AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal

Opção de aplicativo para auxílio em resgates: what3words

    Aplicativo para geocodificação que utiliza palavras ao invés de latitude e longitude.

    (esta postagem não é patrocinada)

    .

    Em situações de resgate é interessante para facilitar a ação dos resgatistas, quando possível, que o perdido/acidentado informe sua posição de alguma forma: referência de placas, marcos visuais ou geográficos, além de coordenadas de GPS (latitude, longitude) ou até mesmo a altitude.

    .

    Como todas as pessoas hoje em dia possuem um smartphone que possui receptor GPS, esse tipo de informação pode ser facilmente obtida com a utlização de algum app que trate as informações dos sensores. Lembrando que não há necessidade de conexão de internet para a utilização do GPS - somente há a necessidade de internet para carregar mapas e outras informações, entretanto existem diversas alternativas com mapas offline.

    .

    O aplicativo "what3words", ou "quais 3 palavras" numa tradução livre, se propõe a facilitar a comunicação da informação de geocodificação através da utilização de palavras para especificar um ponto sobre a face da Terra. E ele é gratuito [1].

    .

    Como funciona?

    Os desenvolvedores dividiram a superfície do Planeta em uma grade de 3m por 3m e atribuíram a cada quadrado uma combinação única de 3 palavras. E esta forma é muito interessante para passar a informação de modo verbal visto que para se ter uma latitude e logitude precisa são necessárias muitas casas decimais (ou mesmo um endereço completo com nome da rua, número e bairro). Só a título de curiosidade foram utilizados cerca de 57 trilhões de quadrados para representar o planeta [2] .

    .

    Na figura abaixo um exemplo do mesmo ponto próximo à mesa do Imperador no Parque Nacional da Tijuca. As três palavras associadas ao ponto são sujar.anima.seguiu enquanto as coordenadas de GPS para o mesmo ponto são: latitude -22.970394 e longitude -43.257862. É muito mais direto para passar a informação verbalmente com palavras do que através de um conjunto de números.

    Figura 1: Comparação entre os métodos de georreferenciação

    .

    O aplicativo funciona sem internet para gerar o conjunto de palavras, mas para carregar mapa de fundo ele precisa de internet. Mas numa condição de emergência, estas três palavras já são suficientes para . Existem outros apps que trabalham offline em conjunto.

    .

    Além de funcionar no app, ele pode ser utilizado no navegador através do caminho https://what3words.com/.

    .

    Mas, como toda ferramenta, é preciso usá-la com certo cuidado principalmente quando existirem palavras em plural ou homófonas (mesmo som e escritas distintas). A probabilidade de ocorrerem palavras parecidas em regiões próximas é baixa conforme [2] mas pode ocorrer como em [3].

    .

    Disponibilidade

    Ele é disponível para as plataformas android e Apple bem como via navegador em diversos idiomas:

    .

    Conclusão

    Esta ferramenta se apresenta como boa alternativa para o caso de comunicação de perdidos ou mesmo combinação de ponto de encontro na cidade ou no meio do mato. Empresas no exterior já utilizam esta ferramenta para atender a chamados tal como a Keswick Mountain Rescue, do Reino Unido. Muitas pessoas lá fora têm usado esta ferramenta [4].

    .

    Boas andanças!

    André "Dino" Leopoldino

    .

    .

    Referências:

    [1] "How does what3words handle similar combinations of words?". Disponível em: https://what3words.medium.com/how-does-what3words-make-money-f7ddfa791ab4.

    [2] "How does what3words make money?". Disponível em: https://what3words.medium.com/how-does-what3words-handle-similar-combinations-of-words-d480c94483c7.

    [3] "App used by emergency services under scrutiny". Disponível em: https://www.bbc.com/news/technology-56901363.

    [4] "what3words for emergencies: real-life stories". Disponível em: https://what3words.com/what3words-for-emergencies-real-life-stories/

    4 Comentários
    Bruno Negreiros 14/08/2021 17:12

    Que loko!!

    Alan Rangel 16/08/2021 19:23

    Interessante. Necessário testar.

    Adhemar 17/08/2021 11:41

    Muito legal e diferente, fiquei com vontade de testar.

    Edson Maia 27/08/2021 08:13

    Genial!

    André Leopoldino (Dino)

    André Leopoldino (Dino)

    Rio de Janeiro

    Rox
    907

    Na praia, na montanha ou no caminho entre eles. independente e autossuficiente. Caminhada e fotografia Seja consciente e pratique os princípios de mínimo impacto. @dinoleopoldino

    Mapa de Aventuras
    www.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=1015978


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Fabio Fliess, Peter Tofte e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.