AventureBoxExplore
Create your account

A montanha é sempre linda em qualquer estação, e nossas divulgações de imagens pelas redes sociais diversas dá a impressão a quem ainda não conhece que é de simples acesso e ao mesmo tempo instiga em muitos a vontade de também estar lá, então inicialmente antes de falarmos de segurança, vale lembrar da nossa Responsabilidade em repassar as informações relevantes a essas pessoas, porque Sim também somos responsáveis.

Ao mesmo tempo que a montanha é um lugar lindo de ser ver e estar, não podemos esquecer que é também isolado, hostil e de difícil acesso. O que torna a PREVENÇÃO ESSENCIAL para minimizar acidentes, que podem até ser fatais.

A prática do montanhismo é arriscada não só pelos perigos objetivos da montanha (frio, calor, sol, tempestades, vento, neblina, luz, animais...), mas também por causa dos perigos subjetivos, derivados do treinamento e da condição físico-sanitária de quem a pratica.

Tanto uma simples caminhada na montanha quanto uma travessia mais intensa requerem algum esforço físico, o que, juntamente com as características do terreno, pode significar que certos percalços ou problemas de saúde podem ocorrer:

• Patologias por esforço: sobrecargas e hipoglicemias.

• Patologias mecânicas: hematomas, lágrimas, entorses, feridas e fraturas.

• Patologias por temperatura: frio (hipotermia e queimaduras), calor (insolação, insolação e queimaduras).

• Patologias produzidas por raios.

• Patologias produzidas por animais ou plantas: mordidas e envenenamentos.

• Patologias básicas exacerbadas pela atividade que é realizada.

MEDIDAS QUE DEVE TOMAR ANTES DE QUALQUER IDA AS MONTANHAS: Seja sozinho, ou com auxílio de guia você é responsável por estar a par de todo planejamento, afinal a sua vida está incluída nele. Então o Básico para qualquer aventura é:

PLANEJAMENTO: esteja a par da ROTA (quantidade de dias, km, elevação etc), QUANTIDADE DE PESSOAS esteja atento na quantidade de pessoas com quem irá, se enturmar caso não conheça essas pessoas, pois com isso pode ter uma base do TEMPO (aproximado)que percorrerá baseado a pessoa com menor capacidade física e/ou técnica.

MATERIAL: revise sempre os equipamentos, faça um checklist para não esquecer nada. Leve itens sempre baseados nos climas quente e frio mesmo que a previsão do tempo diga o contrario é melhor prevenir do que remediar. E claro itens como alimentos uma quantia extra nunca é demais. • MATEOROLOGIA: deve sempre levar em conta as previsões meteorológicas, acompanhamento do dia que irá e o tempo que irá ficar lá.

ROUPA: A vestimenta deve sempre ser focada no sistema de 3 camadas:

1. A PRIMEIRA camada remove a umidade, serve para conduzir a transpiração para o exterior (Ex: Segunda Pele)

2. A SEGUNDA Camada, serve para manter a temperatura do seu corpo corporal ideal estável (Ex: fleece) 3. A TERCEIRA camada serve para protegê-lo de vento chuva, neve. (Ex: Corta Vento, jaqueta impermeável) .

4. CALÇADO também tem que ser adequado para a atividade (melhor os que cobrem até o tornozelo) e meias que absorvem umidade. Também se atentar aos acessórios para cabeça (touca, boné), mãos(luvas), óculos etc.

KIT PRIMEIROS SOCORROS: Independente de ser um Hiking ou Trekking sempre levar um cobertor térmico com você, pinças, gaze e curativo autoadesivo. Também é aconselhável levar anti-inflamatórios /analgésicos/Antialérgico, protetor solar e pomada para tratar pequenas mordidas.

COMUNICAÇÃO: Sempre deixe pessoas avisadas do local onde estará, o trajeto a ser percorrido, e o dia de início e do seu retorno.

#montanhismo #mountains #trekking #hiking #segurança #prevenção #responsabilidade

BOM CAMINHO!