AventureBox

CENTRO EXCURSIONISTA MINEIRO

    Clube de excursionistas criado para unir pessoas que valorizam os ideais de amizade e companheirismo que permeiam a prática do montanhismo

    CEM
    11/06/2022 08:19

    O Centro Excursionista Mineiro - CEM

    Fundado em 18 de agosto de 2005, o Centro Excursionista Mineiro - CEM é um clube de excursionistas sem fins lucrativos, criado para unir pessoas que valorizam os ideais de amizade e companheirismo que permeiam a prática do montanhismo.

    Concebido nos moldes dos clubes do Rio de Janeiro, tem como finalidade a promoção de atividades de excursionismo, em geral, e de montanhismo, em particular.

    As atividades do CEM são planejadas e desenvolvidas pelos associados e não implicam em qualquer forma de remuneração por parte de sua diretoria ou corpo de guias, salvo o rateio de eventuais despesas com deslocamento ou serviços prestados por terceiros. Possui sede própria, onde realiza encontros semanais para discutir assuntos de interesse comum e o planejamento das atividades de excursionismo, além de cursos, palestras e eventos diversos.

    O CEM também se dedica à execução direta de projetos, programas ou ações, por meio da doação de recursos físicos, humanos e financeiros, ou prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações sem fins lucrativos e a órgãos do setor público, que atuam na defesa, preservação e conservação do meio ambiente.

    Acreditamos que a liberdade de acesso a montanhas e paredes de escalada é um direito fundamental. Para isso incentivamos a prática responsável das atividades, que devem ser realizadas de forma ambientalmente consciente e proativa com a preservação da natureza.

    A fundação do CEM

    A história do CEM teve início a partir de uma ligação telefônica entre o escalador mineiro Eustáquio Macedo Melo Júnior e o escalador egresso do Rio de Janeiro, Gustavo Adolfo Carrozzino (Xaxá), membro do Centro Excursionista Rio de Janeiro (CERJ), para retomar uma conversa sobre o sonho de fundar um clube de montanhismo em Belo Horizonte.

    No dia 18 de agosto de 2005 os dois se juntaram a outros oito montanhistas e tornaram o sonho realidade, com a criação do Centro Excursionista Mineiro.

    A conquista da sede própria

    A partir da criação do CEM, seus associados passaram a realizar reuniões sociais semanais, às quintas-feiras, inicialmente se valendo da estrutura do Bar/Loja 7 Cumes, que funcionava na Rua Alagoas, Savassi. Mas, em pouco tempo, a possibilidade de uma sede própria para o clube passou a ser vista como uma necessidade real.

    A iniciativa partiu do Eustáquio, então vice-presidente do Clube, que, em meados de 2005, iniciou uma busca messiânica por um imóvel bem localizado e com baixo custo de manutenção.

    Uma vez encontrado o imóvel, o desafio seguinte foi a busca por sócios interessados em bancar a empreitada, que também logrou sucesso, graças ao empenho do nosso ilustre colega.

    Dezesseis pessoas acreditaram no sonho que hoje está concretizado, permitindo ao CEM continuar a incentivar e apoiar a prática consciente do montanhismo, tornando-se um ponto de encontro permanente para pessoas prontas para uma aventura.

    A partir de 2006, já com a casa arrumada, as reuniões passaram a ser realizadas no endereço atual e o CEM tornou-se o primeiro clube mineiro de montanhismo a possuir uma sede própria.

    A consolidação do CEM e a sua continuidade ao longo dos últimos anos se deve, em grande parte, a esta importante conquista.

    Reuniões sociais

    As reuniões sociais são realizadas todas as quintas-feiras, a partir das 20 horas, na sede social do CEM, situada na Av. Nossa Senhora do Carmo, no 221, sala 224, Carmo, Belo Horizonte, MG.

    Além de uma oportunidade para encontrar com os colegas e discutir temas relacionados ao montanhismo, organizar pranchetas e receber novos associados, esses encontros traduzem a importância de uma sede própria para a existência do clube. Segundo Waldecy Mathias Lucena do CERJ, historiador do montanhismo brasileiro, o Rio de Janeiro já teve inúmeros clubes e só tiveram longevidade aqueles adquiriram a sede própria.

    Pranchetas

    As Pranchetas sempre foram adotadas pelos clubes de montanhismo como uma ferramenta de apoio (literalmente!) na inscrição e no planejamento das atividades ao ar livre.

    Embora ainda sejam utilizadas, vêm sendo paulatinamente substituídas pelas mídias sociais, especialmente por ferramentas digitais como o Whatsapp. Com o passar dos anos, a denominação “prancheta” se perpetuou, passando a representar a atividade em si.

