AventureBoxExplore
Create your account
Curso de mergulho, porque resolvi fazer?

Curso de mergulho, porque resolvi fazer?

#Cursodemergulho #DIVE #Eumergulhocomanarwhal #ilhabela #ilhadascabras #mergulho #Narwhal #narwhalilhabela #narwhalmoema

Eu estava no feriado de janeiro com uma amiga na Ilhabela e conhecemos varias pessoas que haviam feito o checkout de mergulho.

Bom eu não sabia nadar, por mais empolgada que eu podia me sentir ao ouvir as pessoas falando eu sabia que meu medo de agua era um grande limitador.

Mas será que era mesmo ou apenas coisa da minha cabeça?

Bom chegando em SP resolvi ir em um escola de mergulho ver como era preços e curso. O instrutor sugeriu que antes de eu fechasse o curso eu fosse a piscina para eu entender um pouco de como era respirar com cilindro e também para ver se meu medo seria contornável.

Lá fomos nos, fiquei umas 3 horas na piscina, apenas perdendo o receio de usar os equipamento. Quando sai de lá pensei: 1º passo ok, porque não tentar? o Edu foi super atencioso e cuidadoso.

Fechei o curso, como funciona? E porque hoje eu digo que eu a menina que tinha PAVOR de agua acabei o curso Open Water e já conto os dias para fazer o avançado.

Certificação: A certificação que eu fiz foi a PADI Open Water. Com esta certificação posso mergulhar com equipamento a até 18 metros de profundidade em mar aberto.

A certificação dura por toda a vida.

Quanto custa? No curso com certificação, incluindo 2 dias de checkout, cilindros, roupa de neopraine, lanche e bebidas no barco. Material didático, aula teórica.

Não incluso: Nadadeiras, mascara e snorkel. Pousada na ilhabela e deslocamento.

Recomendo verificar na escola pois os preços mudam né?

Onde fazer: Eu fiz na Narwhal

Acho muito importante essa questão do atendimento, as vezes fechamos cursos por preço ou proximidade porém o + importante é ver a agencia e a segurança que te fazem sentir, pois qualquer ''erro'' em um curso de esportes podem nos causas mais inseguranças ainda né? Eu só tenho elogios a equipe do curso pois tiveram toda a paciência do mundo para nos ajudar no que fosse preciso.

O curso nessa agencia funciona de seg a quinta ou um fds para teoria e piscina.

http://www.narwhal.com.br/cursos-de-mergulho/basico-iniciantes/

1º dia - Teoria + Piscina

Cheguei na Narwhal moema as 8:00 e fomos ate as 18:00.

O instrutor - Datena, e o Dive master - Walmir.

Eles se apresentaram e explicaram o funcionamento do curso, são 5 capítulos basicamente e depois piscina onde praticamos o que aprendemos. Vimos desde historia do mergulho, equipamentos, procedimentos de segurança, riscos, como evitar problemas, conceitos.

De tarde: piscina, exercícios de mascara, como montar e desmontar seu equipamento, teste de piscina, snorkel.

Eu não saber nadar? Bom eu me viro, sempre sabemos bater perna né? rs... Para que eu pudesse me sentir mais segura o Valmir ficou próximo nos testes de piscina.

Fim de aula o instrutor indicou que a gente assistisse o vídeo da PADI e respondesse algumas questões que existe no material didatico para que ele pudesse ver se tinhamos duvidas e nossas dificuldades.

2°dia - Teoria + Piscina

Encontrei todos na lojas as 7:00, e lá fomos nos. Um pouco mais de teorica, tabela, + procedimentos, e no fim da aula fizemos uma provinha para ver se o conhecimento estava ok para o checkout.

A prova tinha 50 perguntas, a maioria delas tranquila. Confesso que tive um pouco de problema com a tabela. rsrs... O instrutor revisou as questões e viu se estávamos aptos e assim estava pronto para outro dia de piscina.

Na piscina mais exercícios de mascara, de flutuabilidade, exercícios caso ocorra algo errado em um equipamento, caso você fique preso e também de falta de ar. Monta e desmonta equipamentos e bora finalizar essa etapa e se preparar ao checkout.

1° dia - Checkout

Equipe: Godinho - Instrutor, Dive master - Tati e Estagio de Dive master - Rafael

As 7:30 na loja, pegar pulseirinha de identificação, pegar equipamentos, IMPORTANTE provem o neoprene, eu peguei um e tive que trocar o tamanho, ainda bem que provei antes se não no barco seria um problema.

