/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5ce0a158306ce/adventure/5dc4bcafb7a1a/5dc4bcafbba62-2.jpg)
Agulhinha da Gávea + Pedra Bonita
Trilhas simultâneas do Clube Outdoor na cidade do Rio de Janeiro. (Relato: Henrique Protázio)
HikingEvento: Pedra Bonita x Agulhinha
Data: 02/11/2019
Local: PNT, Rio de Janeiro
Atividade: Caminhada dentro da Cidade do RJ
Participantes: 21 pessoas (13 novatos)
Transporte: Individual
Início: Estacionamento da Pista de Voo Livre, às 08:45
Ponto Final: Estacionamento da Pista de Voo Livre, por volta de 12:40.
RELATO
Rio de Janeiro, 02/11/2019.
Manhã de tempo fechado, alertemos aos participantes logo cedo que o evento estaria mantido e seguimos os preparativos para ida e divulgamos a grande surpresa do dia, que seria a presença do Joaquim, nosso mais novo integrante do Clube Outdoor, um pequeno aventureiro de 2 anos de idade, junto com sua mamãe em sua mochila Kid Confort da Deuter. Combinamos 3 pontos de encontro, como gostamos de caminhar, com um evento um pouco para cada estilo. Outras duas participantes toparam ir andando desde o primeiro ponto de encontro até o ponto de partida para início da trilha, o estacionamento da pista de voo livre. Nos encontramos, pegamos o ônibus que sobe o Alto da Boa Vista, chegamos em tempo para início de nossa caminhada, iniciada às 07:15 hs, fizemos uma caminhada tranquila e depois de 25 minutos chegamos ao segundo ponto de encontro. Aguardamos outra parte do grupo que estava chegando de Niterói enquanto esperávamos a liberação de entrada às 08 hs.
Após abertura dos portões, dividimos o grupo, Josye ficou na porta esperando parte do pessoal chegar e Henrique subiu com outros integrantes para o estacionamento. Aos poucos, o pessoal foi chegando, devido ao tempo fechado, não sabia ao certo a quantidade real de participantes, mas para nossa surpresa e alegria contamos com 21 pessoas, muitas novas no grupo. Paola e nosso mascotinho, Joaquim, vieram com nossa participante e amiga Patrícia e subiram de carona com o pessoal do voo livre. Agrupamos todos, fizemos uma chamada para quantificar e conhecer os participantes e explicar como seria a dinâmica do guiamento. Devido ao grupo ser grande, fizemos uma divisão do pessoal em dois grupos, um com 11 participantes, guiado pelo Henrique e pela Zoé, e o outro guiado pela Josye com apoio do Osório, com 10 participantes.
Iniciamos a subida para Agulhinha com o primeiro grupo enquanto o segundo grupo nos esperava na rampa de voo livre apreciando a paisagem. Fizemos uma caminhada tranquila e em menos de 20 minutos chegamos ao cume da Agulhinha com seus 610 metros de altitude, o tempo permaneceu fechado e pouco tivemos visão da paisagem do entorno, tiramos fotos e não demoramos muito, o outro grupo ainda ia subir a Agulhinha e combinamos de subir a Pedra Bonita juntos. Enquanto descíamos, o segundo grupo iniciou a subida e nos encontramos durante o caminho. Fomos em direção a rampa de voo livre onde Paola e Joaquim nos aguardavam, rapidamente chegamos na rampa, o pessoal do primeiro aproveitou para tirar algumas fotos e comer algo.
Primeiro grupo no cume da Agulhinha da Gávea.
Nos preparamos para a subida da Pedra Bonita antes do retorno do segundo grupo, iríamos subir em ritmo mais lento e iniciamos na frente. Auxiliei a Paola com os ajustes da mochila para melhor conforto durante a caminhada, fomos em direção ao início da trilha, nos identificamos nos registros do Parque e iniciamos a caminhada, Joaquim e Paola foram sem dúvidas as sensações. Ela pela garra e perseverança durante todo o trajeto, mostrando ser super capaz e provando ser viável e ele por ser uma ótima criança, ainda por cima simpático.
Joaquim preparado para o desafio.
Admiramos o amor de mãe e filho.
Subimos em ritmo tranquilo, conversando e dando todo o suporte necessário. Logo bateu aquele soninho em nosso mascotinho e ele acabou dormindo, o segundo grupo logo nos alcançou, parte ficou conosco e os demais seguiram num ritmo mais rápido até o ponto onde iríamos nos agrupar. Fizemos paradas estratégicas durante a subida para hidratação, ajustes de mochila, fotos e fizemos alguns vídeos também como registros. Sempre com o tempo fechado, chegamos ao topo da Pedra Bonita sem vista alguma, encontramos a outra parte do grupo, aproveitamos para lanchar, descansar e tirar algumas fotos do grupo e individuais.
Galera reunida na Pedra Bonita.
Ficamos no topo da Pedra Bonita por cerca de 30 minutos e nada de o tempo abrir, nos preparamos para início da descida e seguimos descendo em direção ao ponto de origem, o estacionamento da pista de voo livre. Por onde passávamos, Paola e Joaquim despertavam curiosidade e admiração, pois infelizmente não é comum vermos cenas assim por aqui. Fizemos uma descida calma e logo já estávamos de volta, fizemos a baixa de nossa entrada nos controles do parque e seguimos novamente para o estacionamento para encerramento do evento. Com todos juntos, agradecemos a presença de todos, a confiança da Paola. Nos despedimos e cada um seguiu seu caminho. Fiz o convite para quem quisesse ir almoçar no já famoso churrasquinho do Verdun e logo seguimos a caminhada em direção ao Alto da Boa vista para pegarmos nosso ônibus e irmos embora.
Dia de pouca visibilidade mas de ótima companhia!!!! Valeu Clube Outdoor!!!
🙋
Muito bom trilhar com vcs!