AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal

Lendas Serra do Japi

    @elasoutdoorsp uma lenda diferente sobre algum lugar incrível

    Castelo de Águas

    A Serra do Japi é uma uma cadeia montanhosa localizada no sudeste do estado de São Paulo, possui 354 quilômetros quadrados de área, cujo ponto culminante atinge 1.260 metros de altitude.

    Está em uma região densamente ocupada, representando uma das últimas grandes áreas de floresta contínua do estado de São Paulo, fazendo divisa com 4 municípios: Jundiaí, Pirapora do Bom Jesus, Cajamar e Cabreúva.

    Atualmente possui 6 trilhas e as visitas são realizadas por monitores aos finais de semana e organizadas pela Prefeitura de Jundiaí.

    Nascente de Rios

    Seu nome tem várias justificativas, como a semelhança com o canto de um pássaro (iapi, iapi), e o significado da palavra tupi-guarani "iapy" que significa 'nascente de rios'.

    É justamente pela riqueza hídrica da Serra do Japi que ela recebeu a denominação de Castelo de Águas por naturalistas europeus, segundo o Professor Aziz Nacib Ab’Saber.

    Esse foi também um dos aspectos considerados em seu processo de tombamento pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT).

    Foi declarada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo pela UNESCO em 1994.

    Povos Indígenas

    No início do século XVII, a Serra do Japi era habitada exclusivamente por povos indígenas.

    Algumas tribos eram nômades, ou seja, ficavam pouco tempo em um mesmo lugar e já se mudavam em busca de mais alimento, uma vez que apenas extraíam da natureza seus alimentos; enquanto outras, geralmente de origem Tupi-Guarani, se fixavam em uma localidade e ali, além de cultivarem a terra, criavam raízes e protegiam sua área.

    Esses índios dependiam dessas terras para viverem e cultivavam principalmente milho e mandioca.

    Eram povos guerreiros, bons caçadores e pescadores.

    Organizavam-se em aldeias compostas por cabanas circulares feitos de troncos e cobertas de palha (oca). Em cada cabana moravam várias famílias aparentadas entre si e o círculo formado por elas era um espaço comum de todos.

    Índio gigante da tribo Curuquiã

    Diz a lenda que existia uma certa tribo de índios gigantes, maiores que as árvores, e que faziam a guarda das matas fazendo com que ficasse cada vez mais forte.

    Figura muito presente no imaginário dos desbravadores de terras da Amazônia aos Estados Unidos, na Serra do Japi o índio gigante ficou conhecido como Curuquim ou Curuquiã.

    Este índio está presente no brasão, o símbolo oficial da cidade de Jundiaí.

    Elas Outdoor Sp

    Elas Outdoor Sp

    São Paulo

    Rox
    1092

    Relatos e dicas de mulheres apaixonadas pelo esporte outdoor ♀️⛰🏕🏄🏽‍♀🧗🏻‍♀🚴🏾‍♀🚣🏿‍♀ Instagram: @elasoutdoorsp 🔰 Desde 03/2020

    Mapa de Aventuras
    linktr.ee/elasoutdoosp


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Bruno Negreiros, Renan Cavichi e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.