Eduardo Aguiar 08/06/2017 18:02
    Rota da Luz - SP

213km de Mtb. Saída de Mogi das Cruzes-SP, destino a cidade de Aparecida-SP.

Sempre tive vontade de fazer uma cicloviagem mas faltava tempo e disposição, com o aval da esposa e com a compania de alguns amigos eu consegui fazer a minha primeira viagem de bike. Decidimos pela Rota da Luz que é um percurso não muito longo e o ponto de partida é próximo da minha cidade. Fizemos o percurso em 2 dias, foram 213km com ganho de elevação de 3.022, velocidade média de 16,2 km/h.

1º Dia:

Saimos do ponto de partida em Mogi das Cruzes-SP por volta das 06:15hs rumo a Aparecida, andamos pelo asfalto até virar a direita sentido Sabaúna onde entramos na estrada de terra ( ainda bem ) , chegando em Sabaúna paramos para tomar um delicioso café da manhã em uma padaria simples e boa, porém tudo muito caro, depois do café reforçado partimos em direção a Luiz Carlos que é um Dístrito da cidade de Guararema, fizemos algumas fotos no lindo vilarejo e seguimos nossa viagem até chegar em Guararema, por conhecermos Guararema a gente nem fez parada na cidade, viramos a direita e seguimos em frente, passamos pela cidade de Santa Branca que é o último ponto de abastecimento antes de chegar em Paraíbuna, de Santa Branca a Paraíbuna é chão e o percurso é 99% isolado de tudo, é vc, a bike, a natureza e Deus. Depois de pedalar quase 90km nós chegamos a linda cidadezinha de Paraíbuna onde fizemos a nossa parada para o almoço, subimos em direção ao centro da cidade e almoçamos num restaurante bacana, almoço por kilo. Depois do almoço fomos até a praça da cidade e tiramos uma soneca de uns 50 minutos de frente a igreja matriz, fizemos igual ao Bruno e Marrone, dormimos na praça, esperamos fazer um pouco da digestão e partimos rumo a cidade de Redenção da Serra, esse trecho foi o pior do dia, muito calor e muita subida, voltando para a estrada de terra andamos alguns kilometros e encontramos um barzinho desses tipico de roça, paramos ali para chupar sorvete, eita coisa boa, chupamos um monte de sorvetes e partimos serra a cima. Depois de subir a serra tivemos o privilégio de contemplar a visão da linda represa do lado direito de quem está indo, a paisagem é maravilhosa. Por volta das 17:30 nós chegamos a cidadezinha de Redenção da Serra , depois de passar uma igreja grande do lado direito a gente tem acesso a pista de asfalto, viramos a direita sentido ao centro de Redenção da Serra, logo na chegada da cidade tem uma rotatoria e olhando pra cima a direita tem uma lanchonete que em cima tem uma pousada, pois foi alí que a gente se instalou, a R$ 50,00 por pessoa com direito a toalha, coberta , TV, internet, café da manhã. Depois de arrumarmos nossas coisas nos quartos a gente lavou as bikes, lubrificamos a relação e fomos descansar antes de jantar , estavamos em 5 amigos cheios de fome e logo fomos a uma lanchonete na beira da represa para comer Pizza e jogar conversa fora. Depois da pizza fomos descansar pq o dia foi puxado , pedalamos 125km no 1º dia.

2º Dia:

Acordamos bem cedo por volta das 05hs e tomamos café umas 05:30, pegamos o asfalto sentido a Taubaté, andamos uns 2km e viramos a esquerda numa estrada de terra, daí em diante é só serra que sobe e serra que desce, bem puxado essa parte , porém as paisagens compensa o esforço, paramos em um sítio pra pedir água e seguimos viagem sentido a parte urbana de Taubaté, de Taubaté pra frente o circuito perde um pouco a graça pq é muito asfalto , a parte boa foi a parada num butecão no bairro dos Remédios onde tomei o mais gostos guaraná Antartica da minha vida, impossível esquecer, estava muito gelado na temperatura certa, comemos umas paçocas e partimos rumo a Pindamonhagaba, e pegando as sem graça estrada de asfalto logo chegamos na cidade de Aparecida por volta do meio dia.

Valeu muito a pena dividir essa experiência com meus bhothers bikers , e tive a certeza que aquela seria a 1ª de outras muitas viagens de bike que iria fazer.