AventureBoxExplore
Create your account
Pedra Assentada | Parque Nacional de Itatiaia

Pedra Assentada | Parque Nacional de Itatiaia

Visita a mais uma montanha pouco frequentada no planalto de Itatiaia, com a galera do CEP - Centro Excursionista Petropolitano.

Hiking Mountaineering Climb

Pedra Assentada – 20/04/2019

Nosso segundo dia em Itatiaia prometia ser um pouco mais tranquilo.
Acordamos cedo e começamos a preparar nosso café da manhã. Aos poucos o restante da turma foi chegando. Separamos o material que seria utilizado no dia, mas só conseguimos sair da pousada bem depois das 8h. Por conta desse atraso, chegamos bem tarde na portaria do parque e só começamos a caminhada em direção ao Abrigo Rebouças depois das 9h30.
A caminhada foi tranquila, e aproveitamos uma rápida parada no abrigo para pegar água. Dali seguimos com poucas pausas até bem perto da base das Prateleiras. Em um determinado ponto, pegamos uma trilha a esquerda e seguimos até a Pedra da Maçã, onde fizemos uma parada para lanche. Alguns “bichos carpinteiros” logo acharam um jeito de subir em uma pedra conhecida como Botas do Gigante.
Estranhamente, me sentia bastante cansado e aproveitei a pausa para me hidratar bastante, pois o calor estava bem forte. Descansado, acabei deixando a preguiça de lado e segui com o restante do pessoal até a entrada da “trilha” para o nosso destino do dia.
Para chegarmos próximos ao cume da Pedra Assentada, é necessário vencer um trecho de trepa-pedras com alguns pontos bem expostos e chatos de passar. Nessas horas a gente relembra como a rocha de Itatiaia é abrasiva e o solado de nossos calçados parece colar na rocha. Com espírito de grupo, chegamos todos à base da pedra. Imediatamente, procurei um local com sombra para descansar.
O Fiorini e o Luiz subiram até o cume e prepararam os procedimentos para o restante do pessoal escalar. O primeiro lance da via também é um artificial, onde existe um grampo que é usado como apoio. Mais uma vez fiquei na base curtindo o visual e fotografando a turma.
Por volta das 15h30, iniciamos nosso retorno. Durante a descida percebemos que o trecho de trepa-pedras é curto e bem rápido de fazer. Em cerca de 30 minutos já estávamos na base, caminhando em direção às Prateleiras. A luz estava incrível e rendia belas fotos. Paramos várias vezes para fotografar.
Fizemos nova parada na Pedra da Maçã, e pelo avançado da hora, os guias resolveram abortar a ida até o cume das Prateleiras. Seguimos de volta, rumo ao estacionamento, aproveitando as luzes da tarde caindo sobre as montanhas. Cenários lindos!
Caminhando sem pressa e cada um no seu ritmo, chegamos nos carros já escurecendo. De lá, tocamos direto para a pousada. Assim que chegamos, repetimos o ritual do dia anterior: banho, jantar, papo furado e muita diversão com essa turma incrível do CEP.
Alimentados, fomos descansar o corpo para encarar mais um dia no parque.

Fabio Fliess
Fabio Fliess

Published on 08/16/2019 12:43

Performed on 04/20/2019

1 Participant

Letícia Fliess

Views

1535

2
Aventura Não Tem Idade
Aventura Não Tem Idade 08/16/2019 20:54

Voce está numa regiao privilegiadissima. Acompanho o casal em cada montanha tão maravilhoso q só posso agradecer de voces nos apresentarem essas maravilhas. Bons ventos.

Fabio Fliess
Fabio Fliess 08/20/2019 18:57

Muito obrigado amigos. Acompanhamos vocês também!!! Obrigado pela companhia. Abraços.

Fabio Fliess

Fabio Fliess

Petrópolis - RJ

Rox
3432

Montanhista desde que me conheço por gente!!! Sócio e condutor do CEP - Centro Excursionista Petropolitano. Take it easy e bora pras montanhas! Instagram: @fliess

Adventures Map

7 Posts

See More

6586 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Peter Tofte, Bruna Fávaro and 386 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Peter Tofte, Renan Cavichi and 142 others support the Together page.