AventureBoxExplore
Create your account
Circuito dos 5 Lagos - PNI

Circuito dos 5 Lagos - PNI

Trilha inaugurada no final de abril, no planalto de Itatiaia.

Hiking Mountaineering

Foi durante a ATM 2015 na Urca/RJ, realizada no primeiro final de semana de maio, que eu fiquei sabendo da abertura de uma nova trilha no Parque Nacional de Itatiaia. Como sou apaixonado pelo parque, combinei com a minha esposa Letícia, minha sogra Fátima e o amigo Marcelo Garcia um "bate e volta" no dia 09 de maio.

Saíamos bem cedo de Petrópolis e entramos no parque pouco tempo depois do Posto Marcão abrir. Após os preparativos iniciais e debaixo de um frio cortante (na madrugada, a temperatura registrou marcas negativas) começamos a caminhada as 8h em ponto.

A trilha inicia poucos metros depois do primeiro estacionamento, a esquerda da estrada que leva ao Abrigo Rebouças. Começamos a subida com o objetivo de contornar o Massenas, uma montanha menos conhecida do parque. A nossa esquerda, podíamos avistar a Pedra do Camelo, a Pedra Furada e as cristas da Serra Fina. Pouco depois de um trecho plano, começamos a avistar os primeiros lagos, que são contornados pela esquerda. Em pouco tempo, chegamos a bonita Cachoeira dos 5 Lagos. Vale a pena descer um pouco o paredão rochoso ao lado da cachoeira. Rende belas fotos.

Seguindo a caminhada, a trilha é intercalada com vários trechos com lajes de pedra, até que a progressão é praticamente toda feita pelas pedras. Em alguns trechos, é preciso tomar algum cuidado para transpor os obstáculos, mas nada muito complicado. Vencido esse trecho, em poucos minutos encontramos a trilha que leva a Cachoeira do Aiuruoca (seguindo para a esquerda), já conhecida nossa. Tomamos a direita, em direção a Pedra do Altar, em um bonito trecho plano.

Bem aos pés do Altar, encontramos o último e talvez mais bonito lago do circuito. Uma pausa um pouco maior para tirar várias fotos, e encaramos a última subida do dia, até a bifurcação que leva ao cume da Pedra do Altar. Desse ponto seguimos até o Refúgio Rebouças e depois novamente até o Posto Marcão, onde pegamos o carro.

Essa trilha também pode ser uma boa opção para quem está com o tempo apertado para fazer as travesias do Rancho Caído e da Serra Negra. A desvantagem é perder o lindo visual dos paredões do Agulhas Negras.

Fabio Fliess
Fabio Fliess

Published on 07/08/2015 13:41

Performed on 05/09/2015

Views

5564

17
Mario Nery
Mario Nery 08/17/2015 09:41

"Tamo junto", rsrsrs! Só marcar. A Luiza quer muito ir lá também, ela não conhece o PNI.

Fabio Fliess
Fabio Fliess 08/17/2015 10:59

Quando a Luiza voltar ao Rio a gente marcar algo por lá!

Mario Nery
Mario Nery 08/17/2015 18:17

Com cerveja!

Fabio Fliess
Fabio Fliess 08/17/2015 18:56

Yeahhhhhhhhhhhh!

Tati Pgz
Tati Pgz 11/29/2015 16:26

Oi, Fábio! A trilha é bem sinalizada, não precisa de guia? E quanto tempo levou?

Fabio Fliess
Fabio Fliess 12/01/2015 18:22

Oi Tati. Desculpe a demora!! A trilha é bem sinalizada, e não dá para se perder. Fiz duas vezes sem guia numa boa!! Para fazer o circuito todo e ainda subir a Pedra do Altar, considere umas 6h mais ou menos! Qualquer info adicionar, é só falar! Abraços e boa trilha.

Wellington Martins
Wellington Martins 03/15/2016 21:56

Opa!!! Ainda responde sobre esse circuito? ??

Fabio Fliess
Fabio Fliess 03/17/2016 14:59

Fala Wellington.. Boa tarde! Manda lá. O que quer saber?

Fabio Fliess

Fabio Fliess

Petrópolis - RJ

Rox
3511

Montanhista desde que me conheço por gente!!! Sócio e condutor do CEP - Centro Excursionista Petropolitano. Take it easy e bora pras montanhas! Instagram: @fliess

Adventures Map

7 Posts

See More

6652 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruno Negreiros, Bruna Fávaro and 394 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Peter Tofte, Fabio Fliess and 149 others support the Together page.