AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal

Lendas Petrolândia • Atlântida Brasileira

    @elasoutdoorsp uma lenda diferente sobre algum lugar incrível

    Lendas Petrolândia, a Atlântida Brasileira

    Capital Pernambucana da Coconicultura


    Petrolândia localiza-se no Vale do São Francisco pernambucano, a uma distância de aproximadamente 404 km da capital pernambucana, Recife.


    É a Capital Pernambucana da Coconicultura (Lei Nº 14.591, de 21/03/2012).


    Às margens do Rio São Francisco, a parte antiga da cidade de apenas 36 mil habitantes tem chamado atenção do circuito turístico do sertão nordestino.

    Atlântida Brasileira, a cidade que foi inundada pelo Rio São Francisco

    Para aqueles que acreditam na mística cidade da Atlântida, com certeza se surpreenderiam com a quantidade de locais apontados como a possível magnífica cidade que foi engolida pela água, narrada pela primeira vez pelo filósofo grego Platão, em 9.500 a.C.


    De acordo com a lenda, Atlântida era deslumbrante com suntuosos palácios, sendo descrita como um lugar rico e fantástico que teria sido afundado após uma catástrofe por volta de 9.500 a.C no Oceano Atlântico.


    A lenda deste paraíso submerso no mundo existe até hoje nas profundezas do imaginário popular.


    Atlântida Brasileira A cidade que foi inundada pelo Rio São Francisco

    Este mito emergiu e se tornou realidade em pleno Sertão de Pernambuco, mais precisamente em Petrolândia bem às margens do Rio São Francisco.

    Em 1988, com a construção da Hidrelétrica Luís Gonzaga, também conhecida como Usina de Itaparica, foi necessário haver a invasão das águas do Rio São Francisco para áreas onde antes eram ocupadas pelos habitantes de Petrolândia.


    A construção deslocou cerca de 40 mil pessoas, e mais de 10 mil famílias, entre elas diversas comunidades indígenas que tinham se instalado lá havia décadas.

    A pacata cidade começou a ser chamada de “Atlântida Brasileira” há cerca de 10 anos, quando começaram a aparecer de forma mais evidente os resquícios da antiga parte dela que foi inundada para a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, em 1988.

    A Igreja do Sagrado Coração de Jesus, o ponto visível da Atlântida Brasileira, foi construída em 1940, cujo topo sempre ficou visível, nos últimos anos apareceu mais à medida que o volume de água no reservatório foi baixando com a estiagem. Desde 2010 o lago não atinge sua cota máxima.

    A igreja do Sagrado Coração de Jesus está a 12 metros de profundidade e é possível fazer mergulho no local para visitar a cidade submersa.


    A cidade de Petrolândia nova é uma cidade projetada, às margens do rio São Francisco, e possui ruas organizadas. A população apenas mudou-se para Petrolândia nova em 1988.

    Turistas são atraídos em Petrolândia, não só pela lenda citada por Platão, mas também pela profecia de Antônio Conselheiro, líder religioso e da icônica cidade de Canudos — disse, certa vez, que o papel das coisas iria se inverter, com o mar secando e o sertão inundando de água. O território nordestino ainda está longe de ter o problema da seca resolvido, mas Petrolândia é uma curiosa consequência que remete a essa previsão.

    Os visitantes vão lá comprovar o prenúncio e se banhar no mar artificial sertanejo.


    Serrota do Padre


    Segundo a lenda de Petrolândia, um padre tinha um caso com uma moça da cidade e quando eles foram descobertos, fugiram para essa área da Serrota. Porém eles foram pegos, mortos e seus corpos foram jogados embaixo da serrota.


    Ninguém sabe se essa história é verídica, porém o local ficou conhecido como Serrota do Padre por causa dessa lenda.

    Elas Outdoor Sp

    Elas Outdoor Sp

    São Paulo

    Rox
    1092

    Relatos e dicas de mulheres apaixonadas pelo esporte outdoor ♀️⛰🏕🏄🏽‍♀🧗🏻‍♀🚴🏾‍♀🚣🏿‍♀ Instagram: @elasoutdoorsp 🔰 Desde 03/2020

    Mapa de Aventuras
    linktr.ee/elasoutdoosp


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Dri @Drilify, Fabio Fliess e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.