips.com.br

Projeto Gear Tips Club: https://geartips.club

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC8ZDkuNI-bqilBMXS-eNWNQ

Página no Instagram: https://www.instagram.com/geartipsoutdoor

Página no AventureBox: https://aventurebox.com/gear-tips

 

Seja um membro do Gear Tips Club e tenha acesso a uma série de vantagens e benefícios: https://geartips.club/seja-membro

Os principais objetivos no clube são:

  • Conectar praticantes de atividades ao ar livre com guias, instrutores, marcas e entre si, fortalecendo o laço de comunidade e ampliando suas redes de relacionamento.
  • Capacitar através da disseminação de conhecimento é a melhor forma de praticarmos atividades ao ar livre de forma segura. Nosso objetivo é guiá-lo pelas trilhas do conhecimento, compartilhando conteúdos técnicos sobre equipamentos e  habilidades específicas para a prática de esportes de aventura.
  • Equipar com um melhor entendimento sobre tecnologias e equipamentos para que você faça as escolhas certas para sua aventura, nossos parceiros oferecem descontos significativos em mais de 3.000 itens!
Unfollow Cancel
Bruno Negreiros

Bruno Negreiros

Rio de Janeiro

Publications
35
Rox
2050

Engenheiro ambiental e montanhista com o sonho de contribuir para a disseminação dos esportes ao ar livre e de aumentar a conscientização ambiental e social no mundo outdoor.

Adventures Map
www.instagram.com/brunobnegreiros?r=nametag

6 Posts

Bruno Negreiros Live/Entrevista no Bate-papo Indoor
Bruno Negreiros Quais são os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável?
Bruno Negreiros Sinto Saudade!
Bruno Negreiros Você conhece o FEAL?
See More

4355 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruna Fávaro, Bruno Negreiros and 339 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Bruno Negreiros, Edson Maia and 104 others support the Together page.