    Sua principal função é auxiliar na manutenção do caráter oficial das atividades do clube, evitando que iniciativas pontuais dos associados acabem por favorecer a formação de “panelinhas”, que costumam deixar de lado os novos associados ou aqueles que interagem pouco socialmente.

    Escaladas

    Escaladas são uma vocação natural do CEM. Afinal, o clube foi fundado por escaladores, como nossos colegas Eustáquio, Xaxá, Christian e Tonico Magalhães, apenas para citar alguns exemplos e sem desmerecer outros tantos que fazem ou já fizeram parte do CEM.

    As escaladas costumam ser realizadas em grupos fechados, uma vez que demandam maior aptidão técnica e envolvem maior risco de acidentes. Parceiros já com certa afinidade combinam as saídas nas reuniões sociais ou em grupos específicos nas mídias sociais. Vez por outra, são realizadas pranchetas oficiais do CEM, como forma de promover a atividade entre os novos associados.

    Caminhadas

    Sempre procuramos deixar claro aos novos associados e às pessoas que visitam nossa sede, que o CEM é um clube de montanhismo e não uma agência de ecoturismo.

    Se para a maioria das pessoas que frequentam o ambiente natural, a principal motivação é o passeio em si, para nós, montanhistas e excursionistas, existe todo um conjunto de valores que representam muito mais do que o simples aspecto do lazer ou da recreação em nossas atividades.

    O que nos move é a paixão pelas montanhas e a vontade de comungar uma aventura em que não há competição, torcida ou aplauso, apenas a certeza de mais uma conquista ao final de cada caminhada. É redescobrir o valor do simples e ver nele o mais belo dos mundos. É respeitar a natureza e entender que ela é nosso maior patrimônio.

    As pranchetas no CEM são organizadas por pessoas que valorizam os mesmos ideais e a mesma paixão pelas montanhas. Portanto, estar em sintonia com o grupo é um quesito fundamental.

    Participação em projetos e mobilização

    Desde 2015 o CEM participa ativamente do grupo de coordenação do Projeto Piloto Travessias do Parque Nacional da Serra do Cipó, especialmente na implantação da travessia Alto Palácio até a Serra dos Alves. Em 2018 essa travessia também passou a fazer parte da Trilha de Longo Curso Transespinhaço (TESP), criada oficialmente em 16/06/18, na qual o CEM também participa ativamente da coordenação e das ações de planejamento, implantação e sinalização.

    Ao longo do segundo semestre de 2019 o CEM elaborou um guia prático que consolida informações gerais sobre a região por onde passa a travessia, bem como um roteiro detalhado com os trechos a serem percorridos em cada dia da caminhada, tendo como base o sentido preferencial Norte – Sul. Tem como principal finalidade, contribuir para que a travessia seja uma experiência agradável e inesquecível.

    A versão digital do guia em pdf pode ser baixada no site do ICMBio:

    https://www.icmbio.gov.br/parnaserradocipo/images/stories/guia_do_visitante/Guia%20Travessia%20Alto%20Palacio%20Serra%20dos%20Alves.pdf

    Além do manejo de trilhas e vias de escalada, o Clube realiza uma série de iniciativas, que vão desde campanhas, mutirões, participação em projetos de conservação ambiental e uma infinidade de ações em prol do montanhismo e do livre acesso às montanhas e áreas naturais. O montanhista do CEM não está apenas elevando seu potencial para a prática do esporte, mas sim, contribuindo diretamente para que esta prática seja reconhecida e realizada de forma consciente!

    Assim como os demais clubes de montanhismo, o CEM é formado por pessoas sérias e experientes, que sempre buscam transmitir, com muita satisfação e boa vontade, o conhecimento e os valores adquiridos, tanto aos iniciantes, quanto aos que já possuem certa experiência. Se você quer praticar caminhadas ou escaladas de forma correta, segura e de acordo com os preceitos de mínimo impacato no ambiente natural, procure um clube de montanhismo na sua região e se informe. Ele pode trazer um novo rumo para a sua vida!

    Contatos:

    E-mail: centroexcursionistamineiro@gmail.com

    Facebook: Centro Excursionista Mineiro

    Instagram: @centroexcursionistamineiro

    CEM
    CEM

    Publicado en 11/06/2022 08:19

    Vistas

    514

    0 Comentarios
    CEM

    CEM

    Belo Horizonte, MG

    Rox
    117

    Centro Excursionista Mineiro. Clube de montanhismo, desde 18/08/05. Filiado a FEMEMG e CBME.

    Mapa de Aventuras
    sitedocem.org.br


    Mínimo Impacto
    Manifiesto
    Rox

    Peter Tofte, Fabio Fliess y otras 451 personas apoyan el manifiesto.


    Juntos
    Aventuras Inclusivas
    Rox

    Fabio Fliess, Peter Tofte y otras 182 personas apoyan a Juntos.