Eduardo Aguiar 18/06/2017 18:24
    Caminho dos Anjos no Sul de Minas Gerais

De Passa Quatro passando por Itanhandu, Itamonte, Alagoa, Aiuruoca, Baependi, Caxambu, São Lourenço, Virgínia, Passa Quatro

Cinco amigos em uma aventura indescritível de mountain bike no sul de Minas.

Participantes , Eduardo, Rogério, Weber, Renan e André, rodamos 260km com velocidade média de 12,8mkm, com Altímetria de 6400 metros. Graças a Deus não furou nenhum pneu , nenhuma bike quebrou, foi tudo perfeito.

Partimos de carro de Ribeirão Pires as 03hs da madrugada no dia 15/06 rumo a Passa Quatro-MG, depois de dirigir uns 270 km chegamos no nosso ponto de partida , Pousada Pedra da Mina no segundo trevo da cidade de Passa Quatro próximo ao IBAMA.

1° Dia ( de Passa Quatro a Alagoa )

Saímos da Pousada Pedra da Mina por volta das 09hs e viramos a direita entrando no início do Caminho dos Anjos, o percurso é sinalizado por setas pintadas em amarelo e verde, no início do percurso a sinalização é muito ruim, nos perdemos e andamos 6km fora do percurso até voltar para o caminho correto, andamos por uma pequena serra onde saimos na cidade de Itanhandu, de Itanhandu descemos para a cidade de Itamonte, isso já era por volta das 11:30 onde a fome começou a bater na gente , mas nossa programação era almoçar no meio da serra de Itamonte sentido Alagoa, paramos no centro de Itamonte onde fizemos um lanche rápido pra enganar a fome e começamos a subir a longa serra de Itamonte. Subimos passando pela entrada do bairro Conquista , passamos pela Usina dos Bragas, e chegamos no bairro Cachoeirinha onde paramos na Pousada Sítio Moana pra almoçar. Não tínhamos avisado as proprietárias Solange e Lili que íamos almoçar por lá, mas asim que chegamos lá fomos muito bem atendidos e comemos um delicioso almoço feito pela Lili. (Obs* ao descer para a pousada e passar pela ponte vc será recepcionado por 21 cachorros onde estão todos presos , vc precisa virar a esquerda sentido ao salão ) . Depois do almoço fomos na casa do meu tio que mora no bairro Cachoeirinha, lá nós enchemos as caramanholas de água e partimos sentido a Alagoa , subimos , subimos, subimos e subimos até chegar no entroncamento onde o caminho tem duas opções, a esquerda o parque Estadual Serra do Papagaio e a direita a estrada convencional para a Alagoa, optamos pelo mais radical e mais bonito, depois de subir mais de 23km na serra de Itamonte descemos a esquerda no parque e nos deliciamos com as descidas insanas do parque ( cuidado com as descidas pq são bem íngremes e com um calçamento de pedra muito escorregadio) , depois de descer o parque a noite chegou e pedalamos no escuro até chegar na cidade de Alagoa onde íamos pernoitar na Pousada Pica Pau. Depois de pedalar 75km chegamos em Alagoa e fomos no posto de gasolina perguntar onde ficava a pousada , era quase de frente ao posto , rsrsrs. Se vc vai dormir em Alagoa eu indico a pousada Pica Pau da proprietária Juliana, tudo limpinho, bem estruturada, café da manhã Top, banho quentinho, com TV , Internet, camas confortáveis por apenas R$ 60,00 ( contato 35-99849-1256 whats ) . Jantamos no restaurante do lado da pousada, valor R$ 15,00 pra comer a vontade, fomos dormir cedo pq o dia foi cansativo e sabíamos que o dia seguinte seria o dia mais duro do caminho.

2° Dia ( de Alagoa a Baependi )

