/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5f01c9763f702/adventure/6432dc861407d/6432dfdd86100-2.jpg)
Guia - Morro do Alicate
Bonita montanha inserida na porção petropolitana do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
Montañismo HikingMorro do Alicate
Classificação (*)
Duração: 2h a 3h (ida)
Percurso: 4,1km (ida)
Altitude Inicial: 980m (portaria Bonfim do Parque Nacional da Serra dos Órgãos)
Altitude Final: 1670m
Desnível: 690m
Esforço: Moderado
Exposição ao Risco: Pequeno
Orientação: Moderada
Insolação: Média
Descrição
Bonita montanha, com uma vista incrível do vale do Bonfim, do Pico do Glória e de parte da travessia Petrópolis X Teresópolis. Como essa montanha se encontra dentro dos limites do Parque Nacional e na parte “alta”, é preciso registrar sua entrada no parque, preenchendo o termo de responsabilidade. Atualmente, não está sendo cobrado nenhum valor para entrada no parque.
Quem chega de carro, pode deixá-lo no estacionamento localizado a esquerda na última bifurcação para a portaria. Quem depende de transporte público, deve usar a linha de ônibus 611 - Bonfim Pinheiral, que sai do terminal rodoviário de Corrêas.
A parte inicial dessa trilha é a mesma usada para ir até a bifurcação do Véu da Noiva e Morro do Açu. Na clareira, devemos tomar o caminho da direita, subindo. Esse trecho leva a Pedra do Queijo e é muito frequentado, estando bem marcado. Esse é o trecho de maior insolação de todo o caminho, então é bom caprichar no protetor solar.
Há muitos anos, esse caminho era praticamente uma linha reta e extremamente cansativo para subir. O parque abriu uma nova trilha usando as curvas de nível do terreno e tornou a subida (um pouco) mais tranquila, embora mais longa. Durante a subida é possível ver o cume do Alicate a esquerda.
Morro do Alicate a direita da foto
É preciso ter um pouco de atenção para o ponto em que devemos sair da trilha para o Queijo. Alguns poucos minutos após passarmos por uma formação rochosa a esquerda, em uma curva surge a trilha do Alicate, numa descida bastante forte a esquerda. Nesse exato ponto começamos a ouvir o barulho de uma cachoeira.
Desça cuidadosamente esse trecho íngreme que leva até um rio, um bom ponto para abastecer o cantil. Após dias chuvosos, vários pontos estão bastante escorregadios. Depois de atravessar o rio, a trilha sobe forte e bem marcada, com alguns trechos mais inclinados. Um pouco antes do cume, temos que atravessar um trecho com muitos bambus e, dependendo da época, pode estar um pouco fechado, principalmente fora da temporada.
Vencida essa etapa e um último trecho íngreme, onde pode ser necessário usar as árvores como apoio, chegamos no cume do Alicate, onde existe um bonito totem de pedras. O visual do vale do Bonfim é incrível e podemos avistar outras montanhas da região, como o Glória e o Alcobaça. A direita do cume existe um bonito mirante de onde podemos ver a cachoeira Véu da Noiva. Fique atento, pois já houve relatos de ataques de abelhas.
Cume do Morro da Mensagem
INFO: para consultar os horários do ônibus Bonfim Pinheral, saindo do Terminal Correas, acesse o site da CPTRANS.
DICA 1: se você estiver com tempo sobrando, vale explorar a Cachoeira do Alicate, que fica um pouco acima do ponto onde cruzamos o rio. O acesso é feito por uma trilha que acompanha o leito desse rio. Em alguns pontos pode estar um pouco fechada. A cachoeira não tem poço, mas é muito bonita e rende belas fotos.
DICA 2: no retorno, após sair do parque, você pode aproveitar para almoçar uma comida caseira de qualidade no Restaurante do Tourinho.
* Dados de acordo com a metodologia de classificação de trilhas desenvolvida pela Femerj (Federação de Esportes de Montanha do Rio de Janeiro).
