/abcdn.aventurebox.com/production/uf/591f8c99a7e2d/adventure/5a79e01eb77b5/5a79e01ebb3ba-2.jpg)
Cânion del Colca - Peru
Trekking de 2 ou 3 dias feito no Valle del Colca, em Cabanaconde, uma cidade entre Arequipa e Puno
Há dois circuitos clássicos pelo cânion del Colca, o segundo mais profundo do mundo.
Acabei fazendo o mais simples, que é oferecido pelas agências (acabei indo com uma, estava saindo bem em conta, mas depois me arrependi de não ter feito de forma autônoma, pois você não precisa nem de barraca, pode dormir na casa dos moradores locais ou em hosteis no caminho).
Esse circuito inicia perto da Cruz del Condor, um mirador no topo da uma das partes mais profudas do cânion, desce até San Juan de Chucho e volta para o topo pelo oasis de sangale. O outro roteiro toma dois dias a mais e leva para o norte, até as cataratas de Fure.
O roteiro é vendido pelas agências de Arequipa em dois ou três dias, com o mesmo trajeto. Fiz o de três dias.
Dia 1
Basicamente, é a descida pela parede do cânion de Cabanaconde/Tapay até alguma das hospedagens de Chucho. O clima no cânion é bem árido. Achei a descida um pouco complicada por não haver "degraus", é uma interminável rampa de chão de batido.
Dia 2
Caminhamos por dentro do Valle del Colca, costeando o rio, até o oasis de sangale. Como estávamos no fim da temporada de seca, passamos por um arroio seco e pudemos atravessar por ele. Segundo o guia, em outra época teríamos que subir parte do cânion até uma ponte improvisada, o que adicionaria uma hora a nossa caminhada.
Dia 3
Nesse dia, retorna-se para Cabanaconde. A subida é bem puxada e acorda-se antes do sol nascer. São mais de três horas subindo sem parar. É possível contratar muleiros e fazer o caminho na garupa de um animal. Entra-se na cidade caminhando.
Legal. Ao ler seu relato, quando vc falou da descida complicada me lembrei que anos atrás uma brasileira faleceu quando o burro onde ela ia montada caiu num abismo em Colca. É seguro ir sem agência? Não há perigo de roubo/assalto?
Henrique, existem lugares altos e abertos, tipo com vista para precipício?
- Peter, Podes fazer sem agências e não há risco nenhum de ser assaltado, pois o povo é super simples e pacato e tem muita gente no circuito! Inclusive, o pessoal acaba optando pelo guia por ser mais barato que fazer de forma autônoma. - Paulo, lugares altos há vários, mas abertos mesmo não há nenhum, pois as vistas são todas para dentro do cânion..