/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5ce0a158306ce/adventure/6316754480ebf/6316754485070-2.jpg)
P7 - Sete Pontos no Parque Nacional da Tijuca | RJ
Trilha de 1 dia pelos pontos: Alto da Bandeira, Pedra do Conde, Anhanguera, Mirante Excelsior, Andaraí Maior, Tijuca-Mirim e Pico da Tijuca.
HikingEvento: P7 - Sete Pontos no Parque Nacional da Tijuca
Data: 28/08/2022
Relato: BRuno Negreiros
Local: Parque nacional da Tijuca - RJ
Atividade: Hiking de 1 dia e aproximados 16km.
Participantes: 12 pessoas
Transporte: transporte público ou caronas.
Início e Fim: Praça Afonso Viseu - https://goo.gl/maps/eerjV44LCmJSPkAJ7
RELATO
Nos encontramos na Praça Afonso Viseu por volta das 7:30 quando, gradualmente, os participantes foram chegando ou avisando que não poderiam participar. Com 12 pessoas já unidas antes das 8:00, entramos pela Portaria do Parque Nacional da Tijuca, subindo pela Estrada da Cascatinha. Paramos rapidamente próximo à Cascatinha Taunay, uns foram no banheiro e outros tiraram fotos. Depois, pegamos à trilha a direita e seguimos cortando caminho até reencontrar a estrada mais acima, já próximo da Capela Mayrink. Entramos à direita da mesma e paramos na praça para um papo inicial, deixando claro que o companheirismo seria o fundamento principal do nosso dia.
Entramos pra valer na trilha, seguindo até a primeira bifurcação e virando á direita, com todos bem juntos e um ritmo bom, chegamos no Alto da Bandeira já com 25 minutos de caminhada, esse foi o nosso primeiro cume do dia. Na descida, apesar do grupo abrir um pouco, todos da frente sempre paravam em pontos estratégicos para reagrupar. Seguimos, pegamos a outra entrada da bifurcação e chegamos na próxima saída para ataque. Ali, avisei que a subida da Pedra do Conde seria mais difícil e todos se prepararam… O grupo seguiu mais aberto, mas agrupando para superar uma ou outra passagem mais complicada e comemorando muito no cume, frente a um visual incrível dos dois lados da cidade do Rio de Janeiro. Já tínhamos percorrido 3km em 1:10.
Descemos o Conde com muito cuidado, visto que alguns participantes tinham ritmos diferentes, avançamos um pouco e já viramos à direita para o Anhanguera, chegamos lá e apreciamos a vegetação bem diferente do padrão do resto da floresta. Ali, com todos os participantes ainda unidos, valia a foto oficial do evento.
Todos juntos no Anhanguera.
Descemos, tomamos à direita, chegamos na Estrada do Excelsior e fomos até o mirante (P4 cumprido), ficando não muito tempo e priorizando nossa segurança. Ao retornarmos à bifurcação de entrada para os maiores picos do dia, 6 participantes que tinham ido para fazer 4 picos se despediram de todos… Nesse momento, ficou claro que o evento tinha sido muito legal exatamente pela oportunidade de unir diferentes objetivos. Seguimos para a segunda parte do dia…
Entramos num pedaço da Trilha da Lagartixa, viramos à direita no Largo da Caveira e subimos próximo à ruida... pegamos uma subida ainda não tão íngreme até a bifurcação… paramos para aquele lanche reforçado, já que eram 12:00. Pegamos a direita e fizemos uma boa subida até o cume do Andaraí Maior, bem comemorado… a galera tava bem! Descemos, passamos pela bifurcação e ENCARAMOS A SUBIDONA segundo o perfume do andarilho solitário, chegando no cume perto das 13:00… uma rápida parada na sombra, umas fotos legais e seguimos para o último cume do dia… encaramos a escadaria e concluídos os sete pontos do PNT às 13:40, comemorando ainda mais e nós cumprimentamos… ufa, um bom dia de caminhada em seus aproximadamente 9,5km totais… valeu aquela foto para registrar.
Galera do P7.
Fizemos uma descida tranquila por trilhas e estrada, cortando caminho pela Cachoeira das Almas e Centro de Visitantes, com direito a uma aula sobre animais peçonhentos por um dos guarda-parques…
Uma aula sobre animais peçonhentos no PNT.
Próximo das 15:30 estávamos de volta na Cascata Taunay e na Portaria. Finalizamos o evento com absoluto sucesso, atendendo a todos os públicos e promovendo uma caminhada bem legal no Parque Nacional da Tijuca. Fica a certeza do quanto esses eventos são bem legais pela capacidade de interação humana e a sua eficiência em atrair cada vez mais novas pessoas para o grupo!
O 1o comentário do meu filho Pedro ao chegar em casa e encontrar a mãe foi: “O pessoal do Clube disse que somos a nova geração outdoor…” hehehe! Essa não tinha te contado ainda, Bruno.