/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5ce0a158306ce/adventure/62b238bdb45d3/62b239656a141-2.jpg)
Pedra do Baú, Ana Chata, Bauzinho + Cachoeira do Encontro
Caminhada de 1 dia até as Pedra do Baú, Ana Chata, Bauzinho, pernoite e ida até à Cachoeira do Encontro, em São Bento do Sapucaí/SP.
Montanhismo Hiking RapelEvento: Pedra do Baú, Ana Chata, Bauzinho + Cachoeira do Encontro
Data: 04/05/2022 a 05/05/2022
Local: MONA Pedra do Baú + São Bento do Sapucaí
Atividade: Caminhada de 1 dia + Ida até Cachoeira.
Participantes: 15 pessoas (13 pessoas caminhando e 2 escalando)
Guiada: Armazém Aventura - empresa familiar que atua nos segmentos de comércio, passeios de aventura e cursos de formação em escalada, auto resgate e mapa & bússola - todos ministrados por Antônio Calvo.
Transporte: Van (Suprema Rios) - Motorista Max.
Início: Portaria MONA Pedra do Baú - https://goo.gl/maps/guxPHc2V5e5RuE7X7
Cachoeira: https://goo.gl/maps/o52JFatqsELMRmSd9
RELATO
Dia 1 - 04/06/2022 - Pedra do Baú + Ana Chada + Baúzinho (Relato: Danielle Hepner)
O grupo se dividiu no estacionamento do Restaurante do Baú, onde o Antonio Calvo, do Armazém Aventura distribuiu os equipamentos de segurança (cadeirinhas e capacetes) para cada um dos participantes e fez um breve relato de como seria o dia. Ali o grupo se dividiu. Bruno, Gabriel e Calvo seguiram para a via de escalada e os demais permaneceram no local para se dirigirem ao início do caminho.
Galera reunida antes da aventura.
A subida do Baú teve início por trilha localizada nos fundos do restaurante do Baú, em uma subida ora mais leve, ora mais íngreme, em cerca de 1h30 de caminhada em um ritmo cadenciado, porém constante. Todos caminhavam juntos guiados pela Duda e o Ingo, e o grupo foi fechado pelo Patrick, todos guias do Armazém Aventura.
Caminhada de aproximação.
O grupo parou na base da via ferrata para se equipar com as cadeirinhas e capacetes. Duda ficou com três participantes e Patrick e Ingo com cinco cada. Os guias instruíram como seria a subida e lá foram os grupos pela escadaria de cerca de 320 ganchos de ferro cravados na rocha até o cume da pedra do Baú. Ao chegar, o cume se encontrava um pouco cheio, mas com espaço suficiente para que todos se acomodassem em segurança. Foi feita uma breve parada para lanche e fotos, e, por volta de 30 minutos depois, a descida foi iniciada. Entretanto, demorou um pouco por conta de alguns engarrafamentos devido aos grupos que estavam subindo a via ferrata.
Subida da Via Ferrata.
Cume da Pedra do Baú.
Feita a descida, o grupo retirou os equipamentos de segurança e iniciou uma descida rápida até a bifurcação que leva para o cume da Ana Chata. O caminho, em seguida, é uma subida por trilha bem marcada até chegar em uma escada de ferro que leva a uma pequena 'gruta', onde é necessário passar abaixado, e com pouca luminosidade, a trilha segue até uma pequenina via ferrata, por mais um trecho estreito e, finalmente, após cerca de 40min/1h, cume! Uma vista linda para o Baú e todo o MONA. O Patrick preparou café para os participantes, e, após um tempo, todos iniciaram a descida até a bifurcação.
Time feminino no cume da Ana Chata.
Dali o trajeto seria de mais uma 1h até o cume do Bauzinho, em subida por trilha e em escadas com degraus naturais até o estacionamento do parque e, de lá, o restante do caminho foi feito pela rocha. Neste momento, o grupo reencontrou Bruno, Gabriel e Antônio Calvo, que fizeram a escalada do Baú (essa merece um outro relato próprio).
Fim do dia no cume do Bauzinho.
Dia 2 - 05/06/2022 - Cachoeira do Encontro
Acordamos com muita tranquilidade no Quintal Sem Fim. Tomamos café da manhã às 8:00 e saímos de lá cerca das 9:30. Dalí, passamos na Loja do Armazém Aventura, onde o pessoal conheceu um pouco mais da filosofia de trabalho e comprou alguns equipamentos bem legais. Por volta das 10:30 pegamos a estrada e partimos para a Cachoeira do Encontro. Chegamos no ponto de início da trilha por volta das 11:00 e tocamos pelo caminho bem fácil por 15 minutos. Chegando lá, o Armazém Aventura (Antônio Calvo e Duda) montaram um rapel em uma das cachoeiras com 20m enquanto o pessoal se divertia e tomava banho no encontro deste córrego com uma outra de 50m ao lado. Logo o rapel estava pronto e uma galera curtiu a descida… indo um por um. Alguns foram mais de uma vez.
Aquele rapel irado pra fechar o evento.
Mais um pouco de diversão e banhos, até que encerramos a atividade cerca de 13:00, quando retornamos pela trilha, encontramos a van e partimos para o Restaurante Sabor e Arte, onde tivemos o almoço final do evento, seguido do tranquilo retorno ao Rio de janeiro.
O rosto de todos os participantes deixavam claro o quanto curtiram as atividades do fim de semana, também toda a recepção e cuidado do Armazém Aventura. Mais um grande evento de sucesso. Este evento foi remarcado várias vezes por problemas de datas, mas caiu na hora certa. O tempo ajudou, os participantes foram incríveis e os desafios irados. Obrigado à São Bento do Sapucaí por nos receber tão bem. Obrigado ao Armazém Aventura e ao Mona da Pedra do Baú… voltamos em breve.
Valeu SBS.
Perfeito. Ótimos comentários.