ATM Minas 2023, realizada na praça do papa, aos pés da Serra do Curral, cartão postal da capital mineira.
O Centro Excursionista Mineiro – CEM sempre prestigiou a Abertura de Temporada de Montanhismo no Rio de Janeiro (Rio nas Montanhas), marcando presença neste evento há mais de uma década, acompanhado de muito entusiasmo, da tradicional cachaça e queijo, além do sonho de um dia conseguir realizar algo semelhante em Minas Gerais. A ATM marca o início da época mais propícia para a prática do montanhismo (em suas diversas modalidades). Tem como objetivos celebrar a cultura do montanhismo e estimular a realização de atividades ao ar livre, além de promover o encontro anual de montanhistas e simpatizantes.
Com a reestruturação da Federação de Montanhismo e Escalada do Estado de Minas Gerais – FEMEMG, o sonho se tornou realidade no dia 04 de maio de 2019, ocasião em que foi realizada a primeira ATM Minas, que contou com a participação de clubes e associações de montanhismo e escalada de MG, grupos de caminhada, unidades de conservação, lojas de equipamentos de montanhismo, além de convidados ilustres que ministraram palestras e abrilhantaram a festa, dentre eles, alguns colegas escaladores do Rio de Janeiro e do Espirito Santo.
Uma segunda edição estava pronta para ser realizada no ano seguinte, em 2020, mas a pandemia da COVID-19 frustrou os planos. Para compensar, a partir do segundo semestre de 2022 teve início o planejamento do evento previsto para 2023. Vencida uma concorrência para obtenção de auxílio financeiro junto à Belotur (empresa pública responsável pela divulgação do turismo na cidade de Belo Horizonte), foi dada a largada para a sua realização.
No sábado, dia 15 de abril de 2023, foi realizada a ATM Minas 2023, novamente na praça do Papa, aos pés da serra do Curral, cartão postal da capital mineira. Clubes, associações e grupos de caminhada, marcaram presença e apresentaram as diversas práticas associadas ao montanhismo e à escalada para um público de mais de 2000 pessoas.
A tenda do Centro Excursionista Mineiro foi uma das mais animadas, graças à presença de muitos sócios que se empenharam em apresentar o clube ao público leigo. Diferente do Rio de Janeiro, onde o montanhismo organizado se consolidou ao longo de mais de um século, com uma tradição mantida por diversos clubes, em Minas Gerais ele ainda precisa se organizar melhor e se fortalecer. Por isso a importância de um evento como a ATM Minas.
Programação do evento, com diversas atividades ao longo do dia.
A previsão de chuva não se confirmou e o evento foi contemplado com um dia de céu azul e muito sol.
O evento foi realizado pela Federação de Montanhismo e Escalada do Estado de Minas Gerais - FEMEMG.
Clubes e associações marcaram presença, alguns de forma tímida, com poucos representantes. O montanhismo mineiro ainda precisa amadurecer.
A tenda do Centro Excursionista Mineiro - CEM foi uma das mais procuradas pelo público em busca de informações sobre montanhismo e escalada.
E foi, sem dúvida, uma das mais animadas do evento.
A participação dos sócios do CEM no evento foi bastante representativa.
O muro de escalada foi um sucesso de bilheteria junto ao público jovem.
Alguns "Cinquentinhas" (filhos do CEM) esbanjaram talento na escalada.
Teve atividade para todas as idades. Esta turma foi caminhar na trilha do Cerrado, no Parque Municipal das Mangabeiras.
Na gincana interclubes a turma do CEM fez bonito, conquistando o primeiro lugar.
Parabéns a esta turma de vencedores, que não poupou esforços para fazer deste um evento grandioso!
