/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5fb412bc8a652/adventure/618342ba680e9/618342ba7a161-2.jpg)
De última hora, recebemos a informação que Faxinal/PR estava com o céu aberto e tempo limpo, após diversas tentativas de nos deslocarmos até a cidade, decidimos ir mesmo de última hora e 261kms depois, estavamos adentrando o Rancho Catavento.
Trata-se de um camping novo, que funciona a menos de 01 ano, com uma área de camping pequena devido ao fato de ter algumas pedras grandes e pontudas no ambiente, mas que pode abrigar de 7 a 8 barracas (além disso há um quiosque e uma casa para alugar, ambos com pia e churrasqueira).
Foi um camping tranquilo, visto que só acamparam lá eu e a Nana (minha noiva), uma família de 02 adultos e 02 crianças, com os quais fizemos amizade, e outro casal, garantindo boa privacidade a todos.
O local possui banheiro quente compartilhado, um deck para apreciar a paisagem, extensão de energia elétrica por toda área de camping e pia que facilita a limpeza de utensílios próxima à área de camping.
O valor do pernoite é de R$ 35,00, e caso opte pela utilização do quiosque, o valor sofre um acréscimo de R$ 75,00 por dia (Considero que só compensa se for acampar em grandes grupos).
O Rancho fica próximo à Cachoeira Chicão 01 de 28 metros de altura (1,2 km de distância) e à Cachoeira Chicão 02 (mais alguns metros a frente e onde se pode fazer rapel com agendamento prévio) que são cachoeiras públicas, com acesso gratuito. Ambas receberam este nome em virtude de um famoso vendedor local denominado Chicão.
O Rancho por sua vez, dá acesso a cachoeira Ruminante (cerca de 1km de trilha), transpassando o rio que gera a cachoeira por 8 vezes até a queda d'água de 14 metros, na qual é possível se banhar.
Um curiosidade é que os donos do Rancho são proprietários do local a 19 anos e só descobriram a cachoeira Ruminante 5 anos atrás quando uma vaca se perdeu e ao procurá-la, encontraram a cachoeira, catalogando-a junto ao município.
Para agendamento do camping, deve se conversar com a Aline, que está presente no camping conforme a disponibilidade dela, mas caso ela não esteja no local, os pais dela, Seu Cláudio e Dona Ruth, sempre se encontram no local para recepcionar os visitantes, oferecendo um belo café preto e comercializando leite.
