San Pedro de Atacama
San Pedro é uma comunidade da província de El Loa, localizada na região de Antofagasta, no Chile. Possui uma área de pouco mais de 23 mil km2 e está a aproximadamente 2400m de altitude. É um lugar ímpar na região e considerado um oásis.
Com ruas predominantemente de terra e construções rústicas de adobe (uma espécie de argila), é em San Pedro que o viajante encontra a principal estrutura para ter todo o suporte necessário em uma viagem ao deserto.
Apesar de parecer bastante simples e rústica à primeira vista, o povoado tem uma boa estrutura e seu charme conquista viajantes vindos de todas as partes do mundo. A presença de brasileiros no período do verão é maciça. Acredito que se ouça mais português do que espanhol nas ruas.
A cidade é base para uma infinidade de passeios turísticos e de aventura. Aqui no AventureBox falaremos de alguns deles, com bastante detalhes. E essa matéria tem como objetivo relacionar algumas facilidades e comodidades encontradas na cidade, que podem ajudar outros viajantes.
O coração da cidade está na Calle Caracoles e em mais algumas ruas transversais como as calles Toconao e Tocopilla.
Restaurantes
A cidade conta com diversos tipos de restaurantes, do mais simples ao sofisticados, mas sempre com uma pegada rústica. Boa parte dos restaurantes oferecem o menu del dia, que consiste em um prato de entrada e um principal, e muitas vezes com sobremesa incluída. Podemos elencar alguns restaurantes que visitamos e recomendamos:
- Adobe Café (Caracoles 211): um dos melhores restaurantes da região e o preço acompanha a fama.
- Kankas (Caracoles 400): boas opções de carne.
- Jardim Meraki (Calama 419): ambiente descolado com bons lanches e pizzas.
- Pizzaria El Charrua (Tocopilla esquina com Caracoles): melhor pizzaria da cidade.
- La Picada del Indio (Tocopilla 418): famoso pelo menu del dia com preço honesto.
- Las Delicias de Carmen (Calama 370): pratos MUITO bem servidos. Preço alto.
- Tierra Todo Natural (Caracoles 271): excelente variedade de pratos, com opções veganas.
Cafés
Nem todos os hostals e pousadas da região contam com um bom café da manhã, o que era o nosso caso. Assim, acabamos tomando café em outros locais.
- La Franchuteria (Caracoles 219 e Gustavo La Paige 527): possui dois endereços com pegadas diferentes. O do centro da cidade é mais um bistrô e não chegamos a visitar. Mas fomos algumas vezes na unidade da Gustavo La Paige que ficava próximo do nosso hostal). Croissants e empanadas deliciosos.
- Salón de Té O2 (Caracoles 169): possui vários combos de café, chá, pães e ovos.
- Roots Café (Toconao 459): excelentes opções de café e brunch.
Farmácia
Itens de higiene podem ser encontrados em qualquer mercadinho da região, mas caso precise de medicação, a farmácia mais central é a Cruz Verde que fica na Caracoles esquina com Toconao.
Compras
O cartão de débito Wise, carregado em pesos chilenos, é amplamente aceito em toda a cidade. Usamos para compras em mercados, pagamento de passeios e restaurantes. Apenas as pequenas lojas de artesanato é que só aceitam espécie. O uso desse cartão foi de uma praticidade tremenda.
A cidade tem várias lojas que se assemelham a quitandas ou mercearias no Brasil. E conta com um único Supermercado, o San Vicente, localizado na Calle Caracoles, 400-E.
Não podemos deixar de falar sobre o artesanato da cidade. Existem várias lojas com os mais diferentes tipos de produto. Na praça Gustavo Le Paige, encontra-se uma galeria com vários stands com os mais diferentes produtos.
Câmbio
Entrando na Calle Toconao a partir da Caracoles, logo aparecem várias lojinhas que fazem câmbio de dólar, euro e reais.
Dica: quando fomos, a cotação do real nas lojas estava com um câmbio bem mais favorável que o do Wise.
Lavanderia
Para quem fica mais tempo na cidade e precisa dos serviços de lavanderia, encontramos pelo menos duas ao longo da Caracoles, nos números 169 e 362.
Passeios
Ao longo da Calle Caracoles existe uma infinidade de agências oferecendo os mais diferentes passeios na região. Dessa vez fizemos praticamente tudo por nossa conta, com exceção do tour astronômico e do sandboard. Vou listar os passeios que fizemos e que serão tema de registros aqui no AventureBox.
- Valle del Arco Iris
- Valle de la Luna
- Geysers del Tatio
- Termas de Puritama
- Lagunas Cejar y Piedras
- Ojos del Salar
- Laguna Tebenquiche
- Lagunas Altiplânicas
- Ruta de los Salares
- Piedras Rojas
- Cerro Toco
- Vulcão Láscar
- Tour Astronômico
- Pukará de Quitor
- Sairecabur
- Lagunas Escondidas de Baltinache
Igreja de San Pedro
Praça Gustavo Le Paige
Cruzando o Trópico de Capricórnio, na Ruta 23
Calle Caracoles de manhã, sem a multidão indo e vindo
Boas dicas, Fábio. Vale lembrar também que o Chile tem um tipo de SUS. Tive que usar o pronto socorro de San Pedro de Atacama, fui muito bem atendido, sem filas e sem custo.