AventureBoxExplore
Create your account
Três Municípios - Parque Estadual dos Três Picos

Três Municípios - Parque Estadual dos Três Picos

Um dos cumes mais incríveis do sensacional parque dos Três Picos

Hiking Mountaineering

Vou tentar, aos poucos, colocar relatos das montanhas incríveis que estão no Parque Estadual dos Três Picos. Para começar, vou falar sobre o Pico dos Três Municípios, que é sem dúvida alguma, um dos cumes mais bonitos desse parque. O relato abaixo, com algumas alterações, foi publicado originalmente no boletim de setembro/outubro de 2017 do Clube Excursionista Petropolitano.

O nome dessa montanha não me era totalmente desconhecido, mas honestamente pouco sabia sobre ela até que encontrei a Miriam Gerber do CERJ durante a ATM do Rio. Ela comentou que estavam reabrindo uma trilha incrível no Parque dos Três Picos e que não poderíamos deixar de ir.
Movido pela curiosidade, resolvi pesquisar sobre essa montanha de 2080m, localizada na tríplice divisa entre os municípios de Teresópolis, Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, e fiquei impressionado com o que vi. Além da bonita trilha, ao chegar ao seu cume percebemos que estamos na ponta de um enorme penhasco, cujas vertentes parecem ter sido cortadas a faca. Do seu topo, além da vista incrível das montanhas dos Três Picos, ainda podemos ver os cumes da Serra dos Orgãos e do Desengano. Aos pés do penhasco, a ainda preservada região de Guapiaçu. A vontade de subir esse cume só aumentou!
A oportunidade surgiu poucos dias depois, em conversa com o sócio Luiz Cláudio Antunes - que já havia estado lá e confirmou a beleza surreal do lugar. Em pouco tempo foi marcada uma excursão oficial do CEP para esse pico, com o Adriano Fiorini e Luiz Cláudio sendo nossos guias. Minha esposa Letícia, Jaqueline Coutinho, Wanderlei Stumpf, Helena Pellegrini, Eduardo Gelli e eu fomos como participantes. Eu auxiliei na organização da excursão.
Saímos de Petrópolis as 6h e nos encontramos com o Luiz as 7h50 na Cachoeira dos Frades. De lá seguimos até a entrada da Fazenda Itatyba, onde as 8h35 começamos a nossa caminhada. O primeiro trecho é relativamente tranquilo, passando pela Casa de Pedra e por um bonito trecho de pinheiros até chegar na "Fonte Sede" (onde existe uma construção protegendo a fonte de água).
A partir daí faltavam pouco menos de 4kms até o cume, mas a trilha ganha muito em inclinação e exigência. Ainda tínhamos quase 600m verticais para vencer, e por isso, após pegarmos mais água, seguimos em frente. De imediato temos uma longa subida para contornar o Pico Maior do Vale dos Frades e chegar a um bonito mirante, por onde passamos pouco depois do meio dia. Durante essa subida, em um ou dois pontos temos um visual impressionante da Caixa de Fósforos.

A partir do mirante, encaramos uma escorregadia descida de praticamente 100m verticais. Chegando ao fundo do vale, passamos por um rio com água pouco confiável e em seguida cruzamos um trecho praticamente plano com bastante capim de anta.
Findo esse trecho e após uma rápida pausa para descanso, novamente voltamos a subir e chegamos às lajes de pedra que antecedem ao cume, procurando seguir as marcações deixadas durante a reabertura da trilha. Em pouco tempo alcançamos um cume falso, onde havia um pequeno colo nos separando do cume principal. Rapidamente transpomos esse último trecho, chegando ao cume as 13h45.
O cume era realmente diferente de tudo que já havia visto aqui em nossa região. Fomos contemplados por um tempo muito bonito e aproveitamos mais de uma hora no cume lanchando, admirando a paisagem e tirando muitas fotos ao lado do enorme abismo.

Aproximadamente as 15h iniciamos nossa descida, que foi concluída já no escuro mas sem maiores sobressaltos, as 18h30.
Sem sombra de dúvidas, uma linda e exigente caminhada e uma montanha inesquecível. O parque dos Três Picos nunca deixa de surpreender.
Não deixem de visitar!

Fabio Fliess
Fabio Fliess

Published on 06/27/2018 10:57

Performed on 06/18/2017

1 Participant

Letícia Fliess

Views

5500

9
Fabio Fliess
Fabio Fliess 06/28/2018 13:24

Fala Renan. Você não faz idéia da quantidade de montanhas e trilhas disponíveis nesse parque. Só vimos a parte "mais famosa" daquela vez. Sim, o Serginho continua fazendo a cervejinha dele. E quem está mandando muito bem na cerveja é o Zezinho do refúgio onde ficamos. A Pale Ale dele (Cabeça de Dragão) está sensacional. Depois vou dar um jeito de te mandar uma. Abração.

Bruna Fávaro
Bruna Fávaro 06/28/2018 14:43

Nossa! Realmente é um lugar pra voltar. Maravilhoso!

Fabio Fliess
Fabio Fliess 06/28/2018 17:53

Maravilhoso mesmo Bruna! Sempre que posso, exploro um pouquinho desse lugar.

Renan Cavichi
Renan Cavichi 06/29/2018 12:01

Opaaaa aí sim! rsrs Fica melhor ainda o lugar! O Luan Gesteira comentou sobre a cerveja Cabeça do Dragão, disse que está muito boa!

Ana Beatriz Casamasso
Ana Beatriz Casamasso 11/07/2018 23:13

Eu amo essa montanha. Estive aí 3x em 5 meses... é linda demais! Lindas fotos, parabéns!

Fabio Fliess
Fabio Fliess 05/24/2019 16:02

Linda mesmo Ana Beatriz. Estou me planejando para voltar lá em junho ou julho. Obrigado. Abs

Luciano Botelho
Luciano Botelho 09/03/2020 15:51

Esse lugar é o paraíso!

Fabio Fliess
Fabio Fliess 09/03/2020 15:57

Salve Luciano. Verdade! Três Picos é o paraíso na terra!!!!

Fabio Fliess

Fabio Fliess

Petrópolis - RJ

Rox
3694

Montanhista desde que me conheço por gente!!! Sócio e condutor do CEP - Centro Excursionista Petropolitano. Take it easy e bora pras montanhas! Instagram: @fliess

Adventures Map

7 Posts

See More

6765 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruno Negreiros, Fabio Fliess and 405 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Renan Cavichi, Bruno Negreiros and 156 others support the Together page.