Naquele dia nós já iríamos para o mar, e o nervosismo estava às alturas. Meu instrutor explicou tudo bem direitinho, como tínhamos que sair do barco, afundar e quais exercícios faríamos naquele dia. São 2 mergulhos.

Todos animados.

É tudo bem difícil, você quer afundar e acaba afundando demais, quer flutuar e acaba flutuando muito, mas tudo é questão de prática.

Eu gostei mergulhar em Ilha Bela, afinal era o meu primeiro mergulho e eu não conhecia outros lugares, dei sorte? posso dizer que sim pois a visibilidade estava boa.

Fizemos exercícios de saída do barco, passo de gigante, assim que cai na agua já pensei ai meu deus, que medo. o Instrutor conversou comigo e falou, respira e calma, estaremos próximos de você. Tentei me concentrar e bora lá.

Exercícios de descida, mascara, pegar o regulador entre outros. Logo saímos da água. Intervalo, lanche, e seria o segundo mergulho. Nele o mesmo esquema exercícios, bussula, mascara completa, flutuabilidade, caimbra, caimbra no dupla entre outros.

No segundo mergulho, já consegui descer mais calma, afinal ja sabia o que me esperava ne?

Foto: Roberta Mori.

Incômodos? Sim o cinto de lastro e o meu neoprene. Acho super importante comprar um neoprene, pois os alugados são ótimos porém as vezes é uma forma só então o P não serve mais o M fica largo, as vezes voce pode provar outras marcas e comprar um que se adapte melhor ao seu corpo. No caso a agua estava quente então não passei frio, mas poderia ser o caso.

2° dia Checkout

Saímos de manhã também, entra no barco, monta equipamentos, prepara tudo e vamos lá que ainda tem mais 2 mergulhos.

No domingo a visibilidade estava um pouco pior. O que para um checkout não é tão ruim, se voce aprender na pior situação na melhor vai desfrutar um monte né? pois não terá o pânico de ai nunca mergulhei em aguas ruins.

Foto: Roberta Mori.

Fizemos o exercício de subida com fonte alternativa de ar, planejamento de mergulho com o dupla, tempo, para onde iríamos, exercícios de subida e descida, equipar dentro da agua entre outros.

Cada mergulho durou cerca de 30 a 45 minutos. Antes e depois dos mergulhos o instrutor sempre nos deu um pequeno feedback do que podíamos melhorar e do que foi bom.

Após os 2 mergulhos o instrutor chamou todos, deu conselhos e explicou como funcionaria daqui para frente entregou um papel explicando da certificação. Terminado isso, eu já estava certificada para mergulhar em qualquer parte do mundo (dentro das condições previstas pela minha certificação). Agora é só esperar a minha carteirinha chegar por correio em casa e ir mergulhar muito.

Tenho muito o que agradecer a equipe Narwhal desde o atendimento, aula teórica e checkout foi tudo perfeito graças a paciência, profissionalismo e segurança que me passaram

Desde o dia que fui a piscina, fechei o curso foi tudo perfeito. Desafiador? sim mas no final mais uma conquista.

E ai bora mergulhar juntos?

Nos vemos no fundo ;)

Da um click ai em fotos para ver mais sobre esse checkout incrivel.

Quer saber mais?

Acesse: www.criskinguti.com.br

Cristiane Kinguti
Cristiane Kinguti

Published on 03/06/2018 11:39

Performed from 02/11/2018 to 02/12/2018

Views

3291

2
Loug
Loug 08/02/2018 11:26

Obrigado por contar a sua experiencia, mas tenho uma dúvida sobre não saber nadar, isso não atrapalhou durante o curso? Eu tenho muita vontade de fazer cursos de mergulho e essa dúvida está me deixando louco.

Cristiane Kinguti
Cristiane Kinguti 11/21/2018 16:34

@Loug, não sem duvidas não saber nadar não é uma limitação, você apenas não pode ter medo de aguam receio coisas assim.

Cristiane Kinguti

Cristiane Kinguti

São Paulo

Rox
443

Já me desafiei em trilhas como a Serra Fina em dois dias, Desafio Serra Fina, Bocaina, Chapada dos veadeiros, Torres del Paine, Transmantiqueira e muitas outras viagens.

Adventures Map
www.criskinguti.com.br

275 Following