/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5c4f09797c0ad/adventure/6302fcb75b473/6302fd59679ff-2.jpg)
Monte Ararat - Turquia
Escalada a montanha mais alta da Turquia, na qual tem grande valor histórico, cultural e religioso.
Montañismo Alta MontañaA expedição começa indo para Istambul e após pegando um voo para Igdir ou Agri. Eu fui para Igidir e um motorista estava me aguardando no aeroporto. Foram duas horas de voo até Igdir e mais uma hora de carro até a cidade chamada Dogubeyazit. Burhan o dono da agência me esperava no hotel e a noite nos encontramos com o restante do grupo para jantar.
Terceiro dia foi uma caminhada de aclimatação até 4.200 e volta ao camp1. O terreno já começa a ficar mais íngreme com bastante pedra.
O transporte dos equipamentos, bolsas e mochilas foi feito por cavalos e mulas até o último acampamento. Não precisamos carregar nada, além da nossa mochila de ataque.
No quarto dia, subimos para o camp2 (4.200) bem cedo. Comemos, nos hidratados, dormimos cedo e na madrugada foi o ataque ao cume. Foram mais ou menos 7 horas de subida e descida. Mil metros de altimetria acumulada até 5.137m. Muito trevas pedra no começo e no final a chegada ao glaciar que necessitamos colocar o crampon. A bota não necessita ser dupla mas é importante ser uma bota rígida para alta montanha. Venta muito e o frio é intenso.
No quinto dia, mesmo dia do cume, após um café da manhã, arrumar a duffel e um descanso de uma hora descemos para o camp 1. Tivemos a opção de descer direto para o carro mas o grupo resolveu ficar mais uma noite. No dia seguinte, às 7h já estávamos tomando café da manhã e partimos.
Assim que chamou no hotel, foi o tempo de tomar um banho , trocar de roupa e visitar o lugar que dizem que a arca de Noé parou. Almoçamos, fomos no Palácio e finalizamos com uma sauna turca.
