AventureBoxExplore
Create your account

- LENDAS DA CHAPADA DIAMANTINA

O Parque Nacional da Chapada Diamantina - Bahia é um lugar encantador, coberto de vegetação típica de mata atlântica, desenhado por montanhas e cachoeiras que guardam o mistério do Vale. Acredita-se que existam portais se formando na Chapada e passagens secretas para outros mundos, ou para o interior da Terra, ou seja, um cristal translúcido ou um poço de águas claras que leva para os tempos incas.

- Lagoa Encantada

Conta-se a lenda que uma linda jovem apaixonada, sem ter seu amor correspondido, olhou-se nas águas da Lagoa para tentar certificar-se da ingratidão do seu amado, que a rejeitava. Constatada a injustiça que sofria, desistiu de viver e jogou-se nas águas profundas.

Uma síncope impediu que a jovem se afogasse, prendendo seus cabelos longos no tronco de uma árvore, com a cabeça fora d'água. A jovem foi encontrada ainda viva, protegida pela Lagoa. Seu amado, porém, comovido com a atitude da jovem, foi ao seu encontro. Conta-se que desde então viveram em felicidade.

- Bambúrrio

A saga por tesouros escondidos nas águas da região criou problemas ambientais – e muitas histórias misteriosas. O bambúrrio é a união das estrelas com as pedras preciosas e o garimpeiro. Segundo contam os mais velhos, existe um diamante na Terra para cada estrela do céu.

Assim, se o garimpeiro fosse honesto e de bom coração, os astros o indicariam o mapa da mina – e a união mágica aconteceria. O garimpeiro só achava o diamante se os astros permitissem.

Para que isso acontecesse era preciso ocorrer o "bambúrrio", um encantamento entre o garimpeiro, a pedra e os astros (estrelas), era essa união que dava sorte ao garimpeiro para achar os diamantes - "E quando o garimpeiro vê a luz correr na serra ele sabe: é o chamado do diamante. Ele foi escolhido. Homem, diamante e estrela: está fechado o triângulo da magia." Assim nasce o "encantamento".

- Chamamento

Segundo a crença do Chamamento, os diamantes atraem seus donos por causa de sua luz e seu som peculiar. O Chamamento consiste no fenômeno no qual o garimpeiro, quando se aproxima de sua pedra, escuta leves batidas nela e vê uma intensa luz sobre a serra.

Depois de escolher o seu dono, o diamante entrava em ação: provocava batidas nos cascalhos e criava feixes de luz sobre a serra para mostrar o seu esconderijo.

Algumas vezes, veja só, o diamante causava até ruídos nos pratos e talheres usados pelo garimpeiro. Aí não restavam dúvidas: era só correr para o abraço.

- Vida Orgânica das Pedras

A lenda conta que as pedras preciosas da Chapada tinham o poder de se esconder dos maus Garimpeiros, ou seja, elas só apareciam nas bateias de seus supostos donos, aqueles predestinados a serem seus donos. Conforme relatos, os diamantes podem ver, ouvir, sentir e até se esconderem de pessoas indesejáveis. Diamantes podem sumir e aparecer quando quiserem.

- Morro do Calumbi (Camelo)

Um dos pontos mais altos da Chapada, o morro do Calumbi dá margem à dupla interpretação. Visto da BR-242, em direção a Seabra, o morro lembra a imagem de um camelo. Do topo do Pai Inácio, o morro parece a face e o busto de uma mulher deitada olhando para o lado oposto de quem a observa. Há quem diga que é preciso ter imaginação fértil para enxergar tais imagens!

Elas Outdoor Sp

Elas Outdoor Sp

São Paulo

Rox
1075

Relatos e dicas de mulheres apaixonadas pelo esporte outdoor ♀️⛰🏕🏄🏽‍♀🧗🏻‍♀🚴🏾‍♀🚣🏿‍♀ Instagram: @elasoutdoorsp 🔰 Desde 03/2020

Adventures Map
linktr.ee/elasoutdoosp

43 Posts

See More

111 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruno Negreiros, Fabio Fliess and 408 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Bruna Fávaro, Renan Cavichi and 157 others support the Together page.