Flávio Gallo 07/03/2016 15:46
    Nadando no Encontro das Águas em Manaus

Um momento meio "insano" com um braço no Rio Negro e outro no Solimões. Inesquecível!

Existem aventuras que realmente ficam marcadas na vida da gente.

Resolvemos passar 2 dias de barco navegando pelos igarapés da região amazônica.

Já sobrevoando Manaus, tirei esta foto imaginando como seria nadar bem ali, depois fiz essa montagem com a localização bem próxima de onde entramos no rio.

Foi irresistível a vontade de dar umas braçadas no encontro das águas.

De um lado o Rio Negro com uma água escura, quente e lenta, dificulta muito a movimentação do corpo, já no Solimões uma temperatura mais baixa e a água corre mais rápido . Em alguns dias, principalmente os mais nublados a diferença das cores dos rios não fica tão evidente quanto vistos de cima, foi o caso do dia em que estivemos lá.

Nessa viagem eu contei com a companhia do meu irmãozão carioca - Piloto, do André e do Capitão Canela que nos conduziu no seu barco.

Todos nós sabemos que nadar em rios trazem alguns potenciais riscos:

• a água escura ou turva não possibilita visibilidade;
    • existem correntezas não visíveis em superfície;
    • galhos que podem prender a pessoa;
    • pedras que podem lesionar alguma parte do corpo - mais seriamente a cabeça -.

No caso da Amazônia, 2 são os principais temores inclusive para os nativos da região:

O Candirú, um peixe minúsculo em forma de enguia que se aloja no corpo humano através das vias urinárias e torna-se parasita extremnamente nocivo, e a Piraíba o maior peixe da bacia amazônica que chega a pesar 320Kg e tem a abertura da boca podendo chegar a 1 metro.

Nadando naquele ponto eu passei alguns minutos como isca pra esse cara aí em baixo:

Eu já estive por um ano no interior da floresta amazônica, trabalhei numa região ao Norte de Manaus, quase nas Guianas Francesas. No interior da mata saíamos com os geólogos e passei muitos dias dentro da mata. Essa emoção se renovou anos depois com esta última ida à Amazônia, desta vez um pouco mais "turístico".

A população ribeirinha, o artesanato, a floresta, os bichos.. !

Eu trouxe de lá mais de 3.000 fotos e dezenas de horas de video, mas reservei algumas aqui para compartilhar com vocês. No meu site no post "Igapó ou Igarapé?" tem um video com um trechincho da navegação.