/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5f39832c2dd1f/adventure/60ada2692e480/60ada26930da0-2.jpg)
Pedra da Mina, uma trilha que não conseguimos finalizar.
RELATO DETALHADO:
Pedra da Mina ou Pico Pedra da Mina, com seus 2.798 metros de altitude é a quarta montanha mais alta do Brasil localizada na Serra Fina.
Estávamos em 3 pessoas: eu, minha esposa ("Na época era minha namorada") e meu cunhado.
Saímos de SP por volta das 02:30 da madrugada percorremos mais de 280 km até chegarmos a Fazenda Serra Fina onde fomos recepcionados por alguns Doguinhos.
Pagamos uma taxa de estacionamento de R$ 20,00 e logo depois começamos nossa jornada às 07:30.
O começo da trilha é fácil, não tem nenhum desafio em relação as subidas bem íngremes. Depois de andar uns 700m, encontramos o primeiro ponto de água, uma pequena cachoeira.
Depois de passar a cachoeira, seguimos ainda a mata a dentro, onde andamos por 1 km até encontrarmos o segundo ponto de água.
Depois do segundo ponto de água, andamos por mais de 1 km até sairmos da mata fechada e aqui começa os desafios. As subidas começam a ficar mais intensas em uma área totalmente descampada e o sol bem forte.
Com mais de 5 km percorrido e mais de 6 horas na trilha, chegamos no último ponto de água. Aqui paramos para almoçar e relaxar um pouco as pernas, nesse momento estamos totalmente exaustos.
Depois de relaxarmos, seguimos o caminho e aqui começa as subidas mais tensas, e uma delas se chama DEUS ME LIVRE, sim galera, uma das subidas mais tensa da trilha se chama DEUS ME LIVRE, e não leva o nome atoa... rsrsrsrsrs.
Levamos muito tempo para passas o Deus me Livre e outras subidas íngremes no caminho.
Quando percebemos, já era quase 17:00 e estávamos perto do nosso destino mas, as 17:30 o Sol já estava começando a se por e a temperatura despencou.
Nesse momento estávamos no acampamento Base que fica logo abaixo do Pico. Como havia esfriado muito a ponto de não sentimos nossos dedos das mãos, resolvemos montar acampamento aqui na Base e logo de manhã iriamos subir até o Pico. Mas infelizmente ficamos sem água para subir o Pico e voltar.
Então, nossa trilha acabou aqui, no acampamento Base do Pico Pedra da Mina. Ao mesmo tempo estava tão perto e tão longe.
Mesmo assim, conseguimos desfrutar e ter boas lembranças dessa trilha.
Não foi dessa vez que conseguimos mas, teremos outras oportunidades e irei relatar a vocês.
Galera, espero que tenha gostado.
COMENTA AI O QUE ACHOU!
Me sigam no Instagram
ABRAÇOS.
Massa! Tem vezes que não dá mesmo... faz parte da aventura ter de desistir por um motivo ou outro. O lado bom é que essa é a deixa para vcs regressarem e conquistarem o objetivo na próxima! 🤘🏼
Sim Edson. Na época achávamos que tínhamos experiência suficiente para fazer a trilha... e nos enganamos. Hoje estamos com equipamentos melhores e uma vasta experiência. Esse ano vamos tentar novamente, e vamos conseguir. 🤟
Nossa Francisco, gestão de água é tenso mesmo! Pelo relato, ainda assim, ao mesmo tempo que desafiante, foi bem bacana né?! Tentem de novo sim, acho que vai valer muito a pena e vai ter o gosto do desafio pessoal! Porém, fiquem de olho na proibição do acesso à Serra Fina por conta do incêndio do ano passado. Todas as trilhas estão fechadas até 2022, com respaldo nas leis dos munícipios que a Serra Fina abrange.
Oi Danielle. Por mais que seja desafiante é também muito legal. Todo o perrengue que passamos valeu a pena e me fez crescer muito em relação a trilhas. Eu cheguei a acompanhar a noticias sobre o incêndio no ano passado, só não me atentei ao fechamento até 2022. Obrigado por ter me alertado, assim consigo me programar, treinar e investir em mais equipamentos para quando estiver tudo liberado.