/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5596986d7bed4/adventure/61995887339ce/619960fbd6378-2.jpg)
Canoagem Lagoa da Ibiraquera - SC
Remada de caiaque oceânico da Lagoa da Ibiraquera até a barra da praia.
CanoagemA Estreia do Patinho Amarelo
Um dia de remada na lagoa da Ibiraquera para oficializar a canoagem dentro do conjunto de atividades de aventuras outdoor deste que vos escreve essa pequena publicação.
Aproveitei a previsão de pouco vento aqui na região da Lagoa da Ibiraquera, e pulei da cama mais cedo do que o costume. Após um café da manhã reforçado, preparei um lanche para o passeio, juntei todos os equipamentos necessário e coloquei o caiaque em cima do carrinho de transporte para percorrer os 300 metros que separam minha casa da margem da lagoa no final de minha rua.
Coloquei o barco na água e iniciei minha remada.
A lagoa estava um espelho por conta da ausência do vento. O silêncio era quebrado apenas pela agitação da cantoria dos passarinhos e o barulho do remo na água.
Durante a remada é comum encontrar muitas aves, gaivotas, garças, entre outras que não sei identificar o nome. Além disto, de vez em quando, algum peixe pulando para fora d’água, talvez por curiosidade ao perceber um pequeno barco em seu território.
Segui na direção da barra, alternando a intensidade da remada, para não cansar demais pois sabia que durante a volta, teria que administrar o vento e a ondulação que é comum na medida que o dia começa a esquentar.
Ao chegar na barra, depois de uma hora e meia de remanda, fiz uma pausa na sombra, para descansar, alongar, comer alguma coisa e tomar um café para dar uma energia extra para o regresso.
Depois da paradinha de descanso, era chegado o momento de regressar ao ponto de partida.
Tão logo recomecei a remar, o vento que até então não tinha se manifestado, começou a soprar moderadamente de alheta. Fato que ajudou um pouco, empurrando na direção de casa.
A lagoa que mais cedo era um espelho, agora apresentava uma pequena ondulação que acrescentava um pouco de adrenalina na diversão.
Depois de pouco mais de três horas, eu terminava essa primeira aventura inaugural de pouco mais de 12 quilômetros de remada e muita diversão.
O Começo de Tudo
Minha vontade de ir mais fundo na canoagem oceânica despertou em 2016, quando por curiosidade, participei do Curso de Canoagem Oceânica, ministrado pelo instrutor Leonardo Esch, no Sítio Recanto Maquiné, no município de Maquiné, Rio Grande do Sul. Foi amor à primeira vista. Saí do curso com mil ideias de aventuras e com a certeza de que um dia iria comprar um caiaque para mim.
De lá para cá, muita coisa aconteceu. Mudei de endereço, saindo da cidade grande e vindo morar no litoral Catarinense, tento escolhido estrategicamente um terreno bem pertinho da lagoa da Ibiraquera no município de Imbituba, alcançando assim o objetivo de vida de morar na praia e em contato próximo da natureza. Construção, mudança, adequação financeira para um ritmo de trabalho menor... Parecia que nunca iria terminar essa transição.
Demorei um bom tempo até conseguir comprar o meu caiaque. Primeiramente por conta do início da minha mudança, que demandou tempo e dinheiro entre 2017 e 2018, e também, por eu estar planejando a aventura de viajar de bicicleta até o extremo sul da nossa América do Sul na temporada de verão de 2019 e 2020. Mas mesmo com esse turbilhão de coisas acontecendo, o plano de comprar um caiaque oceânico permanecia entre as prioridades.
Foi só recentemente, em 2021, após uma longa busca em sites de venda online, que certo dia, me deparei com um anúncio de um caiaque bem conservado, por um preço dentro daquilo que eu estava disposto para pagar e não muito longe daqui de casa. Entrei com contato com o anunciante na mesma hora fechamos o negócio. Naquele momento, mesmo sem ter visto o barco ao vivo, fiquei eufórico com a aquisição e já sonhando com as remadas aqui no “quintal de casa” e as possibilidades de aventuras no futuro próximo.
O barco:
Caiaque Oceânico Cabo Horn, fabricado pela Opium. é ideal para longas travessias e expedições em mar, rio e represas.
- Peso: 24 kg;
- Comprimento: 5,12 m;
- Largura: 0,60 m;
- Altura: 0,40 m;
- Compartimentos estanques: Dois, um na proa outro na popa;
- Capacidade total de carga de 120 quilos;
- Leme retrátil em aço inox com pedal de comando.
O Lugar:
A Lagoa de Ibiraquera é uma laguna localizada no município de Imbituba, no estado brasileiro de Santa Catarina. Forma uma barra ao longo da praia sendo tais regiões chamadas respectivamente Barra de Ibiraquera e Praia de Ibiraquera. É considerada uma das melhores praias do país para a prática dos esportes windsurf e kitesurf, recebendo anualmente campeonatos brasileiros das duas categorias. Também é famosa pela pesca do camarão-rosa (Penaeus brasiliensis) e pela preservação ambiental, já que faz parte da Área de Preservação Ambiental (APA) da Baleia Franca
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Olá Edson! Parabéns pelo Caiaque, excelente embarcação. Remar desvenda outro mundo, outras paisagens, novos lugares... Valeu por compartilhar. Abraço!