AventureBoxExplore
Create your account
  • Serra da Canastra

A Canastra um lugar de resistência da cultura caipira, conta com biodiversidade do Cerrado, riqueza cultural, exuberância de paisagens, e ainda é o berço do rio São Francisco, nosso querido e Velho Chico.

A Serra da Canastra é muito antiga. Os geólogos estimam que ela tenha mais ou menos 1 bilhão de anos e que teria surgido da colisão de duas grandes placas tectônicas – um movimento surgido do interior da Terra que teria feito as rochas se assentarem na superfície, da forma como as conhecemos ainda hoje.

Como a natureza tem seus caprichos, achou por bem dar à serra a forma que lembra um grande baú, que antigamente era chamado canastra, daí a origem do nome que batiza o nosso lugar.

  • Onde nasce o velho Chico

A Canastra é um imenso depósito de água com milhares de nascentes e pequenos cursos d’água que formam as bacias do rio São Francisco e alguns tributários do rio Paraná. São 36 cachoeiras catalogadas na Serra da Canastra e arredores.

O velho Chico era chamado pelos indígenas de Opará (rio mar), e os portugueses deram o nome de São Francisco. A nascente do rio fica a 14km da Cachoeira Casca d’Anta e atravessa a Bahia, Pernambuco até encontrar o mar na divisa de Alagoas e Sergipe.

É em São José do Barreiro que se localiza a conhecida cachoeira Casca d’Anta, que despenca no paredão da Serra da Canastra com seus 186 metros de altura, formando a primeira grande queda d´água do rio São Francisco e a maior da bacia do Rio São Francisco.

O nome Casca d’Anta é por causa de uma árvore que tem folhas medicinais e as antas (e outros animais) se coçavam na árvore para se curar.

  • São Francisco

Diz a lenda que em noites de lua cheia, São Francisco de Assis desce pessoalmente do céu e passeia pela imensa paisagem da Serra da Canastra.

Na sua longa caminhada, ele conta um a um os seus animais de estimação: lobo-guará, tamanduá-bandeira, onça, ema, veado campeiro, pato mergulhão, gavião, pássaros. Recolhe os que se perderam. Cura os feridos com os ramos de arnica e carqueja, que são remédios naturais ali do Chapadão.

Quando o sol nasce, o protetor peregrino, exausto, bebe água da nascente. Colhe um ramo de lírios para Maria, mãe de Deus e ascende aos céus abençoando o Rio e seu povo. Pedindo que não destruam a natureza. Viva São Francisco! Viva ao Velho Chico!

  • Conto da Fazenda Zagaia

Durante o período de extração de ouro e diamantes, a população aumentou e começou a faltar alimento. Os tropeiros eram os responsáveis em levar estes produtos para a venda nos comércios de grande distância e estavam sempre com muita mercadoria e dinheiro.

Tinha uma fazenda chamada Zagaia que era pousada para os caixeiros-viajantes. Eles passavam por ela quando iam vender mercadoria e depois voltavam com dinheiro. Na ida não acontecia nada, mas na volta eles eram assassinados durante o sono.

O dono da fazenda era um bandido e queria matar os tropeiros enquanto eles dormiam usando uma armadilha de zagaia que caia em suas camas.

Zagaia é uma peça de madeira com pregos por toda a parte que ficava escondida no teto sendo segurada por uma corda que poderia ser controlada pelos donos da fazenda.

Certa noite, um tropeiro se hospedou na fazenda para vingar a morte de seu pai. A escrava encantada pelo tropeiro pediu para ele dormir debaixo da cama, e então, ele se livrou de ser morto e conseguiu matar o fazendeiro, terminando assim, uma série de assassinatos e desaparecimentos documentados no Chapadão da Canastra.

O tropeiro se apaixonou pela escrava e viveram felizes para sempre.

Elas Outdoor Sp

Elas Outdoor Sp

São Paulo

Rox
1072

Relatos e dicas de mulheres apaixonadas pelo esporte outdoor ♀️⛰🏕🏄🏽‍♀🧗🏻‍♀🚴🏾‍♀🚣🏿‍♀ Instagram: @elasoutdoorsp 🔰 Desde 03/2020

Adventures Map
linktr.ee/elasoutdoosp

43 Posts

See More

111 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruna Fávaro, Fabio Fliess and 405 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Bruno Negreiros, Renan Cavichi and 156 others support the Together page.