/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5ce0a158306ce/adventure/5d514ca132603/5d514d3ac911d-2.jpg)
Travessia Ciganos - Bom Retiro
Hicking atravessando o P. Nacional da Tijuca, saindo da Represa dos Ciganos e indo até o Largo do Bom Retiro. (Relato: Henrique Protázio)
Hiking MontañismoData: 21/07/2019
Local: Parque Nacional da Tijuca (PNT), Rio de Janeiro
Atividade: Hiking, caminha dentro da Cidade do RJ
Participantes: 16 pessoas (8 novatos)
Transporte: individual
Início: Hospital Cardoso Fontes, às 08:20 do dia 21/07/2019
Ponto Final: Praça Afonso Viseu, por volta de 16:10.
RELATO
Rio de Janeiro, 21/07/2019.
Para esse evento, marcamos dois pontos de encontro. No primeiro ponto foi um local auxiliar para agrupar o pessoal que não sabia chegar ao ponto inicial, às 07:30 no posto ipiranga da subida da estrada grajaú x jacarepaguá. Lá, tomamos café da manhã na loja de conveniência enquanto aguardávamos. Houve um pequeno atraso, nada que comprometesse. Pegamos um ônibus e subimos a serra todos juntos. Chegamos ao ponto de encontro, em frente ao Hospital Cardoso Fontes, pouco antes das 8 hs, nos apresentamos e cumprimentamos, verifiquei se todos os participantes tinham chegado e fomos em direção ao ponto de início. O clima favoreceu, o tempo estava aberto e o céu estava sem nuvens.
Foi um início de caminhada bem tranquilo, com o grupo se mantendo num mesmo ritmo até a primeira parada na Represa dos Ciganos. Após este ponto, adentramos na mata mais fechada, este caminho é pouco frequentado e haviam muitas partes com árvores e galhos caídos, o que nos fez ter cuidado redobrado nos obrigou a fazer alguns desvios.
O grupo estava muito bem, havendo apenas uma pequena diferença de ritmo nas subidas, onde nem todos tinham o mesmo rendimento. Sempre que notávamos uma abertura grande entre alguns integrantes, parávamos para agrupar. Ao chegarmos num ponto chamado Lajeado, fizemos uma parada para lanche de 15 minutos antes de continuarmos. Fizemos um desvio para conhecermos as Ruínas da Antiga Fazendo Boa Vista, no local, nonde falamos um pouco sobre a história do PNT e sua vegetação.
Após mais um tempo de subida, chegamos em uma bifurcação onde há vários caminhos para as trilhas do PNT, descansamos um tempo, comemos e conversamos. Decidimos ir em direção ao Tijuca Mirim, parte bônus da travessia, uma subida boa para treino após toda a distância já percorrida. O grupo já não estava mais no mesmo ritmo, mas todos subiram, comemoraram e tiramos muitas fotos no pico.
Daquele ponto decidimos ir em direção ao Pico da Tijuca, tendo em vista a sua proximidade. Fomos então em direção às escadas talhadas na rocha. Foi uma boa subida, o grupo todo rendeu muito bem e atingirmos mais este cume, o ponto mais alto do PNT, novamente com novas fotos e mais lanche.
Não demoramos muito no Pico da Tijuca, a hora já era ideal para a descida. O evento continuou de forma bem tranquila, descemos num excelente ritmo até a chegada ao Bom Retiro, destino final de nossa travessia.
Após nossa chegada, aproveitamos para beber água na fonte e descansar. Ainda havia mais uma leve caminhada até a praça Afonso Viseu. Fizemos a descida mesclando asfalto e trilha, passamos rapidamente na Cachoeira das Almas e seguimos em direção ao Centro de Visitantes. Logo seguimos descendo e rapidamente chegamos na entrada do parque, finalizando nosso dia incrível, que favoreceu a criação de um clima de alto astral e o surgimento de novas amizades.
