AventureBoxExplore
Sign Up

Cachoeira Capão dos Palmitos - Serra do Cipó

Mais uma trilha realizada no final de 2018, durante um rolê na região do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Hiking Waterfall

Cachoeira Capão dos Palmitos - 30.12.2018

Esse é o quarto relato sobre aventuras que fizemos no entorno da Serra do Cipó, entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019. Os outros relatos já publicados aqui no AventureBox, estarão no final desse texto.

Depois da chuvarada no dia anterior, ficamos preocupados com o nível dos rios dentro do parque, o que poderia comprometer nossas trilhas. Fomos descansar torcendo pela melhora do tempo.
Acordamos, tomamos café e arrumamos as mochilas. O tempo, embora não estivesse completamente aberto, estava bom o suficiente para encararmos mais uma trilha. Nossa intenção dessa vez, seria caminhar até o Cânion das Bandeirinhas e no retorno, dar um pulo na Cachoeira da Farofa. Visitamos essa última quando estivemos no Cipó em 2015. Seria uma bela pernada, de aproximadamente 25kms.
Nos dirigimos até a portaria principal do parque (Areias) e ao informarmos nosso destino ao guarda-parques, ficamos sabendo que todas as trilhas dentro do Vale dos Mascates estavam interditadas por causa da chuva. Nos deram apenas a opção de fazer a trilha até a Cachoeira Capão dos Palmitos.
Cheguei a pensar em dar meia volta e seguir para alguma outra cachoeira fora do acesso das portarias, como a Congonhas, mas iríamos começar muito tarde e nada nos garantia que o acesso estaria tranquilo. Pesando todos esses fatores junto com a turma, acabamos nos resignando. Como consolo, seria um destino inédito para a gente.
Deixamos a portaria as 9h45 e seguimos em direção a trilha, que no seu início ainda é compartilhada com todos os destinos do vale. Mas depois de 200m caminhados, deixamos a trilha principal em favor de um acesso a direita, que em seu trecho inicial é bastante plano e tranquilo de seguir. Após passarmos por um trecho de mata, a trilha se alarga, vira praticamente uma estrada e começa a subir mais forte.
São cerca de 1,8kms de subida com desnível de quase 200m. Nada de outro mundo, mas em alguns trechos, é muito escorregadia. Principalmente pelo solo estar encharcado com as frequentes chuvas.
Ultrapassamos algumas pessoas que subiam em um ritmo mais tranquilo e em cerca de 15 minutos vencemos esse trecho, chegando a um local com uma visão muito bonita de todo o vale. Esperamos a turma toda estar reunida, para continuarmos a trilha, que começa a descer discretamente. Mas continuava escorregadia.
Pouco depois, deixamos a estrada (que segue em direção a Lagoa Dourada e São José da Serra) pegando uma trilha a esquerda, que alterna trechos planos com ligeiros declives. Começamos a encontrar mais pessoas, nos dois sentidos. As 10h40, chegamos ao mirante que dá acesso a parte superior da Cachoeira Capão dos Palmitos, um lugar muito bonito. A cachoeira recebe água do Ribeirão das Areias.
Descemos até a parte de baixo da cachoeira e tirei algumas fotos, mesmo com alguma dificuldade. Por ser o único atrativo aberto nessa área do parque, estava bastante cheio e não era bem o que eu queria. Assim, pouco tempo depois retornei até o mirante e fiquei fotografando e esperando pelo pessoal. Não fomos informados na portaria, mas depois ficamos sabendo que seguindo por mais 400m de trilha, chegaríamos na Cachoeira do S, que é realmente pouco conhecida. Ficou para uma outra oportunidade.
Depois de lancharmos e descansarmos um pouco, por volta das 11h20 resolvemos pegar o caminho de volta, que foi mais tranquila apesar do calor que chegou forte. Encontramos com um volume de pessoas bem maior, que preferem fazer as trilhas bem mais tarde.
Chegando no final da trilha fui ficando para trás por estar fotografando, mas aproveitei para fazer ainda o Circuito das Lagoas. As 12h45 estávamos novamente na portaria, findando mais uma trilha na região.
Depois de um merecido almoço, aproveitamos para curtir a área de lazer da pousada.

Trilha 1 (Lapinha da Serra): Cachoeira Bicame
Trilha 2 (Lapinha da Serra): Pico da Lapinha
Trilha 3 (Serra do Cipó): Cachoeira do Gavião

Fabio Fliess
Fabio Fliess

Published on 01/17/2020 14:09

Performed on 12/30/2018

1 Participant

Letícia Fliess

Views

138

Fabio Fliess

Fabio Fliess

Petrópolis - RJ

Adventures
45
Rox
1823

Take it easy e bora pras montanhas! Instagram: @fliess

Map

2353 Contacts



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Ana Retore, Bruna Fávaro and 256 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Ana Retore, Edson Maia and 40 others support the Together page.