AventureBoxExplore
Create your account

The Ten Essentials, mas o que é isso?

10 sistemas fundamentais para situações de emergência em atividades outdoor

Dani Garbiatti
Dani Garbiatti 03/29/2021 12:24

Você já ouviu falar em The ten essentials? Calma aí, não se assuste! Até pouco tempo atrás eu também nunca havia ouvido falar nesse termo, mas acontece que ele carrega consigo algo que muitos de nós já fazemos ao partir para uma trilha, mas que nunca é demais ressaltar! The ten essentials nada mais é do que a lista com os 10 ítens, ou como é mais conhecido hoje, os 10 sistemas fundamentais para situações de emergência em atividades outdoor. A lista original foi criada lá nos anos 30 por uma organização americana para aventureiros e escaladores e vem evoluindo ao passar do tempo. Mas chega de firula e vamos a eles, os 10 sistemas essenciais atuais:

  • Navegação - o sistema de navegação consiste em ferramentas e dispositivos que possibilite sua navegação/orientação e pode ser composto pelo equipamento que voçê achar mais prático: bússola, mapa, GPS, sinalizador de localização pessoal via satélite, entre outros. Se puder, tenha mais de um!
  • iluminação - o sistema de iluminação é fundamental para localizar o caminho à noite. O mais indicado são as lanternas de cabeça, assim suas mãos ficam livres para outros tipos de tarefas durante a trilha.
  • Proteção solar - o sistema de proteção solar pode ser composto por roupas com proteção UVA e UVB, óculos de sol (em qualquer trilha, mas imprescindível em trilhas na neve e alta montanha), e claro, nosso bom e velho protetor solar! Ah, também é bom ter um chapéu, gorro ou boné sempre por perto.
  • Primeiros socorros - você mesmo pode montar o seu kit de primeiros socorros de acordo com sua necessidade, mas não se esqueça de incluir tratamentos para bolhas (Isso é vida), bandagens, gaze, pomada cicatrizante, esparadrapo, álcool, luvas, manta isotérmica e medicamentos indicados por seu médico.
  • Faca - as facas são muito úteis para consertar algum equipamento, preparar as refeições, ajudar em primeiros socorros entre ouras utilidades.
  • Fogo - importante ter por perto algo que possa ser uma fonte de calor, caso precise preparar algum tipo de alimento. Para trilhas o mais aconselhado é ter um fogareiro e evitar fogueiras! Fogueira não é seguro pra vc nem para o meio ambiente!
  • Abrigo - caso não esteja fazendo uma trilha com pernoite, portanto não esteja levando uma barraca, procure levar algo para te proteger do vento e da chuva, caso fique preso ou se machuque na trilha. Pode ser uma lona ultra leve ou algo parecido, mas não deixe de levar!
  • Comida extra - é sempre bom planejar o sistema de alimentação com sobra! Leve comida para pelo menos um dia extra e não se esqueça de incluir lanchinhos entre as refeições.
  • Água extra - tão importante como a comida extra, é fundamental ter água extra. Caso seja possível, leve também um sistema purificador de água.
  • Roupas extras - ter roupas extras não é luxo nenhum! Na verdade é importantíssimo, caso você se molhe durante o trajeto! Leve sempre o essencial para o tipo de trilha que você está fazendo, e uma troca extra pelo menos, para usar em caso de emergência! Camiseta, calça/shorts, meias e o que você achar essencial, sem é claro, exagerar, afinal, cada grama conta muito no peso final da mochila!

4 Comments
Online Pelo Mundo 03/29/2021 19:03

top!!

Dani Garbiatti 03/29/2021 19:06

Sempre bom estarmos prevenidos né!

Sabrina Marques 04/08/2021 14:02

👏👏👏

Dani Garbiatti 04/09/2021 16:59

🧡🧡

Dani Garbiatti

Dani Garbiatti

São José do Rio Preto, SP

Rox
319

▲Fotografando e inspirando mulheres a descobrir o mundo, por onde o vento soprar!▲ ▲ instagram: @which_way_the_wind_blows

Adventures Map
www.instagram.com/which_way_the_wind_blows/

11 Posts

See More

53 Following