Francisco Soares 25/05/2021 22:43
    Pedra da Mina

Pedra da Mina, uma trilha que não conseguimos finalizar.

Trekking Montanhismo Acampamento

RELATO DETALHADO:

Pedra da Mina ou Pico Pedra da Mina, com seus 2.798 metros de altitude é a quarta montanha mais alta do Brasil localizada na Serra Fina.

Estávamos em 3 pessoas: eu, minha esposa ("Na época era minha namorada") e meu cunhado.

Saímos de SP por volta das 02:30 da madrugada percorremos mais de 280 km até chegarmos a Fazenda Serra Fina onde fomos recepcionados por alguns Doguinhos.

Pagamos uma taxa de estacionamento de R$ 20,00 e logo depois começamos nossa jornada às 07:30.

O começo da trilha é fácil, não tem nenhum desafio em relação as subidas bem íngremes. Depois de andar uns 700m, encontramos o primeiro ponto de água, uma pequena cachoeira.

Depois de passar a cachoeira, seguimos ainda a mata a dentro, onde andamos por 1 km até encontrarmos o segundo ponto de água.

Depois do segundo ponto de água, andamos por mais de 1 km até sairmos da mata fechada e aqui começa os desafios. As subidas começam a ficar mais intensas em uma área totalmente descampada e o sol bem forte.

Com mais de 5 km percorrido e mais de 6 horas na trilha, chegamos no último ponto de água. Aqui paramos para almoçar e relaxar um pouco as pernas, nesse momento estamos totalmente exaustos.

Depois de relaxarmos, seguimos o caminho e aqui começa as subidas mais tensas, e uma delas se chama DEUS ME LIVRE, sim galera, uma das subidas mais tensa da trilha se chama DEUS ME LIVRE, e não leva o nome atoa... rsrsrsrsrs.
    Levamos muito tempo para passas o Deus me Livre e outras subidas íngremes no caminho.

Quando percebemos, já era quase 17:00 e estávamos perto do nosso destino mas, as 17:30 o Sol já estava começando a se por e a temperatura despencou.
    Nesse momento estávamos no acampamento Base que fica logo abaixo do Pico. Como havia esfriado muito a ponto de não sentimos nossos dedos das mãos, resolvemos montar acampamento aqui na Base e logo de manhã iriamos subir até o Pico. Mas infelizmente ficamos sem água para subir o Pico e voltar.

Então, nossa trilha acabou aqui, no acampamento Base do Pico Pedra da Mina. Ao mesmo tempo estava tão perto e tão longe.
    Mesmo assim, conseguimos desfrutar e ter boas lembranças dessa trilha.

Não foi dessa vez que conseguimos mas, teremos outras oportunidades e irei relatar a vocês.

Galera, espero que tenha gostado.

COMENTA AI O QUE ACHOU!

Me sigam no Instagram

ABRAÇOS.

Francisco Soares

Publicado em 25/05/2021 22:43

Realizada de 15/06/2017 até 16/06/2017

Edson Maia 26/05/2021 07:58

Massa! Tem vezes que não dá mesmo... faz parte da aventura ter de desistir por um motivo ou outro. O lado bom é que essa é a deixa para vcs regressarem e conquistarem o objetivo na próxima! 🤘🏼

Francisco Soares 26/05/2021 08:03

Sim Edson. Na época achávamos que tínhamos experiência suficiente para fazer a trilha... e nos enganamos. Hoje estamos com equipamentos melhores e uma vasta experiência. Esse ano vamos tentar novamente, e vamos conseguir. 🤟

Danielle Hepner 26/05/2021 11:21

Nossa Francisco, gestão de água é tenso mesmo! Pelo relato, ainda assim, ao mesmo tempo que desafiante, foi bem bacana né?! Tentem de novo sim, acho que vai valer muito a pena e vai ter o gosto do desafio pessoal! Porém, fiquem de olho na proibição do acesso à Serra Fina por conta do incêndio do ano passado. Todas as trilhas estão fechadas até 2022, com respaldo nas leis dos munícipios que a Serra Fina abrange.

Francisco Soares 26/05/2021 13:11

Oi Danielle. Por mais que seja desafiante é também muito legal. Todo o perrengue que passamos valeu a pena e me fez crescer muito em relação a trilhas. Eu cheguei a acompanhar a noticias sobre o incêndio no ano passado, só não me atentei ao fechamento até 2022. Obrigado por ter me alertado, assim consigo me programar, treinar e investir em mais equipamentos para quando estiver tudo liberado.

Francisco Soares

São Paulo - SP

Sou apenas um cara que faz trilha por diversão!

Fabio Fliess, Renan Cavichi e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.