/abcdn.aventurebox.com/production/uf/591f8c99a7e2d/adventure/5a4eceeb49f12/5a4ecf5adf99a-2.jpg)
El Chalten - Circuito Fitz Roy/Cerro Torre (3 dias)
Um circuito de três dias, aproveitando os campings grátis do Parque Los Glaciares, um dos mais bonitos da patagônia argentina
Trekking Montanhismo AcampamentoVisitei as duas principais atrações de El Chalten - o cerro Fitz Roy e o Glacial Torre - em forma de circuito, realizando uma travessia de pouco mais de 36km, em três dias. Passei duas noites nos campings gratuitos do Parque Nacional de los Glaciares, que possuem apenas uma estrutura mínima, com banheiro ecológico e espaço delimitado para armar a barraca.
Dia 1 - El Chalten a laguna de los Três
Começando pela trilha que leva até o monte Fitz Roy, esse será o dia mais puxado. Serão 15km de caminhada montanha acima. Saímos pelas oito horas da manhã do nosso hostel, que ficava do lado do início da trilha. A primeira hora lhe levará até a Laguna Capri e ao mirador do monte. Depois, é mais uma hora e meia até o camping Rio Branco.
Na laguna Capri, há um camping e paramos um pouco para descansar. Havia apenas três barracas montadas quando chegamos, pelo meio da manhã.
Os campings do Parque, em El Chalten, são grátis e não é necessário fazer reserva. Também não se paga entrada. As trilhas, por sua vez, são todas auto-guiadas. Muita gente opta por fazer as trilhas ao Fitz Roy e ao Cerro Torre como bate volta. É possível, mas se você não estiver com um bom preparo físico, vai sofrer bastante.
Armamos nossas barracas no camping Rio Branco, que está mais próximo do Ftiz Roy. Armamos nossa barraca e fizemos a difícil subida até a Laguna de los Três. Foi quase uma hora para alcançar o cume por uma trilha bem inclinada, passando por algumas grandes pedras soltas.
2º dia - Até o cerro Torre, pelas laguna Madre y Hija
Saímos do camping passado das 8 horas da manhã e caminhamos devagar. São 9km, mais ou menos, sendo a maior parte em declive pouco acentuado.
Essa parte do circuito é a menos frequentada e até por isso reduzimos o ritmo para aproveitar um contato mais pessoal com a natureza. Somente quem acampa no parque e faz esse circuito que passa por aqui.
A atração são as lagunas Madre y Hija, que podem ser vistas desde o topo da trilha que leva a Laguna de los Três, realizada no dia anterior.
Você sairá da trilha da laguna Madre y Hija a cerca de 4km do camping do Glaciar Torre.
3º dia - Volta para El Chalten
Os últimos 12km de caminhada são os mais tranquilos, por meio dos bosques do vale do Glacial Torre, descendo em direção à cidade. O que pode atrapalhar um pouco o clima, que é bem instável na região.
Para se ter ideia: só vimos o céu limpo quando estávamos a quilômetros do glacial Torre. Quanto mais nos aproximávamos, mais núvens negras acumuluvam no céu, escondendo o topo do cerro. Praticamente não conseguimos ver a montanha!
Irado, Henrique! Está na minha listinha de locais que tenho que passar na minha próxima aventura austral. Abraço!