AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Caroline de Jesus 04/08/2021 15:44 com 2 participantes
    Em busca da Cachoeira da Mentirosa

    Em busca da Cachoeira da Mentirosa

    Role vara mato (bate e volta) em busca da cachoeira da mentirosa.

    Hiking Cachoeira

    O porquê: Depois de não poder ter ido ao Pico dos Horizontes em Catas Altas com meus queridos @tatianemaga @jeffitness_ e @erica.ferrreira, fiquei com uma invejinha e pesquisei uns lugares por aqui mesmo nas redondezas de Ouro Preto só para não passar vontade e encontrei uma trilha para uma cachoeira chamada Cachoeira da Mentirosa, (o nome é bem sugestivo).

    Mandei o nome da cachoeira pra @tatianemaga e perguntei se ela conhecia a tal cachu, pela resposta negativa, logo falei “bora?” e ela respondeu “bora!!!” e depois veio me perguntar se eu tinha lido a descrição do carinha para a bendita cachoeira. O cidadão foi em uma época de queimada e os campos estavam todos abertos. Na descrição ainda dizia que a caminhada era pesada, classificada como “muito difícil” mesmo assim fomos.

    Localização do destino: A Cachoeira da Mentirosa esta inserida dentro do Parque Estadual do Itacolomi situado entre os municípios de Ouro Preto e Mariana, que está incrustado nas montanhas da Serra do Espinhaço.

    Estávamos em 6 pessoas e nos encontramos em uma manhã de domingo para começarmos a aventura. O caminho começava por uma trilha onde passava em uma outra cachoeira, a cachoeira da geladeira. Uma bela cachoeira em Ouro Preto, acesso facílimo. Paramos para conhecer a cachoeira, mesmo sendo natural de Ouro Preto já tinha ouvido muito falar sobre ela, mas ainda não havia conhecido.

    Cachoeira da Geladeira

    Beleza... conhecemos a cachoeira da geladeira mas o nosso destino era a Cachoeira da Mentirosa. Eu particularmente quis ir porque nunca nem tinha ouvido falar da cachoeira. A @tatianemaga como rata de trilha também nunca tinha ouvido falar então fiquei curiosa e fomos atrás. Dei uma pesquisada antes e não achei quase nenhuma informação e apenas umas 3 fotos por ai...

    Bom... após conhecer a Cachoeira da Geladeira seguimos por um caminho com várias rochas, um visual maneiro.

    Caminho de rochas

    Após essa subida pelas pedras o caminho foi começando a ficar embaçado, trilha suja, ou nenhuma trilha (dai lembramos da descrição do carinha: época de queimadas o campo estava aberto). Passamos apuros, chegávamos em uns lugares com a mata muito fechada, sem chance de passar, procurávamos outros caminhos, vira celular pra cá, vira celular pra lá pra centralizar mapa e nada. Descemos em um “tobogã natural” chegamos la em baixo, nada de caminho, sobe o barranco escorregadio de novo, vários tombos, vários vídeos, várias fotos, várias gargalhadas (ver vídeo). Depois de voltar da subida do tobogã abrimos mato no peito, a @tatianemaga adiantou o nosso lado e foi abrindo um pouco com o facão porque senão, sem chance. Depois de abrir mato no peito chegamos de novo a um tanto de formação rochosa e nesse momento vi o desanimo na cara de geral, porque já era tempo de ta fazendo um almoço na cachoeira kkkkkkkkkkkk. Reclamaram de fome e paramos pra um lanche.

    Pausa para o lanche

    Depois da parada do lanche, pelo mapa já estávamos quase cruzando com a trilha do parque e tínhamos duas alternativas: continuávamos seguindo a trilha do carinha e podíamos passar mais apuros ou íamos pelo caminho da trilha do parque o que seria mais tranquilo; escolhemos a segunda opção. Pegamos a trilha do parque, bem demarcada e ok, pelo mapa estávamos bem perto da cachoeira, mas a bendita é inserida em uma fenda, deste modo não conseguimos achar fácil. O grupo desceu, a @tatianemaga desceu mais ainda, pelo mapa eu via que ela estava mais a esquerda. Eu vi a cara de desanimo do povo e eu resolvi subir e procurar. Pelo mapa a gente tava muito perto. De cima vi a fenda e vi uma caída de agua, um mijo, né? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Gritei a @tatianemaga e o João, descemos de novo e conseguimos achar um caminho pra chegar até a cachu. O nome de “mentirosa” caiu muito bem mesmo porque é bem escondida e pouco explorada (graças a Deus). Cachoeirinha bem bonita, aparentemente muito fria por estar inserida em uma fenda, me ganhou pelos paredões rochosos. Doido demais. Tínhamos um engenheiro geológico no grupo e ele curtiu bastante.

    Fizemos um café, comemos mais, tomamos um conhaque de lei, papeamos bastante e na volta pegamos um outro caminho bem mais prático que encontrava de novo com uma das trilhas do parque.

    Fenda Cachoeira da Mentirosa (vista da trilha suja de acesso)

    @tatianemaga e a Cachoeira da Mentirosa

    Considerações: Há uma prainha na cachoeira com espaço pra umas 2 barracas no máximo, mas uma áreia muito úmida, não sei se temos loucos que queiram acampar lá, mas não aconselharia. Em época de cheia creio que deve ficar tudo submerso.

    Mesmo em epoca de calor eu aconselharia levar pelo ao menos um agasalho leve. Não bate sol por estar inserida em uma fenda.

    Coloquei no meu wikiloc o caminho da ida com o titulo: "Cachoeira da geladeira e cachoeira da mentirosa. (Caminho muito ruim não façam)"

    Meu caminho sugerido: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/cachoeira-da-mentirosa-volta-79777302

    Caroline de Jesus
    Caroline de Jesus

    Publicado em 04/08/2021 15:44

    Realizada em 01/08/2021

    2 Participantes

    Tatiane Maga Jeferson Eduardo

    Visualizações

    1503

    2 Comentários
    Danielle Hepner 05/08/2021 14:04

    Rolê irado hein Caroline! Com certeza acharam na raça! Relato super divertido! Parabéns pela aventura!

    Caroline de Jesus 06/08/2021 15:17

    Obrigada, Dani. Foi sofrido mas foi divertido também! Rimos muito!

    Caroline de Jesus

    Caroline de Jesus

    Ouro Preto

    Rox
    97

    Trilheira de fim de semana. ig: @carolinemorgue

    Mapa de Aventuras
    pt.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=5963499


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Peter Tofte, Dri @Drilify e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.