AventureBoxExplore
Create your account

Reset Comportamental, Vivências e o Mountain Bike

Bike Trail ou All Mountain? XCO ou XCM? O que seria o tal “MTB de Verdade”?

Felipe.rocha79
Felipe.rocha79 07/06/2021 21:48

Trago essa reflexão aqui no AventureBoxe que começou através de algumas conversas com um grande amigo, o Alexandre Ribeiro. E Logo depois pude vivenciar uma transição de “categoria” que me fez resetar alguns comportamentos e ideologias.

No Brasil a categoria XC é muito praticada, por isso a capilaridade. Talvez porque tenhamos um multicampeão, o Henrique Avancini, que pratica a modalidade XCO. Ou mesmo pela cultura dos lojistas, pelo menos os que praticam a categoria citada. Já na Europa e nos EUA o Bike Trail ou All Mountain tem o maior número de praticantes. Aquelas fotos bonitas de ciclistas com mochilas nas costas descendo vales que ficam na sua imaginação, são de praticantes de All Mountain. Sobem uma montanha pedalando e conversando com objetivo de apreciar e contemplar a vista, se alimentam e descem as trilhas com um sorriso largo no rosto.

A verdade é que a minha vivência em poucos meses na “categoria” All Mountain resgatou uma emoção que estava escondida ou guardada. O giro é mais descolado, menos tenso. É prazeroso, descontraído e divertido. Cada um tem seu momento no esporte, e respeito as individualidades, mas a categoria XC, até então era muita exaustão e pouca emoção. Pelo menos pra mim, que já tenho essa experiência no ambiente corporativo. Por isso precisava de uma atividade mais descolada.

Em meados de maio, num dia de outono esfuziante realizei uma travessia durante o dia todo, conhecido como All Day Ride. Pude vivenciar na prática a modalidade All Mountain. Estava com os amigos que o ciclismo me apresentou, e outros que já fazem parte há anos da minha vida. O percurso foi criado pelo amigo Léo Palma através da Pedal Rupestre. Mapeou cuidadosamente as trilhas, atravessando os Vales e Montanhas da Região de Lumiar, na Apa de Macaé de Cima. Os “estradões” como chamamos as ruas largas de terra, só foram inseridos para deslocamento. Um privilégio enorme, pois estamos falando de uma das áreas mais protegidas de Mata Atlântica do Estado do RJ.

Dessa brincadeira, ou melhor vivência, saiu até um texto inspirado na Travessia:

“O Desempenho repousa num instante de diversão. As pausas são longas sem preocupação com o relógio. As trilhas? Sim. São técnicas. Mas os equipamentos e o espírito livre nos deixam leves para usufruir o máximo que a Mata Atlântica do Estado do RJ tem para nos oferecer. O mínimo que possamos fazer é preservar e saber desfrutar.”

Enfim, realmente quando pego na bike tenho uma sensação de bem-estar tremenda. Os níveis serotoninérgicos ficam elevados. E me lembro que em épocas de treinos intermináveis, que sei lá aonde me levavam, a não ser saúde física, eu só tinha prazer após os giros porque a endorfina era produzida pelo organismo.

A ideia do texto não é polemizar, pois cada um faz a sua escolha, e temos livre arbítrio. Mas sim, esse texto é um relato de reset comportamental. Em busca do bem-estar vivenciando momentos agradáveis.

Agradeço a inspiração de me atentar aos "resets" ao Podcast Reset Humano e a paciência do Leo Palma para os ajustes no texto.

Espero que eu tenha contribuído um pouco.

2
Freddy Duclerc
Freddy Duclerc 07/11/2021 13:02

Felipe parabéns por expor a sensação que uma bike causa em você, com certeza cada um tem a sua forma de sentir esta experiência, o mais importante é vivenciá-la, viver está sensação e experiência individualmente e por que não coletivamente. Por mais experiências como esta... E muito obrigado por citar a contribuição do Projeto Reset Humano em seu Reset pessoal. Bons ventos! Forte abraço Freddy Duclerc.

Edson Maia
Edson Maia 07/17/2021 09:27

Muito massa! Uma "montanha russa" de MTB é realmente uma experiência que ativa nosso emocional de maneira intensa. Resumo em uma palavra: Alucinante.

Felipe.rocha79

Felipe.rocha79

Rio De Janeiro - RJ

Rox
29

Entusiasta do Bem-estar e do movimento ao ar livre. Propósito: construir uma geração consciente estimulando a preservação da natureza, aproximando meus filhos do meio ambiente.


2 Posts


154 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruno Negreiros, Bruna Fávaro and 396 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Renan Cavichi, Peter Tofte and 150 others support the Together page.