AventureBoxExplore
Create your account

- Lendas Chapada dos Guimarães

Localizada no Mato Grosso, a Chapada dos Guimarães possui uma paisagem exótica e sua vegetação é o cerrado (a savana brasileira). Situa-se sobre uma das mais antigas placas tectônicas do planeta. É a borda do Planalto Central Brasileiro que reúne várias era geológicas, desde há 500 milhões de anos quando havia uma grande camada de gelo sobre a região, há 300 milhões de anos quando foi fundo de mar, há 150 milhões, o mar cedeu lugar a um deserto que cobriu toda a região, e há 64 milhões de anos quando uma densa vegetação servia de alimentos aos animais pré-históricos (os dinossauros) até serem extintos.

Há 15 milhões de anos temos a modificação mais marcante na paisagem, com o surgimento da Cordilheira dos Andes, a região onde hoje é a Planície Pantaneira, afundou, criando então a borda da Chapada com uma diferença de altura vertical de mais de 350 metros.

Em um passeio é possível observar na paisagem as marcas deixadas no arenito, achar fósseis de conchas do mar até hoje preservadas na argila ou na hematita (uma rocha negra ferrosa), observar as dunas do antigo deserto preservadas pelo arenito bem visíveis na região do Portão do Inferno, ou até‚ mesmo as inscrições pré-históricas deixados em alguns dos 46 sítios arqueológicos cadastrados pelo IPHAN. Existe uma antiga estrada pré-colombiana que passa pela região que liga a América Central cruzando a Cordilheira dos Andes em direção ao Brasil Central cruzando o país de noroeste a sudeste.

- Os mistérios do Portão do Inferno

O limite do município de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, é marcado pelo Portão do Inferno, um momento em que a estrada passa por uma perigosa curva ao lado de um cânion de mais de 50m de altura sendo um mirante da Chapada. A estrada não tem acostamento, mas muitos se arriscam para admirar o mirante.

Ali sempre foi lugar de histórias tenebrosas, de quedas e alto índice de acidentes. o nome "Portão do Inferno" tem uma origem setecentista, porque no período medieval, tudo que era buraco profundo estava ligado ao Inferno, diabo, tipo "garganta do diabo, bocaina do inferno" e muitos outros, já os montes altos que apontavam o céu, eram nomeados "Dedo de Deus, Morro de Santo Antônio, Morro de São Jerônimo" e assim por diante. Como é uma apertada passagem, com um grande cânion, ficou com este tétrico nome.

Há uma lenda que é um verdadeiro desafio a lei da gravidade. Muitas pessoas relatam que ao colocarem o carro em ponto morto e desabilitarem os freios em uma subida, próxima ao Portão do Inferno, o carro desce ao invés de subir.

Uns defendem que isso acontece pela região possuir um campo magnético que puxa tudo para baixo. Outra versão diz que tudo que passa por lá é puxado para baixo pelas almas das pessoas que faleceram em acidentes naquela curva ou que foram jogadas no abismo por um coronel que as mataram e usava o Portão do Inferno para ocultar os cadáveres.

-Luzes na Salgadeira

De acordo com a Associação Mato-grossense de Pesquisas Ufológicas e Psíquicas (Ampup), o município apresenta uma das maiores incidências de acontecimentos ufológicos registrados no estado. São inúmeras fotos, vídeos e relatos de pessoas que dizem ter visto Objetos Voadores Não Identificados (Ovnis).

Em maio de 2010, um objeto voador não identificado (provável disco voador) foi visto por vários banhistas e registrado em fotos e vídeos, no Complexo Turístico da Salgadeira, às margens da MT-251, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Ufólogos fizeram vários estudos nas imagens. Existia a hipótese que fosse o planeta Vênus, que é visto da terra como uma estrela muito brilhante, mas isso foi descartado.

O que chama a atenção dos estudiosos da ufologia é a notória relação entre a ocorrência dos fenômenos em territórios montanhosos, ricos em minérios e cristais, como em Chapada dos Guimarães e na Serra do Roncador. Moradores dizem que a frequência do lugar, a natureza da Chapada tem uma energia vibrante. Os espíritas acreditam que lá exista uma cidade etérica

- Paralelo 15 Graus Sul

Uma série de fatores que fizeram de Chapada dos Guimarães um dos pontos de atração de místicos do mundo inteiro. O paralelo 15 graus Sul passa por regiões que seriam beneficiadas energeticamente e é um paralelo que está 15 graus a sul do plano equatorial da Terra. É uma linha paralela à do Equador que corta o Continente Sul Americano do Atlântico ao Pacífico em sua região central. Aproximadamente 77% da extensão deste paralelo passa sobre oceanos e diversos países do Hemisfério Sul (No Brasil passa por MT (a norte de Cuiabá), GO (a norte de Brasília), MG e BA (ao sul de Ilhéus)

Segundo as profecias de Dom Bosco (santo italiano nascido em 1815 e fundador da Ordem dos Salesianos), nasceria a civilização perfeita, aquela talvez, almejada no terceiro milênio, ou na era de aquário, justamente o alinhamento das cidades de Porto Seguro, Brasília, Chapada dos Guimarães e o Lago Titicaca no alto da Cordilheira dos Andes. "...no meio destas montanhas, surgirá aqui a terra prometida, vertendo leite e mel. Será uma riqueza inconcebível..." Dom Bosco

Dizem existir sobre Chapada um buraco que permitiria a passagem de ondas cósmicas que normalmente não chegam à superfície.

Elas Outdoor Sp

Elas Outdoor Sp

São Paulo

Rox
1064

Relatos e dicas de mulheres apaixonadas pelo esporte outdoor ♀️⛰🏕🏄🏽‍♀🧗🏻‍♀🚴🏾‍♀🚣🏿‍♀ Instagram: @elasoutdoorsp 🔰 Desde 03/2020

Adventures Map
linktr.ee/elasoutdoosp

43 Posts

See More

111 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Fabio Fliess, Renan Cavichi and 396 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Bruna Fávaro, Peter Tofte and 150 others support the Together page.