AventureBoxExplore
Create your account

Lendas Petrolândia • Atlântida Brasileira

@elasoutdoorsp uma lenda diferente sobre algum lugar incrível

Lendas Petrolândia, a Atlântida Brasileira

Capital Pernambucana da Coconicultura


Petrolândia localiza-se no Vale do São Francisco pernambucano, a uma distância de aproximadamente 404 km da capital pernambucana, Recife.


É a Capital Pernambucana da Coconicultura (Lei Nº 14.591, de 21/03/2012).


Às margens do Rio São Francisco, a parte antiga da cidade de apenas 36 mil habitantes tem chamado atenção do circuito turístico do sertão nordestino.

Atlântida Brasileira, a cidade que foi inundada pelo Rio São Francisco

Para aqueles que acreditam na mística cidade da Atlântida, com certeza se surpreenderiam com a quantidade de locais apontados como a possível magnífica cidade que foi engolida pela água, narrada pela primeira vez pelo filósofo grego Platão, em 9.500 a.C.


De acordo com a lenda, Atlântida era deslumbrante com suntuosos palácios, sendo descrita como um lugar rico e fantástico que teria sido afundado após uma catástrofe por volta de 9.500 a.C no Oceano Atlântico.


A lenda deste paraíso submerso no mundo existe até hoje nas profundezas do imaginário popular.


Atlântida Brasileira A cidade que foi inundada pelo Rio São Francisco

Este mito emergiu e se tornou realidade em pleno Sertão de Pernambuco, mais precisamente em Petrolândia bem às margens do Rio São Francisco.

Em 1988, com a construção da Hidrelétrica Luís Gonzaga, também conhecida como Usina de Itaparica, foi necessário haver a invasão das águas do Rio São Francisco para áreas onde antes eram ocupadas pelos habitantes de Petrolândia.


A construção deslocou cerca de 40 mil pessoas, e mais de 10 mil famílias, entre elas diversas comunidades indígenas que tinham se instalado lá havia décadas.

A pacata cidade começou a ser chamada de “Atlântida Brasileira” há cerca de 10 anos, quando começaram a aparecer de forma mais evidente os resquícios da antiga parte dela que foi inundada para a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, em 1988.

A Igreja do Sagrado Coração de Jesus, o ponto visível da Atlântida Brasileira, foi construída em 1940, cujo topo sempre ficou visível, nos últimos anos apareceu mais à medida que o volume de água no reservatório foi baixando com a estiagem. Desde 2010 o lago não atinge sua cota máxima.

A igreja do Sagrado Coração de Jesus está a 12 metros de profundidade e é possível fazer mergulho no local para visitar a cidade submersa.


A cidade de Petrolândia nova é uma cidade projetada, às margens do rio São Francisco, e possui ruas organizadas. A população apenas mudou-se para Petrolândia nova em 1988.

Turistas são atraídos em Petrolândia, não só pela lenda citada por Platão, mas também pela profecia de Antônio Conselheiro, líder religioso e da icônica cidade de Canudos — disse, certa vez, que o papel das coisas iria se inverter, com o mar secando e o sertão inundando de água. O território nordestino ainda está longe de ter o problema da seca resolvido, mas Petrolândia é uma curiosa consequência que remete a essa previsão.

Os visitantes vão lá comprovar o prenúncio e se banhar no mar artificial sertanejo.


Serrota do Padre


Segundo a lenda de Petrolândia, um padre tinha um caso com uma moça da cidade e quando eles foram descobertos, fugiram para essa área da Serrota. Porém eles foram pegos, mortos e seus corpos foram jogados embaixo da serrota.


Ninguém sabe se essa história é verídica, porém o local ficou conhecido como Serrota do Padre por causa dessa lenda.

Elas Outdoor Sp

Elas Outdoor Sp

São Paulo

Rox
1064

Relatos e dicas de mulheres apaixonadas pelo esporte outdoor ♀️⛰🏕🏄🏽‍♀🧗🏻‍♀🚴🏾‍♀🚣🏿‍♀ Instagram: @elasoutdoorsp 🔰 Desde 03/2020

Adventures Map
linktr.ee/elasoutdoosp

43 Posts

See More

111 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Fabio Fliess, Bruna Fávaro and 394 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Bruno Negreiros, Fabio Fliess and 149 others support the Together page.