Felix G Prieto 06/10/2018 20:15 com 1 participante
    Viagem ao Tapajós 2018 (A origem)

Em setembro de 2018 três amigos que acabariam sendo três irmãos fizeram uma viagem pelo rio Tapajós entre as coord UTM 965 0000 e 972 000.

Viagem ao Tapajós (setembro 2018)

A origem:

A viagem, na cabeça, surgiu bastante tempo atrás quando criança ganhei de meu pai um Atlas como presente de aniversário e ouvi a alguns amigos russos falar de uma expedição que percorreu mais de 15.000 quilômetros pelos estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Amazonas e Pará entre 1822 e 1829.

O grupo comandado por Langsdorff esteve formado por cartógrafos, caçadores, pintores, botânicos, naturalistas, guias e escravos todos para dar suporte a uma missão russa nascida na época do czar Alexandre I com o patrocínio da Academia de ciências de São Petersburgo, q

ue quase dois séculos depois continua tendo o material disperso/perdido e sem ser bem conhecida e muito menos explicada.

Anos depois, morando já no Brasil em agosto 2010, aproveitando uma visita a trabalho no Rio de Janeiro fui visitar o Centro Cultural do Banco do Brasil e me topei por acaso com a exposição “Expedição ....von Langsdorff”. Lá olhando as pinturas de Taunay foi quando tive consciência de querer conhecer ao vivo alguns de esses lugares.

Outras leituras como a do jesuíta Cristobal de Acuña[i], que junto com o explorador e navegador português Pedro Teixeira percorreu de fluvialmente a rota de Orellana[ii], que chegou desde Belém até Quito só me animariam para conhecer essas regiões.

Autores como Henri Coudreau[iii], Theodore Roosevelt[iv], Emanuel J. Leite[v], ou Barbara Freitag-Rounaet[vi] tem complementado informações e visões muito valiosas para programar a viagem.

Esta nossa viagem infelizmente, por falta de tempo, não conseguiria ao discorrer pelos 850 quilômetros do rio Tapajós entre Barra de São Manoel e Santarém, limitando-nos

desta vez as margens esquerda e direita unicamente entre os municípios de Santarém e Santo Ignacio de Loyola (entre as coordenadas UTM 965 0000 e 972 000).

i] Novo descobrimento do grande rio das Amazonas 1641

Realizada de 07/10/2018 até 20/10/2018

Diego

Felix G Prieto

Pois é, nada importante, de Barcelona ate Canada, Hong Kong ou Australia e agora só mais um gringo perto do Xingu. Viu? https://www.instagram.com/tro