/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5d6fdcd83312a/adventure/60f716bf62151/60fb02bd1b117-2.jpg)
TRAVESSIA DAS CUMEEIRAS
Morro do forno - canion josafaz - canion pedras brancas - cumeeiras - trilha do geriva
Acampada Barranquismo Trekking
Mais uma do projeto travesias concluída 🤟
Essa travessias das cumeeiras já conhecia a uns dois anos , porém não tinha planejado de ir.
Com o projeto travessias que estou realizando ela foi uma das primeiras a serem colocada na lista .
E chegou o momento de realizar ela , tinha alguns questionamentos a serem debatidos sobre a travessia , busquei informações e algumas eram de se preocupar .
Convidei alguns amigos para ir junto nessa e a galera sempre abraça os convites . Então juntos pesquisamos mais sobre a travessia e as dúvidas começaram a surgir .
As dúvidas :
Terras privadas
Tempo de Travessia
Trilhas sem marcação
Essas foram algumas que responderei no decorrer do relato !
A TRAVESSIA
vamos lá então , tudo organizado algumas dúvidas pra serem descobertas na prática e partimos . Eu e o Thiago lazarri saímos de Caxias pela madrugada de sexta pra sábado em direção a curumim aonde já estava o Cássio Corteze e a Fabiane Sganzerla , fomos até a casa do pai do Cássio aonde nós encontraríamos e dali iríamos até Morrinhos do Sul a onde começa nossa travessia .
Essa travessia tem inicio em Morrinhos do Sul no morro do forno e termino pela trilhas do geriva na rota do sol . Passando pelo cânion josafaz e cânion pedras brancas (totalizando 36km )
Chegamos em curumim na casa do pai do Cássio tomamos um café e logo colocamos as mochilas no carro do pai dele . Ele nos levaria ate o início da trilha do morro do forno.
Daqui pra frente nosso tempo era curto , a maioria dos relatos sobre essa Travessia que encontramos era de três dias e nos só tinha dois pra concluir . Então o jeito era socar a bota no primeiro dia e ver o que sobrava para o segundo.
Início do acesso da trilha foi de estrada subindo até entrar no campo e trilhas . Uma subida forte mas bem acessível . Se passa por algumas porteiras , cercas . Se não estou enganado passamos por dois pontos de água pelo caminho da subida.
Fomos subindo lentamente e apreciando a paisagem , entra por campo de vacas e algumas trilhas pela mata , estávamos seguindo a trilha do jiro que encontramos no wikiloc , então estava bem fácil de se achar.
A maior parte da trilha são por caminhos de vacas então fica fácil de se achar , do meio do morro do forno em diante começa a escalaminhada por pedras .
Uma trilha muito bonita nesse primeiro percurso, uma subida de 7 km até o topo do morro do forno bem inclinada de queimar as panturrilhas .
Aqui começa a escalaminhada ao redor das pedras a parte mais inclinada da trilha até o momento . Ao chegar na parte de cima do morro vimos que estávamos bem atrasados devido a demora da subida , demorou por volta de 4 a 5 horas de subida . Seguimos até o cânion josafaz e começamos a decidir se daria tempo de chegar no canion pedras brancas ou acampariamos por ali mesmo, devido a tempo .
📸 CANION JOSAFAZ
chegando no canion josafaz tivemos a sorte de encontra algumas pessoas acampando de 4 x4 e pedimos se o cânion pedras brancas estava muito longe , eles nos responderam que estava a 5 km dali . Então descimos seguir em frente , desse ponto até o pedras brancas se caminha por estrada o que se torna mais rápido a caminhada .
📸 CANION PEDRAS BRANCAS
Chegamos no canion pedras brancas e fomos logo escolher o lugar pra montar acampamento , caminhamos mais 1 km pela borda do canion até encontrar o lugar . A noite foi fria e com um pouco de vento .
Pela manhã o vento estava congelante e logo apareceu o astro rei para esquentar .
Curtimos um pouco o sol , tomamos o café e fomos desmontando acampamento pois teríamos bastante pra caminhar ainda .
Caminhamos mais um pouco pela estrada em direção as cumeeiras até aqui tudo dando certo na nossa Travessia .
Nessa porteira do lado esquerdo a estrada se entra pra ir para as cumeeiras , caminha por uma estrada até uma boa parte , depois entra no campo e na trilha .
📸 CUMEEIRAS
As cumeeiras é uma parte bem comprida ,se caminha pela crista dos morros tendo vistas para algumas cidades da região . É um desce e sobi e nesse dias pegamos grande rajadas de vento . As cumeeiras se define em um lado campo aberto para o vale e o outro de árvores , ficamos expostos o tempo todo no vento , ventos de 70 a 100 km/h nesse dia .
PARADA PRO ALMOÇO
Aqui nessa porteira trancada com cadeado entra nas terras do seu Lauri , em muitos relatos vimos que talvez seria um problema por ele não gostar muito de que passe na terra dele . Porém não tivemos a sorte de encontra com o mesmo .
Depois dessa porteira começa a descida até um potreiro aonde tem alguns cavalos , passamos dentro dele e seguimos descendo .
A partir daqui começamos a descer a trilha do geriva , uma trilha com uma descida bem ingrime de sentir os joelhos gritarem 😂
Essa trilha é bem aberta devido a ser passagem das vacas .
Deu por volta de 2hs de descida até o fim da trilha , descendo bem de boas pra não ter lesões , muitas pedras soltas pelo caminho todo cuidado é pouco .
Finalizamos a travessia por volta as 16:30 até a banca do Jajá aonde seríamos resgatados , passando por uma ponte e pegando a rota do sol até a banca do Jajá 1km a frente.
Assim finalizamos mais uma Travessia
Participantes :
Thiago lazarri
Fabiane Sganzerla
Cássio Corteze
DUVIDAS :
EM DOIS DIAS FICA CORRIDO , PRA QUEM QUER APROVEITAR MAIS . MAS DA PRA FAZER DE BOAS .
NA BANCA DO SEU JAJA VOCE CONSEGUE O CONTATO DO SEU LAURI , O JAJA FALOU QUE O HOMI É DE LUA MAS CONVERSANDO ELE PODE LIBERAR A PASSAGEM.
A TRILHA TEM MUITO CAMINHO BEM MARCADO COM O WIKILOC FICOU AINDA MAIS FACIL DE SE LOCALIZAR . POREM TEM ALGUMAS OUTRAS TRILHAS PELO CAMINHO ENTAO FIQUE LIGADO .
FIM
Essa travessia é massa. Fiz num feriado de páscoa, em 2015 com tempo ruim... A região ali é muito bacana. Ótimo registro, Douglas!
Valeu Edson , uma baita Travessia mesmo. 🤘