Saímos de Alagoa por volta de 08hs, pedalamos por lugares maravilhosos até chegar a cidade de Aiuruoca, em Aiuruoca paramos na pracinha central pra fazer um lanche , tínhamos que carregar a bateria pra encarar a temida Serra do Papagaio onde íamos parar pra almoçar na Pousada e restaurante Casal Garcia. Depois do lanche partimos e foi aí que a coisa ficou feia , essa Serra do Papagaio não é pra qualquer um, tem que estar muito bem preparado fisicamente e psicologicamente, são subidas que parece que vai virar para trás a bicicleta, as subidas além de ser íngremes tem a dificuldade do calçamento de pedra que são pontudas e escorregadias onde dificulta pedalar ( eu e o Weber conseguimos zerar as subidas do parque , mas morremos rsrsrs ) . Depois de subir a primeira etapa do parque paramos na Pousada Canto das Bromélias para tomar uma coca cola e fotografar o imponente Bico do Papagaio , nessa hora já estamos todos exaustos e com muita fome , mas tínhamos em mente em almoçar no Casal Garcia, e partimos para o lugar mais marcante da viagem , a Pousada Casal Garcia é o lugar mais bacana que conhecemos na viagem, o lugar é muito top, em meio a natureza, com a vista da cachoeira dos Garcias, as mesas ficam em meio às árvores, com redes ao redor para descansar, comi o melhor macarrão da minha vida , recomendo , vale muito a pena , o lugar é nota 1000. Até esse local dá pra chegar de carro 4x2, daí em diante só de 4x4 . Depois do almoço partimos para concluir o Parque Serra do Papagaio, daí em diante o percurso ficou muito técnico, subidas muito íngremes e com pedras soltas, depois de subir até a entrada só Céu atingimos a altitude de 1.900 metros onde é o ponto mais alto do percurso, com a vista mais perfeita, valeu a pena o esforço. Depois de subir as piores subidas da minha vida veio as melhores descidas em que já pedalei , descidas muito técnicas, pedras , erosões, calçamento escorregadio, tudo muito íngreme, uma preocupação tremenda com a possibilidade de alguém cair e se machucar , ali não tem acesso pra nada. Depois de finalizar o Parque comemoramos o feito em que ninguém se machucou e nenhuma bike quebrou, aí partimos rumo a Espraiada dos Gamarras, ,pegamos uma subida impedalável e interminável , a noite chegou onde instalamos as lanternas nas bikes, pedalamos mais um pouco onde encontramos 2 bikers da região, o Felipe e o Lucas, moradores de Baependi, continuando nossa viagem chegamos em Baependi onde fomos procurar uma pousada pra dormir, estava tudo lotado, aí bateu o desânimo e o desespero pois estávamos todos muito cansado e com frio e fome, decidimos comer pra depois vê o que faríamos , fomos comer na pizzaria Fiorella e de lá começamos ligar nos hotéis e pousadas da próxima cidade , Caxambu, isso já era por volta das 22hs, em Caxambu também estava tudo lotado , achamos um hotel em Caxambu que conseguia nos acolher porém o valor era muito alto , o senhor pediu 150 reais por pessoa para pernoitar , mas não tínhamos outra alternativa a não ser pedalar até o centro de Caxambu e se hospedar nesse hotel. Partimos rumo a Caxambu já era mais de 22:00 hs , pedalando todos muito cansados e com muito frio o Renan avistou um hotel todo apagado na saída da cidade de Baependi, Hotel Maris , ele deu um grito e foi pedalando até o hotel , bateu na porta por várias vezes e foi atendido pela dona Maris, um anjo no caminho dos anjos, esse hotel foi provisão de Deus pra nós 5 , ela nos acolheu e fez 50 reais por pessoa para pernoitar com café da manhã, tomamos um banho quentinho e fomos descansar , afinal o dia não foi nada fácil rsrs. Esse dia pedalamos 85km de Alagoa a Baependi.

3° Dia ( de Baependi a Passa Quatro )

Esse seria nosso último dia , sabíamos que seria o dia com maior kilometragem porém com menos dificuldade, saímos do hotel e fomos procurar uma farmácia para comprar remédio pois a pizza não caiu muito bem pra mim, rsrsrs. Partimos de Baependi por volta das 09hs, passamos por Caxambu, chegamos em São Lourenço onde paramos em uma sorveteria de um senhorzinho muito bacana , picolé por R$ 1,00, massa por R$ 2,00 a bola , tudo muito barato e muito gostoso, partimos passando pelo centro de São Lourenço, subimos para entrar na estrada de terra onde encontramos uma turma de bikers de Barra Mansa RJ , Caçadores de Cachoeiras Bikers. Seguimos viagem , todos com muita fome rumo a Virgínia a Pousada e restaurante 13 Lagos , paramos pro almoço por volta das 14hs , almoçamos um delicioso peixe e saímos para finalizar o pedal as 16hs, sabíamos que tínhamos uma serra pela frente e que seria a pior parte do pedal nesse dia, pegamos a Serra no final do dia e começamos a descer a Serra quando já anoitecia, descemos a Serra loucamente e com pouca luminosidade, fomos um pouco inresponsáveis , mas graças a Deus deu tudo certo , chegamos em Passa Quatro e nos perdemos seguindo as setas que indicavam para o lado contrário , andamos uns 10km a mais nessa brincadeira até chegarmos na Pousada Pedra da Mina onde deixamos os nossos carros.

Graças a Deus deu tudo certo, foram 3 dias de muito esforço físico mas foram dias onde desfrutamos das maravilhas de Deus, o sul de Minas Gerais é lindo , a natureza é sensacional.