AventureBox
Bruno Negreiros 18/10/2023 16:55 con 2 participantes
    Trilha Transcarioca - Trechos 1, 2, 3 e 4 - Rio de Janeiro

    Trilha Transcarioca - Trechos 1, 2, 3 e 4 - Rio de Janeiro

    Caminhada de um dia pelos quatro primeiros trechos da Trilha Transcarioca, no Rio de Janeiro/RJ.

    Hiking

    Trilha Transcarioca - Trechos 1, 2, 3 e 4 - Rio de Janeiro

    Tipo de Aventura: Hiking de 1 dia.

    Realização: 15/08/2021

    Ponto de Início: Barra de Guaratiba - Rio de Janeiro/RJ.

    https://maps.app.goo.gl/PHVzm4GAJXA7PV3V9

    Ponto Final: Rio da Prata, Campo Grande - Rio de Janeiro/Rj.
    https://maps.app.goo.gl/9wYjWdscYoRipgYF8

    Informações Importantes

    SPOT GEN 4

    • Essa aventura contou com rastreamento e opções de segurança disponíveis no Localizador Spot Gen4. Com ele, é possível que amigos e familiares saibam que você está bem, ou que precisa de ajuda caso algo dê errado!

    Spot Gen 4 em ação no canto direito inferior.

    RELATO

    A caminhada entre os trechos 1, 2, 3 e 4 da Trilha de Longo Curso Transcarioca foi longa e cansativa, com pontos meio turvos na memória, principalmente quando bateu o cansaço, mas com o sentimento vivo de realização que dará o tom desse relato. Público esse relato agora, pouco depois de participar ativamente do 2° Congresso Brasileiro de Trilhas, com as boas recordações que essa conexão me trouxe.

    Esse trajeto me gerava desejo e curiosidade desde a primeira vez em que entendi o que era a Transcarioca. Pensei: "caramba, esses trechos conectados, com mais de 30km totais, podem ser bem interessantes, bonitos e desafiadores". Foi assim que eu convidei os amigos André Leopoldino, Adhemar Sette e Vinícius Nascimento para essa aventura. Todos toparam e lá fomos nós caminharmos pelo começo de tudo isso que hoje entende-se como uma trilha de longo curso.

    Saímos da minha casa por volta das 3:15 rumo ao Rio da Prata, em Campo Grande. Chegamos ao que seria o ponto final da caminhada no fim do dia. Lá, deixamos o carro e descemos até onde ficam os restaurantes locais, encontrando nosso transfer contratado às 4:15 (Um Uber que aceitou o caminho) e seguimos para Barra de Guaratiba.

    Chegamos lá por volta das 5:00, fizemos algumas arrumações finais nos equipamentos e começamos a andar por entre as casas com vista para o mar, marcantes por ali. Subimos às escadarias que representavam o início do dia, sempre guiados pelas pegadas amarelas e pretas marcadas nos postes e concretos avistados. Logo depois de alguns minutos, entramos com tudo no Trecho 1.

    Trecho 1 - Barra de Guaratiba x Grumari

    Seguimos contornando a costa por uma trilha suave, enquanto o sol lançava os primeiros raios na paisagem. Tocamos reto na bifurcação que dá acesso à Pedra da Tartaruga, continuamos na suavidade e encontramos a descida um pouco mais íngreme até a praia do Meio. Enquanto caminhamos pela areia, vimos o sol se erguendo no horizonte, bem próximo a Pedra da Gávea, em uma das imagens mais bonitas que já vi do Rio de Janeiro.

    Nascer do sol atrás da Pedra da Gávea.

    Atravessamos a Praia do Meio, contornamos a costa rochosa novamente e encontramos a segunda descida, logo chegando à Praia Funda... Seguindo em bom ritmo, atravessamos, subimos e descemos... Olha o Inferno (A Praia). Ali, viramos à esquerda, perpendicular à linha da costa e encaramos o primeiro subidão do dia! Fomos progredindo entre o belo verde da mata que, em certos momentos, surpreendia com um colorido de flores e folhas da Mata Atlântica... Chegamos lá em cima, viramos à direita e, OPA, caminho novo que nunca tinha feito. Finalmente eu estaria atravessando as praias selvagens até Grumari. Ao chegarmos lá, paramos em um quiosque, tomamos uns Guaravitons bolados e comemoramos. Fechamos o Trecho 1, com 7 quilômetros, em 2 horas... Mas muito ainda viria pela frente.

    Trecho 2 - Grumari x Grota Funda

    Depois dos Guaranás Naturais energizantes, rasgamos as estradas de terra de Grumari rumo à próxima subida do dia. Logo veio ela, seguimos em bom ritmo do nível do mar até aproximados 460 m de altitude. O time estava coeso e desempenhando muito bem.

    Aqui a trilha não estava muito fechada, com bons trechos de terra batida. Chegamos na crista, seguimos nela por um bom trecho e, logo quando começamos a descer, a fome bateu forte. Foi quando encontramos um belo mirante com vista para as praias que vão do Recreio até a Barra da Tijuca. O sol até ali estava forte, mas não a ponto de incomodar. Sentamos na Pedra que ocupava o visual e fizemos um bom lanche reforçado. O trecho 2 não reservou muitos momentos imperdíveis, mas foi longo e nos tomou cerca de 3 horas.

    O mirante do almoço.

