AventureBoxExplore
Create your account

Lendas Terra Ronca

Toda segunda no @elasoutdoorsp uma lenda diferente sobre algum lugar incrível.

●● Lendas Terra Ronca ●●


O esplendor das cavernas de Terra Ronca

O “ronco” das águas no interior das cavernas deu nome ao Parque Estadual de Terra Ronca que fica no município de São Domingos e Guarani de Goiás, na divisa de Goiás com a Bahia, o maior complexo geoespeleológico do Brasil

Com 57 mil hectares, o PETeR (Paque Estadural de Terra Ronca) foi criado em 1989 para proteger um valioso complexo espeleológico no qual são encontradas 7 das 30 maiores cavernas do Brasil, além da fauna e flora.

A exuberância escondida no interior das cavernas de Terra Ronca foi esculpida por rios subterrâneos durante mais de 600 milhões de anos.

O PETeR conta com mais de mil cavidades subterrâneas, sendo que apenas 40 delas foram mapeadas.

Em muitas das paredes é possível encontrar pinturas rupestres datadas de mais de 10 mil anos.


O esplendor das cavernas de Terra Ronca

O PETeR foi declarado Reserva da Biosfera pela Unesco em 2000, talvez seja o principal conjunto espeleológico da América Latina.

As cavernas mais visitadas são: Terra Ronca, Angélica, São Mateus, São Bernardo.

Salões esplendorosos chegam a mais de 700 metros de comprimento por 100 de largura.

Gruta Terra Ronca

A que deu nome ao parque está dividida em duas partes por causa de um desmoronamento. Terra Ronca I é a mais visitada e exuberante com entrada de 96 metros de altura por 120 de largura.

Das mais de trezentas cavernas que compõem o Parque, a gruta Terra Ronca é a mais conhecida e a mais cheia de mistérios e lendas, entre elas, a "Coluna Prestes" se abrigou nela ao passar pela cidade de São Domingos.


O mitológico guia Sr. Ramiro Hilário dos Santos

Nascido e criado praticamente dentro das cavernas, começou a guiar aos 7 anos, Ramiro é rei da carbureteira, o mestre dos caminhos labirínticos do mundo da escuridão, capaz de cuidar sozinho do manejo das trilhas de todas as cavernas.

É o homem que participou de todas as expedições de salvamento na região, respeitado por sociedades de espeleologia do mundo todo. Ramiro sabe onde estão os salões mais bonitos, os espeleotemas mais raros.


O mitológico guia Sr. Ramiro Hilário dos Santos

Foi o avô de Ramiro, fugindo da seca do Sertão baiano, que levou toda a família para morar na região.

Montou um altar debaixo dos 90 metros da monumental abertura da gruta de Terra Ronca, chamou um padre e armou uma missa para os colonos da região.

Diz a lenda que naquele dia deu-se um milagre de cura.

Alguns viram a imagem de Nossa Senhora da Aparecida e começava ali a veneração da gruta.


Morro do Moleque

Galo-de-ouro: conta-se a lenda sobre a existência de uma estátua da ave que foi fundida com ouro de vinte quilates e mede cerca de meio metro de altura, com olhos cravejados de diamantes, penas de rubis e calcanhar de esmeralda.
Os mais velhos dizem que ouviam o galo cantar sem ser visto, afastando curiosos do local.

O Morro do Moleque possui diversas histórias sobre assombrações, padres sem cabeça, cobras enormes com olhos de fogo, além do demo cavalgando sobre um porco-espinho com um ronco que podia ser ouvido mais de 400 quilômetros.


Padre sem cabeça

O padre sem cabeça andava pelas ruas da cidade de São Domingos.

Um belo dia ele seduziu uma moça e foi condenado a passar a eternidade transformando-se em um padre sem cabeça, que sai nas noites de lua cheia assustando as pessoas.

Dizem que o padre é visto correndo a pé ou montado em um cavalo fantasma.

Ele dava uma vela de cera para quem desse de cara com ele e ele pedia para a pessoa guardar a vela. Se no dia seguinte a pessoa não encontrasse a vela, o padre pegava a alma.

Romãozinho

Trata-se de um moleque malvado com índole ruim, diferente de seus pais, trabalhadores da roça. O filho disse ao pai que a mãe o traia, e o pai a matou. Em seus últimos suspiros, a mãe rogou uma praga sobre o garoto.

Elas Outdoor Sp

Elas Outdoor Sp

São Paulo

Rox
1059

Relatos e dicas de mulheres apaixonadas pelo esporte outdoor ♀️⛰🏕🏄🏽‍♀🧗🏻‍♀🚴🏾‍♀🚣🏿‍♀ Instagram: @elasoutdoorsp 🔰 Desde 03/2020

Adventures Map
linktr.ee/elasoutdoosp

43 Posts

See More

111 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Fabio Fliess, Peter Tofte and 385 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Fabio Fliess, Bruno Negreiros and 140 others support the Together page.