Caroline de Jesus 27/07/2021 18:11 com 1 participante
    Pico dos Horizontes (Catas Altas)

Bate volta no Pico dos Horizontes em Catas Altas. Lugar tenso.

Escalada Montanhismo Hiking

Alugamos um Airbnb em Catas Altas para passar o fim de semana, mas o foco do passeio era o Pico dos Horizontes. Ficou acordado que iriamos no sábado, porem acordei com preguiça e fomos no domingo (o que me rendeu arrependimento posteriormente).

Já tinha dado uma pesquisada sobre o pico antes, vi várias trilhas no wikiloc e vídeos no youtube, não sei se isso foi bom ou ruim porque durante o percurso fiquei muito bitolada pela exposição da trilha e não consegui relaxar.

Deixamos o carro na casa do Airbnb, saímos no domingo pela manhã, pegamos uma estrada que dá acesso a uma linha de trem, você passa um túnel e começa uma estrada em que se vê o pico a todo momento e isso te engana porque você acha que vai chegar rápido. Após atravessar a cachoeira do meio a paisagem começa a mudar e você se vê escalaminhando lajotas de pedras, nada muito exposto, porém a trilha não rende. Um pouco antes da mancha (nome dado a um platô na base do pico para acampamento) há uma pequena caverna e um pouco antes dessa caverna, havia um pedaço um pouco exposto, e neste local me vi em uma situação calamitosa, onde meu cérebro travou total. Eu pensava como ia fazer pra descer todos aquelas lajotas íngremes na volta e eu não quis continuar. O medo de descer rolando aquela montanha me consumiu e eu parei por ali. Nessa parada eu e minha companheira de trilha @tatianemaga tomamos um café, comemos umas coisinhas, apreciamos a paisagem e tiramos várias fotos já que iriamos parar por ali mesmo kkkkkkkkkkkk!!! Inclusive devo agradecer a Tati por não ter ficado brava comigo, pois se não fosse isso ela teria completado o trajeto.

Nessa parada vi muitas pessoas descendo com cargueira nas costas uma delas se chamava Paloma. Paloma viu um trem passando na linha férrea (acho eu, não lembro direito) e gritou “QUE LINDOOOO”, o amigo de Paloma indignado com aquele grito que lhe rendeu um susto xingou a Paloma. (Deste modo fiquei sabendo o nome da moça: Paloma). Eu olhei aquela cena e pensei comigo: “Pô, Paloma estava lá em cima, se Paloma foi eu também vou.” Falei pra Tati pra gente tentar ir mais um pouco e fomos. Chegamos até a base do Pico, porém recebi uma mensagem do dono da casa do Airbnb, (ele tinha deixado a gente ficar até mais tarde, porém umas outras pessoas reservaram de última hora). Resumindo: não conseguimos completar a ida ao Pico, mas não sei também se tivesse o tempo sobrando se eu conseguiria ir até o cume. Eu só pensava em como ia descer aquilo tudo de novo. Diferente do que eu pensei para minha surpresa a descida foi mais tranquila que a subida, não foi o bixo de sete cabeças que eu imaginei. Chegando em Catas Altas fomos direto para a casa. Nossas coisas já estavam até fora do quarto porque a senhora da limpeza já estava arrumando tudo para os novos hospedes. Foi só o tempo de trocar de roupa e enfiar as coisas dentro do carro. Ainda paramos na praça pra tomar aquela cerveja de lei e posteriormente pegar a estrada de volta para Ouro Preto. Gostaria de ter uma nova oportunidade de voltar ao Pico dos Horizontes e tentar o ataque ao cume. Quem sabe com mais experiência em trilhas em me sinta mais segura para este feito.