    Um pouco antes de 12:00, levantamos a bunda da pedra e fizemos a descida final, chegando à estrada que corta a serra litorânea para, enfim, encerrarmos o segundo trecho do dia depois de 6,8 km, chegando na Grota Funda. A tarde se iniciava e estávamos na metade de nosso objetivo. Partiu Campo Grande.

    Trecho 3 - Grota Funda x Morgado

    Aqui algo engraçado aconteceu. Subindo o Trecho 3, encontramos o pessoal do voluntariado da Transcarioca. Entre os presentes estava a Graça, amiga nossa de muitas trilhas. Foi quando ela resolveu deixar os amigos e seguir com a gente pelos outros dois trechos restantes… que garota doida.

    Time completo no Trecho 3.

    Entramos pela trilha que cortava a mata, mas nesse trecho minha memória começa a falhar um pouco, lembro apenas das milhões de teias de aranha que se apresentavam pelo caminho. Pegamos subidas e descidas infinitas. Em 2021 esta parte da trilha não estava com um manejo tão bom, tendo partes de matas bem fechadas. Nada disso impediu nossa empolgação e energia, apesar do cansaço que começava a bater.

    Sim, eu estava cansado e com mais fome do que no almoço. O tempo estava bem quente, o que aumentava a dificuldade da caminhada. Algumas dores na coxa começaram a surgir, mas os bastões sobre o solo ajudavam a progredir. Desistir? Nem pensar... Sair só em Campo Grande.

    Passa o Gelol aqui e bora! Coloca um carboidrato pra dentro e partiu. Chegamos na placa que marca a transição de trechos às 16:00 depois de mais de 18,3 km totais e 4,5 km no trecho 3... Que venham mais subidas e descidas. Agora só faltava a última parte.

    Trecho 4 - Morgado x Rio da Prata

    Mandei dois sanduíches para dentro e subimos tudo que vinha pela frente, focando em cada passo que tinha que ser dado. Já no segundo cume do trecho, ao cair da noite, tivemos um pouco de dificuldade para encontrar o caminho, nos orientando e acreditando unicamente no GPS que estávamos usando. Achamos e progredimos. Cansado, mas feliz.

    Em certos momentos parecia que faltava um pouco de combustível no tanque, mas era um alarme falso. A vontade superava tudo. Já andávamos a mais de 12 horas e 25 quilômetros, faltava pouco, a felicidade começava a aparecer... A gente ia concluir os quatro trechos. Vencemos a difícil descida mal manejada final até que, por volta das 20:00, chegamos ao fim da trilha. Comemorando MUITO na placa que indicava o final.

    Agora era só descer até o carro, dirigir um pouquinho e parar no Rio da Prata para um hambúrguer especial com batata frita. Nem tão bom, mas a boa energia da conquista era suficiente para nos deixar felizes. Missão cumprida... foram aproximados 30 km (segundo as informações oficiais), cerca de 2.000 metros de subida totais e 15 horas de caminhada. Foi demais!! Ei, Transcarioca, em breve vamos percorrer você inteira.

    Trechos 1, 2, 3 e 4 concluídos com sucesso.

    Conclusões

    É incrível termos o privilégio de poder caminhar por trilhas tão legais dentro da cidade onde vivemos. Com pouca vontade e deslocamento razoável, cruzamos mais de 30km sem precisar sair de onde moramos. O Rio de Janeiro e o projeto da Trilha Transcarioca são incríveis para qualquer pessoa que queira viver a natureza e se desenvolver na prática de atividades ao ar livre.

    Curti demais caminhar pela Transcarioca. Tenho muitos outros trechos já percorridos no currículo, mas esses da Zona Oeste foram especiais. Talvez tenham sido os meus preferidos. Em breve vou postar muito mais sobre todos esses trechos vividos. E, quem sabe, atravessar muitas outras trilhas de longo curso na vida. Que venha a Transmantiqueira.


    Bruno Negreiros
    Bruno Negreiros

    Publicado en 18/10/2023 16:55

    Realizada en 15/08/2021

    2 Participantes

    Adhemar André Leopoldino (Dino)

    Vistas

    840

    4 Comentarios
    Eduardo da Silva 19/10/2023 12:01

    Top!!!

    1
    Bruno Negreiros 20/10/2023 09:27

    Sempre representando!

    Adhemar 19/10/2023 17:20

    O trecho que mais nos deu trabalho de fato foi o trecho 4, tinha praticamente nenhum manejo, as teias de aranha intermináveis, e quando chegamos no cume foi varar mato toda a vida, pq a trilha ja era.

    2
    Bruno Negreiros 20/10/2023 09:28

    Agora é seguir para os Trechos 7, 8 e 9

    Bruno Negreiros

    Bruno Negreiros

    Rio de Janeiro

    Rox
    3772

    Engenheiro ambiental e montanhista com o sonho de contribuir para a disseminação dos esportes ao ar livre e de aumentar a conscientização ambiental e social no mundo outdoor.

    Mapa de Aventuras
    www.instagram.com/brunobnegreiros?r=nametag


    Mínimo Impacto
    Manifiesto
    Rox

    Dri @Drilify, Bruno Negreiros y otras 451 personas apoyan el manifiesto.


    Juntos
    Aventuras Inclusivas
    Rox

    Bruna Fávaro, Renan Cavichi y otras 182 personas apoyan a Juntos.