AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal

- LENDAS DA CHAPADA DIAMANTINA

O Parque Nacional da Chapada Diamantina - Bahia é um lugar encantador, coberto de vegetação típica de mata atlântica, desenhado por montanhas e cachoeiras que guardam o mistério do Vale. Acredita-se que existam portais se formando na Chapada e passagens secretas para outros mundos, ou para o interior da Terra, ou seja, um cristal translúcido ou um poço de águas claras que leva para os tempos incas.

- Lagoa Encantada

Conta-se a lenda que uma linda jovem apaixonada, sem ter seu amor correspondido, olhou-se nas águas da Lagoa para tentar certificar-se da ingratidão do seu amado, que a rejeitava. Constatada a injustiça que sofria, desistiu de viver e jogou-se nas águas profundas.

Uma síncope impediu que a jovem se afogasse, prendendo seus cabelos longos no tronco de uma árvore, com a cabeça fora d'água. A jovem foi encontrada ainda viva, protegida pela Lagoa. Seu amado, porém, comovido com a atitude da jovem, foi ao seu encontro. Conta-se que desde então viveram em felicidade.

- Bambúrrio

A saga por tesouros escondidos nas águas da região criou problemas ambientais – e muitas histórias misteriosas. O bambúrrio é a união das estrelas com as pedras preciosas e o garimpeiro. Segundo contam os mais velhos, existe um diamante na Terra para cada estrela do céu.

Assim, se o garimpeiro fosse honesto e de bom coração, os astros o indicariam o mapa da mina – e a união mágica aconteceria. O garimpeiro só achava o diamante se os astros permitissem.

Para que isso acontecesse era preciso ocorrer o "bambúrrio", um encantamento entre o garimpeiro, a pedra e os astros (estrelas), era essa união que dava sorte ao garimpeiro para achar os diamantes - "E quando o garimpeiro vê a luz correr na serra ele sabe: é o chamado do diamante. Ele foi escolhido. Homem, diamante e estrela: está fechado o triângulo da magia." Assim nasce o "encantamento".

- Chamamento

Segundo a crença do Chamamento, os diamantes atraem seus donos por causa de sua luz e seu som peculiar. O Chamamento consiste no fenômeno no qual o garimpeiro, quando se aproxima de sua pedra, escuta leves batidas nela e vê uma intensa luz sobre a serra.

Depois de escolher o seu dono, o diamante entrava em ação: provocava batidas nos cascalhos e criava feixes de luz sobre a serra para mostrar o seu esconderijo.

Algumas vezes, veja só, o diamante causava até ruídos nos pratos e talheres usados pelo garimpeiro. Aí não restavam dúvidas: era só correr para o abraço.

- Vida Orgânica das Pedras

A lenda conta que as pedras preciosas da Chapada tinham o poder de se esconder dos maus Garimpeiros, ou seja, elas só apareciam nas bateias de seus supostos donos, aqueles predestinados a serem seus donos. Conforme relatos, os diamantes podem ver, ouvir, sentir e até se esconderem de pessoas indesejáveis. Diamantes podem sumir e aparecer quando quiserem.

- Morro do Calumbi (Camelo)

Um dos pontos mais altos da Chapada, o morro do Calumbi dá margem à dupla interpretação. Visto da BR-242, em direção a Seabra, o morro lembra a imagem de um camelo. Do topo do Pai Inácio, o morro parece a face e o busto de uma mulher deitada olhando para o lado oposto de quem a observa. Há quem diga que é preciso ter imaginação fértil para enxergar tais imagens!

1 Comentários
Rafael Lage 02/09/2023 00:04

Muito bom trazer essas histórias, eu moro na chapada e até as pessoas daqui tem perdido contato com as lendas, sempre bom relembrar. O "bambúrrio" mesmo, a maioria hoje acha q era só o fato de encontrar o diamante, de fazer dinheiro e etc, bamburrar hoje é meio sinônimo de "ficar rico, ter ganhado muito dinheiro". Mas na verdade, era o encantamento, como descrito no texto. Era o alinhamento, a conjunção, algo bem mais profundo. Já ouvi relatos que chamam isso de os "3 D's", o Dono, o Diamante e o Dia, tinha q os 3 alinhar pra encontrar o diamante. E sobre a luz, de fato, era e ainda é o indicador. Há garimpeiros de outros lugares que analisam rochas, buscam minerais satélites, sinais geológicos, em busca de algo, mas aqui na chapada ainda é a "luz" o principal indicador. O sonho tbem sinaliza a proximidade. Em Minas Gerais chamam a luz de "mãe d'ouro" e tbem se associa que o avistamento dela, aponta o lugar onde tem ouro.

Elas Outdoor Sp

Elas Outdoor Sp

São Paulo

Rox
1092

Relatos e dicas de mulheres apaixonadas pelo esporte outdoor ♀️⛰🏕🏄🏽‍♀🧗🏻‍♀🚴🏾‍♀🚣🏿‍♀ Instagram: @elasoutdoorsp 🔰 Desde 03/2020

Mapa de Aventuras
linktr.ee/elasoutdoosp


Mínimo Impacto
Manifesto
Rox

Renan Cavichi, Peter Tofte e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.